Você sabe quais plantas são venenosas para cachorros? Existem um número grande de flores, árvores, trepadeiras que compõe os mais belos jardins. No entanto, algumas delas podem ser perigosas para o seu pet.
Muitas plantas possuem venenos na sua composição. Às vezes, eles não fazem efeito algum nos humanos, porém, agem em cachorros e podem prejudicar o seu melhor amigo.
Fique atento às plantas venenosas para cachorros, um simples contato pode levar o seu pet a terríveis consequências. Confira a seguir quais plantas você deve evitar o cultivo no jardim caso tenha animais de estimação.
Plantas Venenosas Para Cachorros: Quais São Elas?
Uma casa cheia de flores e plantas naturais fica sempre mais bonita. Ainda mais quando são bem cuidadas, tratadas e com espaço adequado para seu desenvolvimento.
Além de melhorar a beleza do ambiente, elas dão um toque perfumado com muita energia e vida. São cultivadas em vasos, jardineiras ou mesmo em jardins, diretamente na terra.
No entanto, quando a casa possui animais de estimação, sobretudo cães e gatos, é preciso ficar atento as plantas venenosas. Se cultivar uma, pelo menos deixe-a longe do pet, de preferência em um lugar alto.
Veja a seguir quais são as plantas venenosas que você não pode deixar seu animal de estimação entrar em contato!
Copo de Leite
A Copo de Leite é uma das mais flores que você pode ter na sua casa. Ela é delicada e muito utilizada na decoração de ambientes internos.
Isso facilita o seu cultivo em vasos, de modo que ocupa pouco espaço e não há tantos cuidados específicos. Ela se desenvolve em ambientes com bastante água.
Lembre-se de deixá-la longe do seu pet. Acontece que ela libera duas substâncias tóxicas para cachorros e gatos: o oxalato de cálcio e a saponina.
Tais substâncias agem no organismo do pet e causam irritações e vermelhidão nas mucosas, além de dores intensas e frequentes.
Azalea
A Azalea é uma belíssima flor. Com suas pequenas folhas verdes escuras e suas pétalas avermelhadas, roxas ou rosas, elas chamam a atenção de qualquer pessoa.
Ela é amplamente cultivado em diversas residências, praças e parques do Brasil. Devido a rara beleza, muitas pessoas desejam cultivá-las em casa. E recomendamos muito! Porém, é preciso deixá-lo longe do seu pet.
A planta no seu interior, em seu néctar, possui a Andromedotoxina. Uma substância altamente tóxica para cães e gatos.
Se for cultivar azalea em casa, certifique-se que o seu cachorro não morderá, de preferência, deixe em um local alto ou em um ambiente que ele não vá. A substância pode causar problemas cardíacos e problemas digestivos.
Lírio
O lírio também está na lista das plantas venenosas para cachorros. Isso porque todas as suas partes são tóxicas, desde as pétalas até folhas.
Evite o contato do animal com a flor, pois mesmo que ele não coloque na boca, um simples toque já é capaz de causar irritações, coceira de pele, problemas na visão, na respiração e em algumas determinadas funções renais.
No entanto, não deixe de cultivar o lírio! São ótimas flores para decoração do ambiente. São muito bonitas e atrativos, são utilizadas sobretudo para fins ornamentais.
Antúrio
O Antúrio é uma planta de extrema beleza e amplamente cultivado em residências de todo o Brasil. Ele pode ser facilmente encontrado, basta olhar os jardins das casas. Não à toa, suas flores avermelhadas chamam muita atenção.
Acontece com o Antúrio, o mesmo que ocorre com o Copo de Leite, ele possui um sua composição o oxalato de cálcio. Se entrar em contato direto com o animal, essa substância é capaz de causar salivação, inchaços, diarreias, vômitos e outros graves sintomas.
Bico de Papagaio
O Bico de Papagaio possui folhas grandes e suas flores causam grande impacto visual devido ao vermelho vivo presente em sua composição.
Em outras épocas, o povo Azteca utilizava-a para fazer tintas. Depois, passou a ser utilizada em festas de fim de ano, como Natal e ano novo.
Fato é que a planta pode causar prejuízos até para os seres humanos. Ela possui um caule leitoso, que se entrar em contato com olhos, boca, nariz causa grande irritação e incômodo, tanto nos pets, quanto nos humanos.
Por isso é preciso atenção, nos animais, os efeitos são mais fortes e eles sentem mais, tanto que ficam com náuseas e vômitos.
Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge também uma planta espalhada por diversas residências de todo o Brasil. Ela é utilizada também para fins religiosos, onde significa sobretudo “espantar o mau olhada”.
É uma bela planta, que vive bem tanto em sol pleno, como também em meia sombra. Fato é que ela libera substâncias capazes de causar grande irritação nos humanos e também nos pets.
As substâncias são as saponinas e também os glicosídeos pregnancios. Se ingeridas pelo pet, elas causam dificuldade na respiração e irritação nas mucosas.
Jibóia
A jibóia é uma planta que vive muito bem ambientes aquáticos, ela também gosta de sombra. Por isso é muito cultivada dentro de casa. Ela é uma trepadeira que se adapta com facilidade e fica bem na decoração de diversos ambientes.
Se ingerida por um cão ou gato, ela pode causar irritação nas mucosas e dores frequentes, então deixe-a distante deles, de preferência, em um lugar alto.
Dama Da Noite
Muito conhecida pelo odor que ela libera, a Dama da Noite é uma planta muito peculiar. Ela é bastante utilizada em canteiros, e paisagismo urbano de parques e praças.
As folha da planta são tóxicas e podem causar graves consequências se ingeridas. Além delas, se consumido de modo prematuro, o fruto também é tóxico.
Eles causam náuseas, alucinações, distúrbios e vômitos, por isso evite cultivá-la em lugares que seu pet tem contato.
Outras Plantas Venenosas Para Cachorros
As plantas citadas acima são as mais comuns e espalhadas por residências do Brasil inteiro, mas a lista de plantas venenosas para cachorros e gatos não para por aí, existe uma grande quantidade de plantas que podem prejudicar o seu pet, veja abaixo:
- Mamona;
- Tomate Verde;
- Comigo Ninguém Pode;
- Avenca;
- Coroa de Cristo;
- Espirradeira;
- Costela de Adão;
- Hera;
- Mandioca Brava;
- Samambaia.
Essas foram as dicas de plantas que podem ser prejudiciais para seu pet! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário abaixo!