Os benefícios do óleo de chia são realmente inúmeros. Este é um óleo com origem vegetal a partir das sementes da planta hispânica Chia ou Salvia. Seu conteúdo de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 fornece grandes benefícios para uma boa saúde.
É benéfico para:
- O ótimo funcionamento da saúde cardiovascular;
- O controle do nível de colesterol no sangue;
- Obter efeitos antioxidantes.
Recomenda-se consumir uma colher do óleo de chia antes de cada refeição, sendo seu sabor requintado e delicado. Mas, se você quiser saber muitos mais vantagens de consumo, leia o artigo que segue abaixo até o fim!
Origem e História
As sementes são nativas da América Central, sendo um dos ingredientes fundamentais da comida maia. Sem contar com o milho, feijão e amaranto. Os maias e os povos nativos da América Central ofereceram essas sementes em rituais de adoração aos deuses para agradecê-los pelas colheitas.
Por sua vez, os astecas usavam os benefícios do óleo de chia em várias preparações nutricionais, medicinais e cosméticas. O consumo da semente e do suco gerou uma importante fonte de energia antes de embarcar em uma longa jornada. Servia até mesmo para os guerreiros antes do combate.
Com a conquista da América, o costume de cultivar a planta foi perdido, uma vez que a maioria das plantações indígenas foi queimada por serem consideradas sacrílegas. No entanto, atualmente ainda é cultivada em algumas áreas da América do Sul.
Contribuição Nutricional
Os benefícios do óleo de chia incluem o fato de que ele é bem rico em:
- Ácido graxo ômega 3;
- Vitaminas (especialmente o grupo B);
- Minerais (como cálcio, zinco, ferro, fósforo, magnésio e potássio).
Propriedades Antioxidantes
Possui antioxidantes, que oferecem benefícios protetores contra doenças, como o câncer. Também ajuda a reduzir os efeitos negativos de radicais livres.
Contra Doenças Cardiovasculares
Devido à sua riqueza nos ácidos graxos ômega 3, é ideal quando se trata de prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, ajuda a reduzir o colesterol, a hipertensão e é útil para controlar a diabetes. Sua boa contribuição de substâncias essenciais evita a inflamação dos músculos, veias e artérias do coração, é tão forte quanto elástica, promovendo a circulação sanguínea.
Contra o diabetes, os benefícios do óleo de chia também fornecem fibras solúveis e nutricionais. Isso, especialmente recomendadas para reduzir o nível de glicose no sangue.
Anti-inflamatório
Se você sofre de doenças inflamatórias como artrite reumatóide, síndrome de Crohn e psoríase, você deve consumir este óleo. Comece o dia com uma colher do óleo de chia (25 gramas) com algumas gotas de sumo de limão.
Saúde do Cérebro
Um dos benefícios do óleo de chia se dá devido à sua alta quantidade de antioxidantes e à ação dos ômega 3, 6 e 9. Assim, ele consegue proteger a saúde das membranas celulares e das estruturas cerebrais, lutando contra a deterioração das habilidades cognitivas.
Outros Benefícios Relevantes do Óleo de Chia
Este óleo não contém glúten, portanto, se alguém da sua família tiver esse tipo de intolerância, será uma excelente opção.
Os benefícios do óleo de chia se mostram práticos. Você pode incluí-lo em qualquer um dos seus ensopados, pois isso não altera o sabor. É delicioso em saladas e até no café da manhã, na torrada clássica.
No uso cosmético, ajuda a suavizar as rugas, tonifica a pele e dá elasticidade. O óleo obtido da semente não tem ou produz cheiro de peixe, assim, não precisa de condições especiais de embalagem e armazenamento.
Torne esta uma cultura sustentável e ecológica, transformando a semente em uma matéria-prima ideal. Os benefícios do óleo de chia enriquecem uma grande diversidade de produtos, graças à sua composição química e valor nutricional.
Vantagens do Óleo de Chia Comparativamente com Outras Fontes Similares de Ômega 3
- A porcentagem tem uma concentração mais alta de ômega 3;
- Possui um alto conteúdo de antioxidantes naturais, portanto, não precisa de antioxidantes adicionais para manter sua estabilidade;
- Com origem vegetal, não contém colesterol;
- Um dos benefícios do óleo de chia é ser a fonte vegetal com a maior concentração de ômega 3;
- Possui baixos níveis de gorduras saturadas, ao contrário de outros tipos de óleos vegetais, também fonte de ômega 3.
Chia Como Fonte de Ácidos Graxos
Estudos epidemiológicos demonstram a relação específica entre má nutrição em nutrientes essenciais e o aparecimento de doenças degenerativas. Existe um grupo de ácido graxo poliinsaturado que é chamado de ácido graxo essencial. Este é muito importante para a nutrição humana, mas não pode ser sintetizado no corpo humano e deve ser incorporados a partir da dieta.
Um dos benefícios do óleo de chia para o homem é o ômega 3 (ácido a-linolênico e seus derivados de cadeia longa) e ômega 6, cujo precursor é o ácido linoléico.
As evidências sugerem que o ômega 3 desempenhe um papel importante na membrana celular. A função é proporcionar maior flexibilidade às membranas, permitindo o movimento de proteínas em sua superfície e dentro da bicamada lipídica.
As quantidades necessárias de ômega 3 dependerão do ciclo de vida de cada pessoa. Dependerão também do seu estado fisiológico que pode levar a um aumento nas necessidades.
Estima-se em média que é necessária uma ingestão de 1% da energia total do ômega 3 e 4% da energia total do ômega 6. O problema é que o conteúdo de ácidos graxos em nossa dieta é muito baixo, de modo que seu consumo diário não excede 0,5% da energia total.
De todas as fontes de ômega 3, apenas o linho (Linum usitatissimum L.) e a chia são originários de culturas agrícolas. Ambas são espécies de plantas com a maior concentração de ácido graxo a-linolênico conhecida até o momento.
Essas sementes costumam ser usadas no solo como ingrediente alimentar. As outras duas fontes disponíveis são de origem marinha: algas e óleo de peixe.
Agora que você já sabe quais são os benefícios do óleo de chia, não deixe de incorporá-lo na dieta diária. Use em suas receitas, na pele e em diversas outras situações. Certamente você notará a diferença e as vantagens com pouco tempo de consumo.