Atualmente, abacates são muito populares e fazem parte de milhares de receitas amadas em todo o mundo.
É difícil apontar outra fruta que, além do abacate, tenha se tornado uma verdadeira tendência alimentar nos últimos tempos. Sua polpa é um ingrediente saudável e delicioso que pode ser usado em pastas, saladas, smoothies e molhos.
Além disso, a indústria de cosméticos contribuiu para que a farinha do caroço de abacate se tornasse uma matéria-prima popular para a produção de cremes e loções com diferentes funcionalidades. Cada abacate tem um único caroço grande que normalmente é descartado, mas alguns afirmam que ele traz benefícios à saúde e deve ser consumido.
Farinha do Caroço de Abacate: Características
As informações sobre sua composição são limitadas, mas certamente o caroço contém uma variedade de ácidos graxos, fibras alimentares, carboidratos e uma pequena quantidade de proteína. Ele também é considerado uma rica fonte de fitoquímicos, incluindo substâncias que as plantas produzem para se protegerem.
O caroço de abacate é envolto em uma casca e corresponde a 13-18% do tamanho total da fruta. Enquanto alguns dos fitoquímicos de um caroço de abacate podem ter potencial antioxidante, outros podem não oferecer nenhum benefício à saúde. Os carboidratos de uma semente de abacate consistem principalmente de amido.
Farinha do Caroço de Abacate: Benefícios
Os caroços são considerados subutilizados e pesquisas sugerem que eles podem apresentar benefícios à saúde. Abaixo estão algumas maneiras de como o caroço de abacate pode ser benéfico:
- Colesterol: Pesquisas conduzidas em ratos demonstraram que a farinha do caroço de abacate reduz o colesterol total e o colesterol LDL;
- Diabetes: Em ratos diabéticos, a farinha reduziu os níveis de açúcar no sangue. Um estudo conduzido em animais demonstrou que a farinha poderia ser tão eficaz quanto um medicamento utilizado para o mesmo fim;
- Pressão arterial: Estudos conduzidos em animais sugerem que os extratos do caroço de abacate podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, atuando assim na redução da pressão arterial;
- Antioxidante: Estudos em tubo de ensaio com extratos do caroço do abacate mostraram que o caroço pode ter fortes propriedades antioxidantes;
- Antisséptico: Um estudo em tubo de ensaio concluiu que as propriedades do caroço de abacate interromperam o crescimento da Clostridium sporogenes, uma bactéria formadora de esporos;
- Antifúngicos: Estudos em tubos de ensaio também concluíram que as propriedades do caroço de abacate inibiram o crescimento de fungos, em particular do fungo Candida albicans, comum causador de infecções orais e vaginais.
Embora essas descobertas sejam promissoras, elas são baseadas em estudos conduzidos em tubos de ensaio e em animais. Pesquisas mais profundas conduzidas em seres humanos são necessárias para formular conclusões e respostas definitivas, garantindo ou não a segurança e os benefícios do consumo do caroço de abacate.
Além disso, a maioria dos estudos utilizou principalmente extratos processados do caroço de abacate e não o caroço inteiro em sua forma natural.
Farinha do Caroço de Abacate: Riscos
Acredita-se que alguns compostos vegetais dos caroços de abacate, como inibidores de tripsina e glicosídeos cianogênicos, possam ser prejudiciais. Porém, os testes de segurança estão nos estágios iniciais e são limitados a estudos conduzidos em animais.
Uma pesquisa realizada na Nigéria deu a ratos doses muito altas de extrato do caroço de abacate por 28 dias e não observou efeitos prejudiciais. Além disso, com base no consumo da população local, foi estimado que a ingestão diária máxima é de 3 mg/kg de farinha do caroço de abacate no caso de adultos.
Outro estudo conduzido em ratos concluiu que o consumo do extrato do caroço de abacate não produziu efeitos colaterais quando limitado a até 500 mg/kg de por dia. No entanto, os ratos que ingeriram uma quantidade superior morreram em 24 horas.
Persin é um composto solúvel em óleo encontrado nas folhas e na casca do abacateiro, bem como nos caroços. Esse composto atua como um fungicida natural. Embora a quantidade de persin em um caroço de abacate não seja suficiente para prejudicar um ser humano, o contato com partes de um abacateiro e com caroços de abacate pode ser prejudicial a animais.
Cães e gatos podem sentir efeitos colaterais ao ingerir o caroço ou a polpa do abacate. Como os caroços são muito fibrosos, há o risco de causarem algum tipo de obstrução gástrica. Além disso, o caroço é considerado tóxico para aves, cavalos, coelhos, cabras e o gado.
Ele também pode causar problemas para pessoas alérgicas ao látex. Caso haja algum tipo de intolerância a bananas e pêssegos, é melhor evitar consumir o caroço de abacate. Os caroços também contém altos níveis de taninos, inibidores de tripsina e polifenóis que reduzem a capacidade de absorver certas vitaminas e minerais.
As pesquisas sobre os efeitos do consumo do caroço de abacate são escassas. O que se sabe é que ele pode ser prejudicial a animais caso sejam consumidas doses muito altas, mas os benefícios e riscos do consumo para seres humanos ainda não são amplamente conhecidos. Embora existam compostos saudáveis no caroço de abacate, é preciso haver mais pesquisas para determinar se os benefícios superam os riscos.
Farinha Do Caroço De Abacate: Como Utilizar
O caroço de abacate é muito duro e precisa passar por algum tipo de preparação antes de ser comido. Primeiro, ele precisa ser secado no forno em alta temperatura por algumas horas. É recomendado deixar o caroço no forno por duas horas a 121 ° C.
Depois que o caroço é desidratado, ele pode ser picado em pedaços pequenos e colocado no liquidificador ou processador de alimentos até virar pó. Esse pó, ou farinha, pode ser adicionado a diversas receitas e pratos. No entanto, o caroço seco tem suas propriedades antioxidantes reduzidas, portanto os benefícios podem acabar não sendo como o esperado. Além disso, o gosto do caroço é amargo e lembra nozes.
Se quiser adicionar a farinha do caroço de abacate às suas receitas, certifique-se de equilibrar o sabor com ingredientes doces, como banana ou morango. Se decidir experimentar, talvez seja melhor comê-la ocasionalmente para reduzir as chances de sofrer efeitos colaterais.
Devido ao seu teor de óleo relativamente alto, o caroço de abacate deve ser processado e consumido fresco. Além disso, como possui uma consistência suave, pode ser consumido como uma farinha com grãos finos. Uma curiosidade é que a cor laranja da farinha a destaca da maioria dos extratos de caroços e sementes, servindo como um corante natural e podendo assim substituir pigmentos artificiais em várias receitas.