100% vegetal, rica em proteínas e pobre em colesterol, a soja pode ser um novo alimento saudável. Um sucesso justificado por suas muitas virtudes nutricionais.
Quais as Vitaminas da Carne de Soja?
A soja é uma planta da família das leguminosas, como ervilhas ou feijões secos. Sua semente é particularmente concentrada em proteínas, cerca de 40%, cuja composição é semelhante a proteínas de carne e produtos lácteos. É por isso que os derivados da soja são amplamente consumidos por vegetarianos.
Tenha cuidado porque a soja não tem o mesmo teor de ferro que a carne. Mas dentro de uma dieta variada e equilibrada, representa uma alternativa vegetal de qualidade. Especialmente porque geralmente comemos muita proteína animal em comparação com proteínas vegetais (como soja): proporção de 70/30 contra 50/50 recomendada.
As gorduras de soja, principalmente insaturadas, fornecem ácidos graxos essenciais, isto é, aqueles que nosso corpo não sabe como fazer. Estes estão particularmente envolvidos na estrutura das células nervosas. Além disso, a soja não contém colesterol.
Melhor ainda, seria provável que os níveis de colesterol fossem muito altos, graças a esses diferentes constituintes: gorduras insaturadas, fibras e provavelmente suas proteínas, cujo modo de ação ainda não foi especificado. Para aproveitar essas vantagens, simplesmente tempere saladas e vegetais crus com óleo de soja (use apenas na forma crua).
A soja também contém moléculas específicas chamadas isoflavonas ou fitoestrógenos. Estas substâncias têm uma estrutura semelhante aos estrogênios humanos e têm uma ligeira atividade hormonal. Graças a essa especificidade, elas são particularmente úteis para mulheres na menopausa: elas têm menos efeitos colaterais do que hormônios naturais ou sintéticos e limitam a desmineralização óssea.
Além disso, as isoflavonas teriam um papel importante na luta contra o processo de câncer, limitando a divisão celular. Assim, de acordo com alguns estudos em andamento, o risco de câncer de mama seria 5 a 8 vezes menor em mulheres grandes consumidoras de soja, do que nas populações femininas que não o fazem.
E os Benefícios do Leite de Soja?
Leites de plantas representam uma alternativa aos leites de origem animal. Leite de soja, aveia, arroz, avelã, cevada, amêndoa … Quais são as suas diferentes qualidades nutricionais? Quais escolher para quais necessidades? Cada leite vegetal tem diferentes propriedades e qualidades que devem ser conhecidas para fazer a escolha certa do consumo.
Para começar, você deve saber que o nome do leite vegetal é enganoso. Na verdade, esses “leites” não são bebidas lácteas, mas misturas de água e cereais. Em suma, seria mais correto falar de bebidas vegetais em vez de leite. Na verdade, leites de plantas podem ser feitos a partir de cereais (aveia, arroz, trigo) de sementes oleaginosas (amêndoas, avelãs, nozes) ou leguminosas (soja, amendoim).
Eles são livres de colesterol, lactose e caseína, ricos em vitaminas (A, B, C e E), sais minerais (cálcio, potássio, magnésio, fósforo) e cheio de bons ácidos gordos (lípidos insaturados). Eles são, portanto, interessantes para aqueles que são alérgicos ou intolerantes ao leite de vaca e àqueles que têm colesterol.
Cada uma destas bebidas vegetais têm propriedades nutricionais diferentes. O leite de soja, o mais conhecido, é o leite vegetal mais rico em cálcio e proteína. Na verdade, leite de soja pode ser usado em vez de leite de vaca em todos os pratos. É também o único que pode ser usado para fazer iogurtes.
Para fazer 2 litros de leite de soja, compre 250 gramas de soja amarela descascada. Mergulhe-os o dia todo, enxaguando-os várias vezes. Misture-os com meio litro de água, depois cozinhe a mistura com um litro e meio de água adicional, por 30 minutos, a 21°C. Filtre o resultado. É bom saber: você pode manter a filtragem de resíduos e colocá-los em bolos e biscoitos. Mantenha seu leite vegetal fresco, em um jarro hermético. O prazo de validade é o mesmo que o de um pacote de leite aberto.
Soja: um Remédio para Engolir
Devemos comer soja em todas as refeições para manter a forma? Esta planta goza de uma reputação incomparável de alimentos saudáveis. Mas essas qualidades são usurpadas? Muitos cientistas analisaram as supostas virtudes da soja para o corpo. E suas conclusões são muitas vezes positivas.
Certamente, as virtudes das frutas e verduras não devem mais ser demonstradas na luta contra o colesterol. Basta ver todas as margarinas que, usando gorduras vegetais, alegam combater o colesterol ruim. Um estudo recente afirma que pessoas com colesterol alto podem reduzir o colesterol ruim em um terço com uma dieta vegetariana que contém muita soja e fibras. Segundo o autor, as plantas usadas seriam tão eficazes quanto as estatinas, drogas comumente usadas para tratar a hipercolesterolemia.
Vários estudos parecem ter demonstrado os efeitos benéficos da soja em alguns tumores tipicamente femininos. Assim, o consumo dessa planta tem sido associado a um menor risco de câncer de mama (até 60% a menos em grandes consumidores). Outro estudo enfatizou a importância dos fitoestrógenos, ou seja, hormônios vegetais, na prevenção de cânceres uterinos. A soja é um dos alimentos mais ricos em isoflavonas, que são fitoestrógenos. A soja também possui propriedades reconhecidas na prevenção do câncer de próstata.
Embora as terapias de reposição hormonal estejam cada vez mais sugeridas (elas podem aumentar o risco de cânceres dependentes de hormônios: mama, ovários), é tentador encontrar uma cura natural para superar essa etapa, na melhor das hipóteses. A soja tem sido proposta há muito tempo para reduzir as ondas de calor, perda óssea, problemas de memória e outros distúrbios da menopausa. Mas esses chamados benefícios continuam sendo assunto de controvérsia acalorada.
A soja também poderia ajudar a perder peso! Isso é mostrado em um estudo para tratar a obesidade. Pessoas com uma dieta baixa em calorias de soja haviam perdido 4 quilos a mais do que aqueles em uma dieta convencional. Além disso, eles diminuíram seus níveis de colesterol ruim. Segundo alguns cientistas, a soja também tem uma ação preventiva no surgimento da obesidade, assim como outros transtornos (hipertensão, resistência à insulina).
Como todos os alimentos, a soja tem muitos benefícios com algumas restrições. Mas o consumo equilibrado e regado de conhecimento contribuirá para sua manutenção de saúde vigorosa!