Flores lindas e perfumadas na primavera, seguidas de frutas doces e deliciosas no verão são apenas duas das alegrias de cultivar um pessegueiro. Porém toda essa alegria pode acabar se acontecer de seu pessegueiro adoecer com uma das suas mais comuns doenças e pragas.
Para os pessegueiros mais saudáveis, o modo adequado de cultivo é às horas médias de frio do inverno. Todas as variedades de pêssegos requerem temperaturas sustentadas do inverno para estimular a floração e a produção de frutos na primavera. Enquanto a maioria precisa de 500 ou mais horas de frio, há algumas variedades que se dão bem com apenas 100 horas de frio.
Todavia, não importa o quão bem você se preocupe com a sua árvore, você precisará estar atento às muitas doenças e pestes que afetam essas plantas. Aqui estão alguns dos problemas mais comuns de pêssego que você pode enfrentar:
Onda de Folha de Pessegueiro
Provavelmente, o fungo de pessegueiro mais comum é o taphrina deformans, que causa ondulação de folhas de pessegueiro, por vezes referido simplesmente como enrolamento de folhas. Esta doença frustrante dificulta o crescimento da árvore e dificulta severamente a produção de frutas. É difícil não perceber os sinais dessa infecção fúngica, que também ataca as nectarinas. O novo crescimento na primavera torna-se vermelho, com as folhas ficando espessas e enrugadas.
Conforme a doença progride, a folhagem fica amarela ou cinza e, eventualmente, cai da árvore. Embora o crescimento saudável frequentemente substitua as folhas caídas doentes, a energia que a árvore usa para produzir o segundo conjunto de folhagens tende a reduzir a quantidade de frutas para a estação.
O tratamento de cachos de folhas de pessegueiro mais eficaz é pulverizar proativamente os pessegueiros com um fungicida depois de a árvore deixar cair as suas folhas no Outono e ficar inativa. Dependendo de onde você mora, isso pode acontecer em novembro ou até janeiro. Você precisará repetir o tratamento anualmente para evitar a recorrência da infecção.
Você também pode reduzir bastante as chances de suas árvores se tornarem infectadas com cachos de folhas, escolhendo inicialmente as variedades que são resistentes ao fungo da árvore de pessegueiro. A remoção de quaisquer folhas infectadas assim que você as detectar também ajuda a reduzir a disseminação desse fungo comum e persistente, mas geralmente ele retornará na primavera seguinte, especialmente se as condições permanecerem úmidas e frescas. Saiba mais sobre ondulação de folhas em árvores frutíferas.
Outras Doenças Fúngicas da Árvore do Pêssego
O fungo da árvore do pessegueiro não se limita à ondulação da folha. Duas outras doenças comuns do pêssego fungoso são:
- Sarna de pêssego, causada por cladosporium carpophilu. Esta doença fúngica, que prospera em climas quentes e úmidos, faz com que a fruta se quebre e apodreça.
- A podridão parda, que é uma infecção de monilinia fructicola, transforma pêssegos de saborosos frutos em “múmias” secas e murchas, agarradas à árvore.
Você pode retardar a propagação de ambas as condições, removendo folhagens doentes, frutas e galhos ao primeiro sinal de infecção, bem como pulverizar os pessegueiros com fungicida uma ou duas vezes durante a estação de crescimento.
Ciclo de Vida de uma Broca de Pessegueiro
Embora existam outras pragas de pessegueiros, incluindo cigarrinhas, escamas brancas de pêssego, ácaros e pulgões, nenhuma delas é um problema tão grande quanto a broca da árvore de pessegueiro. Esse inseto problemático (seu nome científico é synanthedon exitiosa) não só gosta de pêssegos, no entanto. Também infesta outras frutas de caroço, incluindo ameixas, cerejas, damascos e nectarinas .
Não é a broca adulta do pessegueiro, que se assemelha a uma vespa, que causa problemas. São as larvas branco-creme que causam estragos em seu pomar de quintal. Após o acasalamento no meio do verão, a broca da árvore do pessegueiro põe seus ovos vermelhos na casca da árvore. Os ovos eclodem dentro de uma semana ou duas, e as larvas penetram no coração do pessegueiro, fazendo uso de qualquer rachadura existente no casco e geralmente ficando perto da linha do solo.
As larvas famintas continuam a se alimentar dentro da árvore até o inverno, que passam no subsolo nas raízes da árvore. No retorno do tempo quente, as larvas em desenvolvimento se alimentam ainda mais vorazmente, causando mais danos antes de se transformarem em sua forma de pupa no início do verão. As pragas das árvores de pêssego emergem como adultos cerca de um mês depois, iniciando todo o ciclo novamente.
Sinais de Infestação por Broca de Pessegueiro
Um dos primeiros sinais de uma infestação da broca do pessegueiro é uma massa avermelhada, grumosa e pegajosa ao redor da base do tronco do pessegueiro. Esta substância confusa é uma mistura de seiva, serragem e frass, que é excrementos de insetos. Você também pode detectar pequenos orifícios no tronco da árvore inferior, exsudando a seiva transparente.
À medida que os insetos continuam a danificar os tecidos vivos sob a casca da árvore, torna-se cada vez mais difícil para a água e os nutrientes viajarem das raízes da árvore para as folhas. Eventualmente, uma árvore altamente infestada murcha, perde folhas ou até mesmo morre. Previsivelmente, a produção de frutas é bastante reduzida nesses pessegueiros.
Tratamento de Broca de Pessegueiro
O tratamento de broca de árvore de pêssego mais eficaz é o spray inseticida aplicado para matar larvas antes que elas penetrem na casca da árvore. Isso significa que você precisará pulverizar a parte inferior de seus pessegueiros até a primeira semana de julho e, geralmente, mais uma vez no início de agosto. Pulverize árvores altamente infestadas pela terceira vez no final de agosto.
Inseticidas com permetrina ou carbaril como ingrediente ativo geralmente funcionam muito bem para matar as larvas da broca do pessegueiro e têm boa ação residual para continuar matando as pragas à medida que elas eclodem. Ao pulverizar pessegueiros para essas pragas de insetos, molhe a parte inferior do tronco até que o pesticida desça até o chão. Isso força as larvas a rastejar pelo inseticida enquanto mastigam a casca.
Conhecer os sinais e tratamentos para as doenças comuns das árvores de pessegueiro irá ajudá-lo a manter o seu pomar de quintal a crescer saudável e forte.