Nós tendemos a esquecer a importância das plantas e geralmente as tomamos como garantidas. Existem várias razões pelas quais as plantas são valiosas e importantes. Todos os dias, encontramos plantas, seja em parques, nos outbacks selvagens da natureza ou no simples prazer de ver plantas dentro e fora de nossas casas.
Você pode pensar que não há muito o que se preocupar em relação as plantas e árvores que estão ao nosso redor todos os dias, mas elas são vitais para a vida e nossa sobrevivência a longo prazo. As plantas são um recurso essencial – confiamos nelas para comida, água, remédios, ar que respiramos, habitat, clima e muito mais.
Proporciona Habitat Ideal
As plantas são incrivelmente importantes para fornecer habitats para um grande número de espécies diferentes. Um bom exemplo disso é o carvalho-roble inglês (Quercus robur)
Esta espécie suporta mais vida do que qualquer outra árvore nativa. O carvalho fornece habitat para centenas de insetos e alimento para pássaros e mamíferos, como veados e texugos. Ele suporta fungos, líquenes e até morcegos. As espécies de morcegos pousam em buracos de pica-pau velhos ou sob casca solta e depois se alimentam dos insetos no dossel das árvores.
A vida selvagem nativa depende de plantas nativas e espécies de árvores como o carvalho inglês – sem elas elas não seriam capazes de se sustentar. Os seres vivos precisam de plantas para viver – eles os comem e vivem neles.
Quando as florestas são cortadas ou queimadas, as enormes quantidades de carbono que foram armazenadas nos tecidos das plantas e no solo são liberadas na atmosfera. É por isso que é tão importante proteger esses habitats, especialmente florestas primárias antigas contendo espécies nativas que tiveram pouca perturbação humana no passado.
Os pássaros pegam palha, folhas, cascas, junto com penas, cabelos e outros itens para fazer um ninho confortável em uma árvore, arbusto ou até grama alta. Nossos ancestrais usavam telhados de palha feitos de grama ou folha de palmeira e madeira para proteger suas casas.
Melhorar a Qualidade do Ar
As árvores são altas em seu habitat e agem como os pulmões dinâmicos da terra, alimentando a vida em todos os lugares.
Uma variedade de poluentes químicos pode causar problemas à saúde em ambientes industriais e urbanos. Tem sido cada vez mais demonstrado que a presença de espaços verdes nessas áreas pode ser vital para atuar como um coletor desses poluentes, melhorando, portanto, a qualidade do ar.
Qualquer espaço verde tem a capacidade de reduzir a poluição do ar. A floresta plantada nas áreas certas, perto de ambientes urbanos e industriais, seria particularmente eficaz devido ao aumento da área de superfície capaz de absorver os poluentes.As plantas são realmente importantes para o planeta e para todos os seres vivos.
Manter as Boas Condições do Solo
Plantas e árvores são incrivelmente importantes para manter as boas condições do solo. Suas raízes e os microorganismos que vivem em torno de suas raízes mantêm o solo unido, reduzindo a probabilidade de erosão do solo. Quando as folhas caem das árvores e quando as plantas morrem, elas se decompõem, fertilizando o solo e permitindo que outras plantas cresçam e prosperem.
Controla o Efeito Estufa
O dióxido de carbono (CO 2 ) é um dos principais gases de efeito estufa que contribui para as mudanças climáticas. As plantas absorvem CO 2 e liberam oxigênio através do processo de fotossíntese. Esse CO 2 é usado como base para novos tecidos, como tronco, galhos, folhas e raízes, agindo como reserva de carbono.
Fonte de Alimentos
O sol é fornecedor de toda a energia. Comemos plantas para coletar a energia armazenada em suas células. E nós estamos aqui porque nossos ancestrais procuravam plantas em busca de alimento. Eles aprenderam as formas da agricultura para facilitar e cultivaram plantas que produziam produtos como trigo e milho para comer. Aproximadamente 7.000 espécies diferentes de plantas foram cultivadas e usadas como alimento para as pessoas.
Embora os humanos possam viver com o consumo de produtos de origem animal, eles estão a um passo das plantas, já que vacas, porcos, ovelhas, galinhas, coelhos e outros animais comem plantas para viver.
Fonte de Energia
O ar que respiramos consiste principalmente em 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio. Mas é o oxigênio que é vital para nossas células produzirem energia, energia que se originou com o sol. Quando o sol brilha, as plantas absorvem a luz do sol para produzir energia e acabam liberando oxigênio no ar como subproduto de seu metabolismo. Por sua vez, inalamos o oxigênio para nossa sobrevivência e expiramos os dióxido de carbono que as plantas necessitam. Respire fundo e beba o ar carregado de oxigênio e perceba que é por causa das plantas que estamos vivos.
Reciclagem da Água
As plantas também ajudam a limpar a água. Onde há água, há vida. As plantas regulam o ciclo da água, distribuindo e purificando o suprimento de água do planeta. Através do ato de transpiração, as plantas movem a água do solo pelas raízes e saem para a atmosfera. A umidade se acumula nas nuvens e, eventualmente, as gotas de água são devolvidas novamente como chuva para revitalizar a vida na Terra.
Matéria Prima de Medicamentos
Muitos dos medicamentos sujeitos a receita médica vêm de extratos de plantas ou compostos de plantas sintetizados. A aspirina vem da casca do salgueiro (Salix). As folhas de hortelã (Mentha)têm mentha, usada em pastilhas para a garganta, cremes musculares e remédios nasais. O ingrediente do medicamento para a malária, o quinino, é proveniente do limoeiro (Citrus x limon).
Cerca de 65% a 80% da população mundial usa a medicina holística à base de plantas como sua principal forma de assistência médica.Mais de 100.000 compostos naturais vêm de plantas, e a maioria deles ainda não foi explorada.
O cânhamo industrial (Cannabis ruderalis) foi uma das primeiras plantas a ser transformada em fibra utilizável 10.000 anos atrás. As plantas em toda a sua diversidade mantêm o ciclo da vida em movimento.
Proporciona Bem Estar
A sociedade está aprendendo o valor de incorporar a natureza ou a biofilia em ambientes criados pelo homem, dentro e fora da saúde psicológica e física. As plantas promovem a saúde, a felicidade, a atenção plena e a produtividade quando tecidas no interior de edifícios e nas comunidades. A inclusão de plantas vivas dentro de uma casa ou empresa revitaliza o ar, a umidade e reduz os níveis de estresse para melhorar o bem-estar.
As plantas constituem a espinha dorsal da paisagem diversificada da Terra, que fornece centenas de habitats únicos necessários para a vida. As flores dançam nos campos, enquanto as ervas em uma colina balançam ao vento.