Como já dissemos em outro texto aqui no site, a pomada da calêndula é um ótimo produto natural, que serve para diversas finalidades, e que pode ser usadas por praticamente todas as pessoas, de todas as idades, praticamente sem contraindicações. Porém, e pra certas enfermidades, será que essa pomada também serve, como para combater a candidíase, por exemplo? Se não, qual será o melhor remédio natural contra ela, então? Vamos saber a seguir.
Antes de qualquer coisa, é bom salientar o seguinte: existem cerca de 20 espécies do gênero Calendula na natureza, porém, apenas a espécie C. officinalis é realmente usada com finalidades terapêuticas e alimentícias. Também conhecida como bonina, flor-de-todos-os-males e margarida dourada, essa flore tem algumas propriedades medicinais muito interessantes, dentre elas, adstringente, analgésica, anti-inflamatória, antifúngica, calmante e cicatrizante.
Por sinal, mesmo que a planta tenha um aspecto bem ensolarado (parecendo, sob certo aspecto, um girassol), ela não é um vegetal de natureza quente, e sim, fria. Não é à toa, portanto, que os produtos oriundos dela (as pomadas, principalmente), são bastante recomendados para o tratamento de problemas que exigem o esfriamento da superfície da pele ou do músculo, contusões, queimaduras, etc.
Em outras ocasiões, a calêndula é muito utilizada na ginecologia natural, seja na forma de banhos de assento, seja na forma de chás, vaporizações, e nas próprias pomadas. Como suas flores são muitos boas como excitantes e antiespasmódicas, os produtos dessa flor são muito usados em casos específicos, como rachaduras nos seios, varizes, HPV, e por aí vai. E, nesse conjunto de indicações, produtos como a pomada da calêndula servem também para o tratamento da candidíase.
O que é a Candidíase, Por Sinal?
Sendo chamada também de monilíase vaginal, a candidíase nada mais é do que uma infecção que é causada por um fungo de nome Candida albicans, ou simplesmente Monília. Essa enfermidade causa um corrimento espesso, grumoso e esbranquiçado, o que acaba, invariavelmente, vindo acompanhado de uma irritação bem característica no local.
Bom frisar que, para a maioria dos especialistas, esta raramente é uma doença sexualmente transmissível de fato, visto que estudos comprovaram que esse fungo já se encontra na flora vaginal. É somente por causa de um desequilíbrio dessa flora (ocasionado por uma imunidade baixa), que a doença se manifesta.
Ou seja, quando a resistência do organismo da mulher está com baixos índices de defesa, o fungo tende a se multiplicar, e fica mais comum a candidíase aparecer. Outros fatores continuem para o surgimento dessa micose, como, por exemplo, o uso de antibióticos, problemas com diabetes, uso de anticoncepcionais e até mesmo duchas vaginais em excesso.
Pra se ter uma ideia, cerca de 25% do corrimento vaginal é oriundo da candidíase, e se estima que, pelo menos, 75% das mulheres terá esse tipo de infecção, pelo menos, uma vez na vida.
Como o Uso de Produtos de Calêndula Pode Ajudar Contra a Candidíase?
Uma das propriedades da calêndula é justamente o de ser antifúngica, e como a candidíase nada mais é do que uma manifestação mais forte de um certo tipo de fungo, produtos à base dessa erva, como pomadas, são bastante eficazes.
No caso da pomada, o mais indicado é usar uma fina camada somente na área afetada, pelo menos, umas 2 vezes ao dia, sempre tomando cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos. Claro, é bom avisar que o uso da pomada e demais produtos da calêndula são usados para aliviar os sintomas, porém, um médico sempre deverá ser procurado, especialmente, quase se trata de enfermidades como a candidíase.
Além da pomada em si, você também pode fazer um cataplasma com a erva, que o resultado também irá ser bem aliviante. Nesse caso, é preciso amassar folhas e flores da calêndula em um pano que esteja devidamente limpo (como uma gaze, por exemplo), e aplicar na área afetada, deixando atuar por cerca de 30 minutos. Lembrando que esse cataplasma também é bastante útil contra ferimentos e acnes em geral.
Além disso, você também pode misturar em um copo de água 10 gotas de própolis sem álcool, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, e mais 10 gotas de tintura da planta. Depois, com o auxílio de uma seringa sem agulha, basta injeta esse líquido na área, e com o restante da mistura lavar a parte vaginal externa.
Outras Formas de Tratamento da Candidíase
Quando se identifica a presença dessa enfermidade, a primeira coisa a se fazer a cancelar, mesmo que temporariamente, o consumo de açúcares, pois estes são alguns dos alimentos preferidos dos fungos. Em relação a isso, inclusive, outros alimentos precisam ser evitados, como, por exemplo, aqueles que levam levedura de cerveja, molho de soja, cogumelos, café e, em especial, produtos lácteos.
Para fortalecer a flora intestinal, um dos produtos mais recomendados são os chamados probióticos, pois eles não somente previnem, como também impedem a proliferação dos fungos. Além disso, por sere um produto natural, é um tratamento caseiro ideal.
Óleos essenciais de orégano impedem a propagação do fungo devido à presença de carvacrol, e óleos da árvores do chá impedem qualquer infecção de tomar conta do organismo. No primeiro caso, você deve usar o óleo sobre a infecção até ver resultados positivos, enquanto que na segunda opção, o mais recomendável é fazer uma lavagem na área em questão com 1 copo de água, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e algumas gotas desse óleo.
É preciso também levar em consideração que uma alimentação saudável combate a candidíase de maneira bem eficaz. Pra isso, ela tem que ser à base de probióticos, alho, açafrão, legumes e muitos vegetais que sejam frescos. Fazendo uso frequente desses alimentos nas suas refeições diárias, dá pra fortalecer o sistema imunológico, e evitar o aparecimento de enfermidades de vários tipos, seja a candidíase, sejam outras que atacam o organismo enquanto este está com uma imunidade muito baixa.
Esperamos que essas dicas sejam úteis de alguma forma, e se lembre: a pomada de calêndula é excelente para uma série de coisas, porém, nunca deixei de procurar orientação médica para qualquer problema de saúde que surgir.