O barbatimão é uma planta que faz muito bem para a saúde do corpo humano, sendo útil de diversas formas e para inúmeros fins. Seja para o consumo direto a partir do chá que é feito da casca do barbatimão ou usando o caule ou as folhas da planta, sendo essas duas últimas maneiras para outros problemas, o certo é que o barbatimão é um grande remédio natural oferecido pelo meio-ambiente para todos nós.
Entre ajuda no emagrecimento, ação antioxidante, ação contra doenças sexualmente transmissíveis e muitos outros usos, o barbatimão é usado por muitas pessoas para curar e tratar de problemas.
Mesmo quem acha que nunca usou a planta para isso, provavelmente já ingeriu remédios que têm como base o barbatimão.
O Uso do Barbatimão
Os indígenas sempre usaram o barbatimão para curar muitas doenças e maus que acometem a saúde, sempre usando de rituais sagrados para fazer a aplicação do barbatimão.
Assim, os índios nativos da região Centro-Oeste sempre usaram o barbatimão para tratar de centenas de doenças, dando o nome de yba-timo para a planta, que em português significa “árvore que aperta”. Esse nome faz referência às propriedades adstringentes do barbatimão.
Além disso, pela natureza anti-inflamatória, o barbatimão também é bastante usado desde a ocupação indígena para cuidar de feridas de guerra abertas e acelerar o processo de cura.
Ademais, os índios sempre trataram o barbatimão de uma forma toda especial, cultuando a planta em alguns casos quase como uma divindade.
Os nomes variam muito em razão das diferentes regiões do Brasil, mas é possível encontrar lugares onde o barbatimão é também chamado de barbatimão-verdadeiro, casca-da-mocidade, ubatima ou barba-de-timan. O certo é que, independente do nome dado, o barbatimão possui características muito positivas no combate a problemas de saúde de pode ser usado para diversos fins.
Já na ciência, o barbatimão recebe o nome científico de Stryphnodendron adstringens, pertencendo à família Fabaceae. Dessa forma, o barbatimão naturalmente não é chamado assim pelas pessoas em geral, que conhecem a planta por outros nomes, sendo alguns bastante diferentes.
Uma dessas propriedades do barbatimão, sendo na verdade uma das mais famosas, é o fator antioxidante da planta.
Essa ação do barbatimão impede que a pele se desgaste com o tempo e desacelera o processo de oxidação que acontece no corpo humano, mantendo a pessoa com aparência mais jovem.
Em outros casos, o efeito antioxidante ainda promove a cura mais veloz de feridas abertas e evita que novas feridas sejam abertas com facilitando no corpo humano, fortificando toda a camada da pele. Isso acontece em razão da presença da substância flavonoide no barbatimão, que ajudam diretamente a proteger as células contra o desgaste causado pela oxidação.
Ademais, a presença de taninos também age de maneira muito forte contra a oxidação, sendo tão importante quanto a flavonoide nesse sentido. Os taninos representam cerca de 30% do barbatimão e ainda são muito bons para o sistema imunológico, que permanece fortificado com a ingestão frequente do barbatimão.
Chá de Barbatimão
O chá do barbatimão é feito a partir da casca do barbatimão e não demanda muita prática para ser finalizado.
Basicamente, é preciso que se reduza a casca a pó, aplicando duas colheres de sopa desse pó em 1 litro de água morna, que posteriormente será fervida. Depois disso, coe o chá e ele já estará pronto para o consumo.
Não esqueça de adicionar açúcar a gosto, mas não é recomendado exagerar no uso do ingrediente.
O chá de barbatimão, assim, é bastante recomendado para acelerar o processo de emagrecimento, mas também serve para ativar as outras propriedades da planta e, portanto, pode ser usado por qualquer um e também para outros fins.
O mais recomendado, logo, é que se consuma de 2 a 3 xícaras de chá do chá da casca do barbatimão por semana, algo que certamente evitará problemas como úlceras e a gastrite.
O Barbatimão Contra a Candidíase
Dentre as inúmeras possibilidades de uso do barbatimão, uma muito recorrente é o uso da planta contra a candidíase, doença sexualmente transmissível que mata muitas pessoas por ano no Brasil. Isso acontece porque o barbatimão possui uma forte ação contra fungos em geral. Assim, como a candidíase é causada por um fungo, a planta é muito recomendada para ao menos diminuir os sintomas da doença.
Portanto, o barbatimão é capaz de parar a multiplicação do fungo responsável pela candidíase e fazer com que a pessoa infectada possa ter uma qualidade de vida mais apropriada. A ação da planta sobre a doença ainda carece de mais informações, mas existem muitos casos práticos de pessoas que evoluíram muito o seu quadro médico a partir do uso frequente do barbatimão.
Mais Benefícios do Barbatimão
Além de ser um aliado muito forte contra a candidíase, o barbatimão ainda possui outros benefícios práticos muito importantes, que facilitam a vida no dia-a-dia e tornam a saúde do ser-humano mais forte.
A planta atua, por exemplo, auxiliando contra a cárie dental e a gengivite, já que possui atividade antibacteriana muito forte e impede a presença de qualquer bactéria na boca.
Outro efeito prático do barbatimão é contra a Doença de Chagas, diminuindo de forma considerável a presença desse parasita no sangue.
Se não tratada, a Doença de Chagas pode causar problemas muito graves, tais como febre, mal-estar, fadiga, inchaço no olho, náuseas e dores pelo corpo. Assim, o barbatimão, além de diminuir diversos sintomas da doença, atua também diretamente no combate ao parasita responsável por ela.
Ademais, o barbatimão ainda age contra a gastrite, diminuindo a acidez do estômago, já que a planta possui efeito “anti-ácido clorídrico”.
Por isso, o barbatimão ajuda a controlar e diminuir a presença de úlceras, aumentando a qualidade de vida.
Todas essas ações do barbatimão são muito importantes para oferecer uma solução natural a pessoas que não podem pagar por remédios ou simplesmente não querem se tratar com os itens das drogarias, preferindo a cura natural para os seus problemas. Assim, o barbatimão age contra todos esses problemas e o seu uso é mais do que recomendado por especialistas em saúde.