A banana é um componente importantíssimo do cenário agrícola nacional e mundial. Seu plantio popularizou-se principalmente em zonas tropicais e semitropicais. A incidência de luz solar direta, além das chuvas bem distribuídas (bom índice pluviométrico) garantem excelentes fatores externos e boa qualidade de solo para o plantio.
Aqui no Brasil, as condições climáticas favoráveis, aliadas ao grande consumo e comercialização (mercado interno) de bananas, vêm tornando o mercado agrícola desta área cada vez maior.
Se você já pensou na possibilidade de ser um pequeno ou médio produtor de bananas, e já se perguntou se plantar banana dá dinheiro realmente, fique conosco, eu garanto que você está no artigo certo.
Boa leitura.
Como Plantar Bananas
O plantio de banana inicia-se a partir do plantio de um rebento originário de uma bananeira adulta, em florescimento.
Antes de plantar a banana, é importante considerar as condições ambientais externas. Lembrando que a fruta é adepta de climas, predominantemente, tropicais.
O ambiente no qual será realizado o plantio deve estar em uma temperatura média de 35 ºC, algumas especialistas consideram que há mais precisão em torno dos 24ºC. A incidência de luz solar é extremamente favorável ao florescimento dos cachos. À meia-sombra, a bananeira pode demorar um pouco mais para gerar frutos.
Depois de considerar as condições climáticas, que convenhamos dizer se adequam à maioria dos estados brasileiros, é chegada a hora de certificar-se de que o solo esteja úmido o suficiente, e com uma disposição favorável de matéria orgânica.
Quando os frutos amadurecem, outros componentes da bananeira secam gradualmente, marcando o final do seu ciclo de vida. Porém, a bananeira produz de 4 a 6 brotos, com os quais é possível dar continuidade ao cultivo.
As estruturas das subespécies de bananeira é praticamente a mesma, mas diferenciam-se no tamanho da planta e em algumas características pontuais do fruto produzido.
Abaixo do rizoma (caule subterrâneo), as raízes da bananeira atingem de 20 a 40 centímetros de profundidade, podendo lateralizar-se por até 2 metros em relação à planta.
No bananal é comum haver a presença de bananeiras em estágios de desenvolvimento variados, compreendidas em um espaço denominado touceira.
O ideal é manter, em média, 3 plantas por touceira. Essas plantas podem ser a bananeira mãe e até 2 rebentos. Dessa forma, não haverá competição pelos nutrientes presentes no solo. Leia mais sobre o assunto no artigo Quantas Mudas de Banana por Hectare.
Alguns parâmetros definidos pela Embrapa estabelecem que entre as bananeiras de porte baixo haja espaçamento de 2 a 2,5 m2. Para as bananeiras de porte médio, a recomendação de espaçamento fica em torno de 3 x 2, 5 m.
Variedades da fruta como a banana da terra, banana pacovan e banana prata, apresentam bananeiras de porte mais elevado, e com isso demandam um espaçamento em torno de 3 m2 ou mais.
Bananicultura no Brasil: Modelos Agrícolas
Aqui no Brasil, a região nordeste é a campeã na produção de bananas, principalmente o estado da Bahia. Ela, inclusive, tem muitos adeptos dentro dos sistemas de agricultura familiar e agricultura de subsistência.
No sistema de agricultura familiar, a gestão da propriedade é compartilhada pela própria família. A relação do agricultor com a terra é de moradia e local de trabalho.
A agricultura familiar é importantíssima para o abastecimento interno do país. No entanto, quando a produção agrícola é direcionada à sobrevivência do agricultor, família e comunidade, o modelo é chamado de agricultura de subsistência, ou seja, sem fins comerciais.
Modelos comerciais para produção em larga escala caracterizam o agronegócio, no entanto esta modalidade está mais direcionada para a exportação.
No Brasil as variações de banana mais consumidas incluem a banana prata, banana da terra, banana maça, banana nanica (ou caturra) e a banana ouro. Outros tipos são a banana pacovan, banana pão, banana nanicão e a banana prata anã.
Algumas dessas variações foram obtidas por meio de melhoramento genético, recebendo a denominação de cultivares. As principais cultivares produzidas e consumidas no Brasil incluem a banana nanica, banana nanicão, banana prata, banana prata anã e banana pacovan.
No Brasil, atualmente mais de 500 mil hectares estão destinados à bananicultura.
Plantar Banana dá Dinheiro?
Sim, é possível obter lucros com a comercialização da fruta, no entanto, também é necessário investir na lavoura. Lembrando que quem está pensando em plantar bananas para fins comerciais, tem que direcionar a produção para uma média ou larga escala, ou seja, ter uma área cultivável relativamente grande, respeitando o espaçamento entre as bananeiras e as necessidades de nutrição do solo.
Alguns agricultores em regime familiar referem que o plantio e a colheita são trabalhosos, mas o lucro aparece rapidamente, diferentemente da cultura do café. No entanto, para manter a lavoura em um bom ritmo de produção, é necessário investir todo mês o equivalente a 30 % dos lucros do mês anterior. Assim como se prevenir e monitorar o aparecimento de pragas.
Desafios da Bananicultura no Brasil
A infestação por pragas é um problema que atinge principalmente o sistema de agricultura familiar. Uma das principais pragas incluem a Broca-do-rizoma, causada por um inseto de nome científico Cosmopolites sordidus, o qual há relatos de perdas de até 30% em culturas de banana prata; e até 80% de redução do peso e volume dos frutos, em culturas mais suscetíveis como a banana nanica.
O Mal-do-Panamá (causado pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp.) também representa perigo, uma vez que, caso não seja exterminado, o fungo pode sobreviver no solo por até 20 anos ou mais.
A Sigatoka negra (causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet) é a doença de bananeira mais grave do mundo, e chegou ao Brasil em Fevereiro de 1998. Pode ser transmitida devido a fatores ambientais como umidade, temperatura e vento, além da possibilidade de contaminação durante o transporte da fruta dentro de barcos e caminhões.
Outra infestação que merece grande atenção aqui no Brasil é a Sigatoka Amarela (causada pelo fungo Mycosphaerella musicola, Leach), que, caso não controlada, pode reduzir a produção em até 50 %.
Outros desafios incluem os métodos de colheita com pouca infraestrutura pela agricultura familiar, além do transporte, muitas vezes, inadequado da fruta. Por consequência, muitas vezes a banana chega às feiras locais em condições de má qualidade. No entanto, esses desafios podem ser contornados através do planejamento prévio.
Caso, você tenha interesse em dedicar-se ao plantio de bananas, pesquise, avalie, planeje-se. Embora haja desafios, é possível prevê-los e garantir uma boa lucratividade, pois plantar banana dá dinheiro sim, e é um mercado de grande demanda em nosso país.
Espero que a leitura deste artigo possa ter contribuído.
Deixe abaixo, o seu comentário. O que você acha do cenário agrícola de bananas no Brasil? Tem vontade de aventurar-se no ramo?
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
ROCHA, A. Cultura da banana: conheça as principais cultivares plantadas no Brasil. Disponível em: < https://www.portalagropecuario.com.br/agricultura/fruticultura/cultura-da-banana-conheca-as-principais-cultivares-plantadas-no-brasi/>;
CHITARRA, A. B.; CHITARRA, M. I .F. Manejo pós-colheita e amadurecimento comercial de banana. Pesq. agropec. bras. Brasília-DF, v. 19, n. 6, p. 761-71, jun. 1984;
ADERBAL, R. G1. Produtor de banana de Caocal, RO, comemora os lucros da produção. Disponível em: < https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/04/produtor-de-banana-de-cacoal-ro-comemora-os-lucros-da-producao.html>;
LIMA, M. B.; ALVES, E. J. Agência de Informação – EMBRAPA. Banana- Espaçamento e densidade. Disponível em: < https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia40/AG01/arvore/AG01_73_19122006104854.html>;
Secretaria especial de agricultura familiar e do desenvolvimento agrário. Casa Civil. O que é agricultura familiar. Disponível em : < https://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/o-que-%C3%A9-agricultura-familiar>.