Um verdadeiro anual é uma planta que completa seu ciclo de vida em um ano. Isso significa que vai de semente em flor e volta a semente e depois morre durante uma estação de crescimento. É isso que o diferencia de uma bienal , que vive por dois anos, e de uma planta perene que deveria viver por três ou mais anos.
Toda a missão de uma planta anual é produzir sementes para garantir a propagação das gerações futuras. Coloca flores bonitas para atrair insetos, não humanos, para que possam ser polinizados. É por isso que o corte ou remoção de flores gastas antes do amadurecimento da semente induz a planta a colocar ainda mais brotos e flores, na esperança de gerar mais sementes em potencial que sobreviverão.
A planta erica ou Cuphea é uma anual de baixa manutenção que floresce do final da primavera até a geada sem precisar de remoção de flores gastas. Embora as flores desta planta possam ser pequenas, elas compensam o tamanho em quantidade.
Características da Erica
Erica vem em uma ampla variedade de cores, formas e tamanhos de flores. Suas flores pequenas, geralmente tubulares, usam tons de laranja, amarelo brilhante, vermelho, branco, roxo e rosa neon em diferentes combos. Muitas dessas flores apresentam grandes pétalas modificadas que dão a aparência de orelhas.
De perto, as flores podem se parecer com ratos ou morcegos – daí seus nomes comuns Flor do rato e Flor do morcego. Devido ao seu tamanho pequeno e ao seu hábito denso, a cuphea é uma adição bem-vinda a recipientes misturados e plantações de jardins sem diminuir os efeitos de outras plantas. Cuphea atrai beija-flores e polinizadores.
Ambiente Ideal
Nativa das Américas, a erica prospera no calor do verão e quando plantada em solo bem drenado. Embora prefira umidade consistente durante toda a estação de crescimento, uma vez estabelecida, a planta pode tolerar a seca e continuar a impressionar com seu grande número de flores. Fertilize a cuphea regularmente durante todo o verão para obter a melhor, maior e mais consistente exibição.
Embora algumas variedades possam tolerar sombra parcial, esta planta gosta mais do sol pleno. O sol pleno promove o maior número de flores. A poda ocasional ajudará a incentivar um fluxo de novo crescimento, além de manter a planta com boa aparência.
Variedades de Erica
Embora existam mais de 250 espécies na família, a erica ainda é considerada uma planta relativamente nova no mundo da horticultura ornamental. Nos últimos anos, os criadores introduziram novas variedades que criam flores maiores e mais vistosas em plantas com a mesma grande tolerância ao calor e longevidade de antes.
Pesquisas em andamento sobre o uso dessa planta na produção de oleaginosas buscam diminuir a dependência de óleo de coco e de palma, que destrói habitats tropicais. Pesquisas adicionais mostram resultados promissores para o uso da erica como uma colheita rotacional; parece que a produção de trigo e milho aumenta quando esses grãos são cultivados após um ano de cultivo da erica.
Planta Erica Secando, Murchando ou Morrendo: Como Resolver?
Sua planta pode estar infestada de moscas-brancas, cochonilhas, pulgões ou ácaros. Água estagnada também pode causar apodrecimento da planta, levando a planta a adquirir um aspecto seco e murcho, as folhas que caem são possíveis como resultado da ação de uma praga ou falta de cuidados com o manuseio correto.
– Exposição ao sol – Para o verão é bom levar a planta para o jardim. A planta não gosta de sombras. No final do inverno, os rebentos são cortados em dois terços para estimular o florescimento e o crescimento.
– Transplante – Todos os anos, assim que as folhas jovens aparecem, deve-se transplantar sua erica para isto, pegue uma panela, 2 a 3 cm. maior que a anterior em diâmetro, até quando a panela atingir um diâmetro de 25 cm. a partir dai pode-se transplantar a cada 2 a 3 anos.
– Padrão do solo – Plante as mudas em uma mistura de turfa e areia e cubra com um filme. Após a formação das raízes, as estacas são plantadas separadamente. Podem ser propagadas por sementes com uma capacidade germinativa bastante baixa. São semeadas em um substrato de turfa e areia, pressionando levemente o solo, o solo não é polvilhado, coberto com polietileno e germinado em luz difusa. O solo deve ser periodicamente umedecido . É oportuno formar a coroa, beliscando o broto na altura correta.
– Regas – Para regar abundantemente a cada 3-4 dias, é necessário umedecer bem a terra, para que a água flua para fora do orifício de drenagem. O substrato deve secar levemente entre as regas, mas nunca deve secar completamente.
– Drenagem – Para um solo de preparação própria, tome: 1 parte da terra do jardim, 1 parte de areia grossa ou perlita, 1 parte de turfa úmida ou húmus (terra das folhas). É necessária uma boa drenagem e uma panela com um orifício.
A Planta Erica Saudável
As plantas podem crescer até 2 pés e meio de altura, mas quando cultivadas como anuais anuais geralmente só se tornam 30 a 40 cm de altura com uma propagação igual. Eles têm um hábito arredondado e espesso e a folhagem permanece fresca durante toda a estação se for regada o suficiente. As hastes estão cheias de folhas verdes escuras, grossas e lixadas, com até 3 cm de comprimento. Cada folha ovada é pontiaguda e peluda.
Existem várias cultivares disponíveis que variam de espécie, incluindo:
– ‘Diablo‘ – tem flores vermelhas quentes em plantas altas e graciosas;
– Flamenco Samba – este híbrido de C. llavea e o anual C. procumbens tem seis pétalas vermelhas escuras ligeiramente desenvolvidas e bem desenvolvidas com um tom azulado em uma planta de 10 polegadas de altura. Outras cores da série Flamenco incluem Cha Cha, Rumba e Tango, com flores roxas fúcsia brilhantes, vermelho claro e rosa quente, respectivamente;
– A Sriracha – possui pétalas grandes com consistência de papel em variedades separadas de rosa, violeta e rosa. As plantas são bem ramificadas e compactas;
– Tiny Mice – possui duas pequenas pétalas vermelho-alaranjadas em uma planta pequena com cerca de um pé de altura e largura;
– Torpedo – é uma forma de floração maior, com flores de cerca de 1,5 cm de comprimento;
– Totally Tempted – é um híbrido com flores maiores e mais vistosas com pétalas vermelhas brilhantes bem desenvolvidas em uma planta compacta.
– Vienco – são híbridos com flores mais abertas e vistosas, com pétalas com babados em seis cores, incluindo bicolores e branco.