O nome científico é bem complicado: Pachystachys lutea, mas o seu nome popular é bem conhecido por muitas pessoas. Estamos falando da planta camarão, um arbusto muito bonito que possui uma flor que parece um camarão, daí o surgimento do seu nome popular. Pode se desenvolver bem nos climas: tropical, subtropical e equatorial.
Por possuir cores vibrantes são comumente plantadas em jardins caseiros. Preparamos algumas informações importante para você que está pensando em cultivar a planta camarão. Preparado?
Caraterísticas da Planta Camarão
As primeiras plantas dessa espécie foram encontradas na América, em especial, no Peru e México. No Brasil comumente encontramos a planta camarão na composição de ambiente externo, como por exemplos em canteiros e jardins.
É uma planta que se desenvolve bem na área litorânea e pode crescer até mais de um metro. Mas para que tenha um bom desenvolvimento é necessário colocá-la em contato com sol, mas com momento do dia em meia-sombra.
As suas flores amarelas são as mais populares e garantem um visual bem diferenciado aos jardins. Geralmente elas aparecem na primavera e podem apresentar uma variação na cor branca. Podem ser usadas em combinação com outras flores em arranjos, inclusive, com a utilização das suas folhas para um resultado mais rústico.
As suas flores, como o próprio nome da planta já denuncia, parecem camarões enrolados.
Cultivo da Planta Camarão
A planta pode ser cultivada também em vasos. Lembre-se que ela necessita ficar um local que pega sombra. A terra deve sempre se encontrar úmida, mas sem grande formação de poças de água, pois o encharcamento pode prejudicar o desenvolvimento da planta. É aconselhável ter uma atenção especial com a irrigação desde os primeiros meses até as primeiras flores aparecerem.
O solo precisa ser rico em matéria orgânica e a propagação da planta camarão pode ser feita por meio estacas que podem ser colocadas ao lado da planta.
Esse processo exigem uma técnica mais apurada. Portanto, se você não possui a habilidade em trabalhar com a planta camarão é aconselhável um jardineiro para auxiliar.
A forma mais fácil de reprodução é por meio de mudas. Com um novo ciclo de plantio, a planta camarão logo começa a florescer e encantar todos com suas belíssimas flores. Prefere temperaturas mais altas, não suportando bem temperaturas baixas demais. Já a umidade do ar precisa estar acima dos 60%
Planta Preferida Por Beija-Flores
A planta camarão costuma atrair muitas borboletas e beija-flores podendo fazer o seu jardim ficar ainda mais bonito. Em muitos locais a planta é utilizada com uma espécie de cerca viva para os canteiros. Uma composição muito bonita e prática!
Geralmente, essa espécie de planta não vive muito anos, sendo de cinco anos o tempo do seu ciclo de vida mesmo com toda a manutenção e cuidados.
Após o crescimento inicial da planta procure não exagerar na hora da rega. O ideal é molhar apenas duas vezes na semana. Já o substrato precisa permanecer sempre rico e o fundo dos vasos deve ser preenchido com pedra ou cacos para evitar que a raiz acabe ficando prejudicada com a unidade.
É uma planta perene, mas que precisa de constante adubação para continuar produzindo flores.
Onde Comprar Planta Camarão
A planta camarão é facilmente encontra em lojas especializadas em floricultura. Em grandes lojas também podem ser encontradas as sementes. Lembrando que a melhor forma de multiplicação da espécie é por meio de mudas.
Você sabia que além de ornamentação, a planta pode ser utilizada para o tratamento de inflamações? O camarão amarelo possui propriedade adstringentes e hemostática. O uso do seu chá pode ser benéfico para reduzir sangramentos e para produzir efeitos diuréticos no corpo.
Ela proporciona, ainda, melhorias para inchaços ocasionados pela retenção de líquidos e melhorias para episódios de diarreias. Recomenda-se a utilização das folhas que ficam próximas à base da planta pois possuem maior concentração do princípio ativo. O chá pode ser feito a partir da fervura de folhas da planta com água. Deixe esfriar um pouco e após coar você deve tomar até três vezes ao dia.
Outra utilização medicinal da planta camarão é através do seu fluído que pode ser encontrado em farmácias de manipulação. Recomenda-se a ingestão de 15 a 20 gotas por duas vezes ao dia, sempre antes das refeições. Atualmente, não existe contra indicações para o consumo do chá e do fluído da planta camarão. Lembre-se sempre de consultar um médico especialista para saber as doses e orientações recomendadas, pois mesmo sendo um produto natural deve ser consumido com moderação.
Ficha Técnica
Agora que você conheceu um pouco sobre a planta camarão, suas características mais importantes, a sua forma de cultivo e a sua utilização medicinal, vamos conhecer agora a ficha técnica da planta? Veja as principais informações sobre a planta camarão.
Ficha Técnica
Nome popular: camarão
Outros nomes: camarão-vermelho, flor-camarão, camarão-vegetal, planta-camarão, Beloperone guttata
Categoria: arbustos
Ordem: Lamiales
Família: Acanthaceae
Subfamília: Acanthoideae
Tribo: Justicieae
Gênero: Justicia
Espécie:Justicia brandegeana
Origem:México
Tamanho:até 1 m
Propagação: por divisão de touceira, por estaca e por muda
Iluminação: meia sombra/ sol pleno
Rega: média água
Plantio: inverno e primavera
Perfumada: não
Floração: durante todo o ano
Frutos: não comestíveis
Encerramos o artigo por aqui. Você que gosta de plantas já tinha ouvido falar na planta camarão? Que tal aproveitar as nossas dicas de plantio e incluir essa espécie no seu jardim? Se ficou alguma dúvida é só deixar um comentário.
Aproveite para acompanhar nossos conteúdos sobre flores e aprender cada vez mais sobre o assunto. Até a próxima.