Já ouviu falar de uma planta chamada de camarão gigante? Nativa do México, ela é uma ótima forma de fazer paisagismo em diversos lugares diferentes, como jardins e calçadas. Vamos conhecer melhor essa planta tão peculiar no texto que segue, inclusive, com dicas bem úteis de como cuidar dessa planta, pois temos certeza de que você vai querer tem uma casa a partir de agora.
Planta Camarão Gigante: Principais Características
De nome científico Beloperone guttata, a camarão gigante é uma herbácea perene e ereta, que se ramifica a partir do solo, cujos ramos são finos, alongados e flexíveis. Também chamada popularmente de camarão vermelho, essa planta tem como destaque em seu visual inflorescências coloridas e bastante diversificadas, sendo longas e possuindo brácteas vermelhas, o que, de fato, faz a planta se assemelhar a um grande camarão.
Das inflorescências brotam flores de coloração branca, e que são diminutas em termos de tamanho, cujo florescimento terminal é perfeito para ser usado de maneira ornamental. Interessante notar que uma das maiores peculiaridades dessa planta é que ela possui uma grande quantidade de néctar, o que acaba por atrair inúmeros polinizadores pra ela. Já as folhas dessa planta são perenes, e crescem praticamente o ano todo.
Em termos mais paisagísticos, a camarão gigante é ótima para ser plantada em jardins com estilo tropical, em calçadas, em praças, em pórticos e em parques em geral. Para introduzir essa planta na decoração de um ambiente qualquer, você pode usar desde bordaduras em edificações, a maciços em gramados.
Dicas Para Cultivo Da Camarão Gigante
Para que essa espécie de planta cresça saudável um dos principais procedimentos é regá-la duas vezes na semana, tanto na primavera, quanto no verão, e somente uma vez no outono e no inverno. Quando for temporada de chuvas, o mais indicado, contudo, é suspender as regas.
O cultivo dela precisa ser sob sol pleno, ou, pelo menos, a meia sombra, e o solo precisa ser fértil, bem drenado e, principalmente, rico em material orgânico, pois isso servirá para alimentar a planta por um bom período de tempo.
Você também pode fazer mudas através de estacas produzidas por podas periódicas. Falando nisso, as podas precisam ser anuais, e o intuito delas é revigorar a planta, para mantê-la sempre bonita e exuberante, logo após a floração dela.
No caso das mudas em si, o mais indicado é dar um espaçamento entre elas de, pelo menos, uns 30 cm. Já a adubação pode ser feita com fertilizante mineral, sendo NPK 04-14-08, numa periodicidade de 2 vezes ao ano. Nesse aspecto, é importante manter o solo sempre úmido também, podendo misturar grama seca ou mesmo palha de arroz à terra.
Pragas E Doenças Comuns a Essa Planta
Na maior parte das vezes, essa planta é completamente livres de pragas e doenças muito graves, porém, vez ou outra, podem surgir problemas. Por exemplo, em algumas ocasiões, essa planta pode ser suscetível a ácaros vermelhos, ou simplesmente outras pragas bastante comuns em plantas domésticas em geral.
Já outros problemas que podem acometer a camarão gigante são mais ocasionadas devido à falta de cuidados básicos. Um desses problemas são folhas que podem, ocasionalmente, ficarem amareladas, e isso, especificamente, pode ser um sinal de que a planta está recebendo água em excesso. O mais recomendado é observar sua rotina de regas, e constatar se a causa é realmente essa, ou não.
Outro problema que pode ser bastante comum é com relação a flores que estejam bem pálidas. Nesse caso, a questão pode estar sendo causada porque a planta está levando pouca luz, ou, de repente, muita luz. O ideal é encontrar um equilíbrio nesse quesito, já que o ambiente mais adequado para essa planta é a meia luz, sem exageros tanto de um lado, quanto de outro.
Há também momentos em que as folhas podem ficar igualmente pálidas, Nesse caso, muito provavelmente a sua planta está com uma séria falta de nutrientes, algo que pode ser resolvido com um fertilizante líquido que seja bem equilibrado pra ver se o problema pode ser resolvido.
Outros Cuidados Para Preservar a Camarão Gigante
Como já dissemos antes, aqui temos uma planta que o mais indicado é que ela esteja em um ambiente de meia luz, apesar de que ela também resiste à luz direta do sol, mas somente por um curto espaço de tempo durante o dia, preferencialmente no início da manhã.
Durante a estação da primavera, o mais indicado é que haja uma renovação completa da terra, seja no chão ou em vaso. Inclusive, não é recomendável que se cultive essa planta quando o clima do momento estiver muito seco.
As estacas das quais serão feitas mudas dessa plantas precisam ser cortadas para adquirir um comprimento de, pelo menos, uns 10 cm, não mais do que isso. Em alguns casos, você pode remover as brácteas presentes nas caules para que a planta possa enraizar melhor. Nesse caso, o mais indicado é colocar a estaca em uma panela com turfa.
Também é bom ficar atento para a troca da planta de vasos, quantas vezes forem necessárias, a depender do crescimento dela. Isso porque é importante que a planta não fique com as raízes amontoadas em vasos muito pequenos.
Onde Encontrar Essa Planta?
Algo positivo em se tratando da planta camarão gigante é que, além dela ser uma planta de fácil cultivo e cuidados, ela também é bem fácil de ser encontrada, seja em lojas virtuais, seja em floriculturas em geral, com você podendo comprar as sementes dela, mas também tendo várias mudas para adiantar o processo de cultivo da mesma.
O mais recomendado, portanto, é comprar as mudas dessa planta ao invés das sementes, e verificar se não existem marchas, ou quaisquer colorações estranhas que denotem que ela esteja doente, ou coisa do tipo. Lembre-se: as flores são brancas e as brácteas, avermelhadas, e é assim que uma camarão gigante tem que ser.
Esperamos que tenham apreciado as dicas dadas aqui, e que tenham achado interessante conhecer essa planta que, mesmo simples, é bastante bonita, e consegue ornamentar praticamente todo e qualquer ambiente.