Você conhece a pitanga preta? Ela é uma fruta deliciosa, rica em propriedades e o seu consumo regularmente, pode trazer uma série de benefícios para o nosso organismo e para nossa saúde.
Alguns desconhecem essa fruta na coloração preta e imaginam a pitanga apenas vermelha, a tradicional, como é mais conhecida. Porém, devemos nos atentar as variações que ocorrem em diversas frutas.
Quer saber tudo sobre essa curiosa e deliciosa planta? Continue acompanhando este artigo. Aqui falaremos exclusivamente da Pitanga Preta, suas qualidade, propriedades, características e fotos.
Pitanga: Um Delicioso Sabor e Excelente Aroma
As pitangas são frutas excepcionais. Muito utilizada na culinária, em diversas receitas de tortas, bolos, sorvetes, licores e os mais variados pratos. Além disso, suas folhas contém excelentes propriedades medicinais, as quais são utilizadas frequentemente na medicina popular.
Ela é uma planta nativa da Mata Atlântica e pode ser encontrada nas mais variadas colorações. Vermelha, roxa, preta, amarela, laranja. E se formos analisar o próprio nome dela, já podemos perceber muito sobre essa fruta. “Pyrang” em tupi-guarani, diz respeito a vermelho. Isso se deve porque a coloração vermelha da fruta, é a mais comum, a mais cultivada, mas isso não quer dizer que ela seja a melhor.
E no caso da Pitanga Preta, também conhecida como Pitanga Una, originário tupi-guarani, tem o significado de “Fruta preta com pele fina”; popularmente ela recebe nomes regionais e populares, como Pitangui, pitanguinha, Pitanga preta selvagem, pitanga preta de jardim.
Ou seja, é uma fruta nativa daqui, de território brasileiro, mas que se adaptou tão em outras regiões tropicais, como por exemplo: América Central, outros países da América do Sul México e até no Sul dos Estados Unidos.
Cientificamente ela é conhecida como Eugenia Sulcata e é classificada na família Myrtaceae; é do mesmo gênero que a Eugenia Uniflora, a pitanga vermelha e outras colorações.
Na família Myrtaceae também fazem parte as goiabas, jabuticabas, araçás, entre muitas outras, estima-se que apenas nesta família existam mais do que 100 gêneros.
E grande parte das plantas que compõem esta família são arbustivas ou arbóreas. Ou seja, são frutos das árvores e pequenos arbustos e, apesar de serem comuns pequenas, podem alcançar grande alturas.
Suas folhas possuem sépalas com tons roxos, que se mantém no fruto e as pétalas são muito bonitas, de coloração branca. Seu fruto pode medir entre 0,5 e 1,5 cm, quando estão maduras, adquirem a coloração preta e são deliciosas, adocicadas, com a polpa contendo de 2 a 3 sementes para a proliferação da espécie.
Suas folhas são muito aromáticas, são consideradas perenifólias, ou seja, possuem um grau aromático elevado, são riquíssimas em óleos essenciais e são bastante utilizado em cosméticos, como perfumes, xampus, sabonetes e produtos farmacêuticos.
O sabor da fruta da pitanga é adocicado, por isso podem ser consumidos in natura, arrancá-lo diretamente do pé e desfrutar do maravilhoso sabor que a pitanga possui. Não à toa, ela é utilizada na composição de sucos, licores, caipirinhas, bolos, vitaminas, geleias, sorvete, etc.
Vamos conhecer a seguir algumas propriedades desta fruta que é uma delícia e ainda pode proporcionar uma série de benefícios para nosso organismo para nossa saúde e capaz de melhorar nossa qualidade de vida.
Pitanga Preta: Propriedades, Fotos e Características
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitamina do Complexo B
- Fósforo
- Cálcio
- Ferro
É uma fruta riquíssima em propriedades e uma das mais importantes e cultivadas de toda a Mata Atlântica; elas ficaram conhecidas mundialmente e hoje são cultivadas em muitas regiões tropicais, que recebem quantidades significativas de iluminação solar.
Se apenas na fruta já existem esse tanto de propriedades, confira só a quantidade de benefícios que existe na folha da pitanga
- Ação Anti-inflamatória
- Combate a obesidade
- Excelente Antioxidante
- Ação diurética
- Ação calmante
Está esperando o que para ter um lindo de pé de pitanga preta na sua casa? Nas suas folhas existe a pitanguina, que é um sucedâneo de quinino, considerado um alcalóide; além disso, ela possui uma quantidade enorme de fito químicos, como por exemplo taninos, terpenos, antocianinas, flavonoides, entre outros. Eles são encontrados sobretudo na casca da fruta e não na polpa, como muito imaginam.
Se você tem espaço na sua casa, plante um pé de pitanga, além das frutas, a folha também possui propriedades medicinais e é/foi muito utilizada para tratamentos com chás , pomadas, xaropes, etc.
Confira a seguir dicas de cultivo para ter um pé dessas excelentes frutas, ricas em propriedades na sua casa.
Cultivo de Pitanga Preta
Ela pode ser cultivada em todo o Brasil, já que é uma planta muito maleável e se adapta às condições mais adversas, tanto em muito frio, quanto em muito calor, a temperatura que o pé de pitanga suporta varia entre os 5 e os 40 graus. Além disso, pode ser cultivado tanto no nível do mar, como em morros e altitudes mais elevadas.
Outro fator que favorece a pitangueira é fato dela ser cultivado em vasos. Claro, desde que seja um tamanho considerável que suporte o crescimento da árvore. Ela não atingirá grandes alturas, porém será uma bela planta decorativo, cheirosa e ainda lhe fornecerá frutos deliciosos.
Se possui um quintal mais amplo, pode cultivar a muda diretamente no solo, desde que o solo seja de qualidade e permeável. Elas são excelentes opções para jardins, pomares e para arborização de cidades.
Ela cresce muito depressa, mas lembre-se, ela adora a luz solar, então busque por lugares onde elas recebem pelo menos algumas horas de iluminação solar por dia. A pitangueira, pode alcançar os 7 metros, mas seu tamanho varia entre 2 a 5 metros; tudo depende do espaço disponível para ela crescer.
Ela começará a dar frutas de 2 a 4 anos, então não tenha pressa, apesar do crescimento acelerado, suas frutas podem demorar um pouco para sair. Elas geralmente saem nos meses de setembro a novembro.
Lembra-te também de adubar o solo e deixá-lo bem drenado para que não forme poças d’água e não afogue a planta.
É fundamental irrigar seu pé de pitanga preta, sem água nenhum ser vivo cresce ou mesmo sobrevive; e isso acaba por influenciar diretamente no tamanho, na floração e no tamanho dos frutos.
Tenho um belo e frutífero pé de Pitanga, e acompanhar a sua floração e frutificação, me leva a crer que existe um equívoco quanto a descrição de suas variedades.
Posso afirmar que quando a Pitanga apresenta a coloração preta, é o momento em que o fruto se encontra definitivamente maduro, e ainda mais doce e saboroso.
Os outros tons são as colorações que a fruta vai apresentando em seu processo de amadurecimento.
Minha safra deste ano está deliciosa!
Recomendo além da geleia, suco de Laranja com Pitanga. Eu coloco para cada 1/2 litro de suco de laranja, 1/2 copo de liquidificador das frutas. Nem precisa colocar açúcar.