O pêssego é uma fruta de origem chinesa, com sabor adocicado e aroma delicado. Ele tem apenas uma semente grande e é envolto em uma pele fina, aveludada e alaranjada. Considerado uma fruta versátil, o pêssego pode ser usado para enfeitar a carne, preparar geleias, pudins, bolos, tortas, doces e sucos.
Além disso, tem um valor calórico muito baixo e, por atuar como diurético natural no corpo, é uma das frutas mais recomendadas pelos nutricionistas para quem quer perder peso. Mas afinal, pêssego engorda ou emagrece?
Quantas Calorias Ele Tem?
Graças à sua doçura, a pesca é rapidamente absorvida, controlando a fome e contribuindo para a perda de peso. Por isso, é considerado um grande aliado nas dietas de emagrecimento. Claro, que, se consumido com moderação.
Um pêssego branco (85 g), por exemplo, contém 54 calorias. O pêssego amarelo (75 g) tem 40 calorias. E o suco de frutas (200 ml) sem adição de açúcar tem apenas 32 calorias. Nós explicamos aqui, no entanto, que beber suco de frutas não é a melhor opção.
Em suma, o pêssego não engorda em geral. Mas devemos prestar atenção em como a fruta é consumida. Lembrando que é sempre melhor usar a fruta in natura para se beneficiar mais de seus benefícios e nutrientes.
Pêssego Engorda Ou Emagrece?
O pêssego pode ser inserido em receitas diferentes, mas para aproveitar ao máximo os nutrientes desse fruto é necessário ingeri-lo cru ou adicionado às saladas de frutas. Vale lembrar que o pêssego engorda se consumido em excesso ou adicionado de açúcar. Seria impossível negar que o pêssego engorda se ingerido, por exemplo, com creme de leite, xarope caramelizado ou leite condensado.
Incrivelmente deliciosa, pêssego em calda é rica em fibras e vitaminas A, C e D. Uma opção econômica, prática e saborosa para aqueles em uma dieta. Porém, mais uma vez, é preciso ter cuidado com o excesso, pois os frutos em calda, em geral, têm muito açúcar, principalmente os enlatados, vendidos nos supermercados. Se analisarmos, metade do pêssego no natural tem 15,4 calorias e 3 gramas de açúcar, enquanto metade de um pêssego em calda tem 50 calorias e 12,3 g de açúcar.
Benefícios Para a Saúde E O Corpo
Rica em vitamina C, beta-caroteno e potássio, o pêssego é um alimento antioxidante, hidratante e mineralizante.
Pêssegos com polpa amarela têm um importante conteúdo de vitamina A, essencial para o fortalecimento das membranas mucosas e para a formação e preservação do esmalte dentário.
Segundo a medicina chinesa, o pêssego é energético, aumenta o humor, diminui a sensação de preguiça no verão e amortece o ressecamento das membranas mucosas. O pêssego também ajuda a tratar contusões, eliminação de toxinas, erupções cutâneas, fungos, intestino lento, problemas respiratórios, regularização de ácido úrico e tosse cardíaca. Esta fruta saborosa tem compostos bioativos que ajudam a controlar o diabetes e a obesidade.
Também conhecida como “fruta da calma” por alguns nutricionistas, o pêssego ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse e pode acalmar um mal-estar estomacal. Graças a substância selênio, considerado um mineral com propriedades antioxidantes útil na proteção das células contra os radicais livres, pode se considerar portanto os pêssegos ótimos também na prevenção do câncer e do envelhecimento.
A vitamina A e o potássio juntos ajudam a contrair o músculo cardíaco, tornando o pêssego uma ótima opção para os praticantes regulares de exercícios. Além de todos os benefícios listados acima, ao apresentar as fibras, o pêssego quando consumido na casca evita a constipação, favorecendo o funcionamento do intestino.
Outras Considerações
Ao comprar um pêssego não deve se orientar pelo tamanho do fruto, pois o maior nem sempre corresponde ao mais saboroso, ou garante a melhor qualidade. Dê preferência à pele dura, mas não excessivamente dura. Para ter certeza de que eles são saborosos e doces, escolha pêssegos levemente macios no toque e saborosamente perfumados.
Não compre frutas com casca verde, isso indica uma má maturação, inclusive recusando as manchas, com cortes ou lesões visíveis. Pêssegos maduros têm uma cor amarelo-avermelhada, dependendo da variedade. Ao comprar pêssegos verdes, coloque-os em um saco de papel e deixe-os à temperatura ambiente para acelerar a maturação.
Basta lavar a fruta minutos antes de servir. Para uma conservação ótima, mantenha os pêssegos no frigorífico e consuma-os durante um máximo de 3 a 5 dias. Casca de pêssego pode ser usado na preparação de chás, como é bastante aromático. Para a remoção da casca de pêssego, ferva água numa tigela e mergulhe o pêssego nela por cerca de 15 segundos; depois basta retirá-la com uma faca. Não esqueça que pêssegos secos ou desidratados tendem a ser mais calóricos, visto que é necessário cerca de 7 a 8 kg da fruta para produzir apenas 5 kg comercializáveis.
Composição Da Fruta Pêssego
Os pêssegos têm um sabor doce a agridoce e um aroma aromático, com 15% de açúcar natural, embora 9 a 12% seja o mais típico. O pêssego contém três açúcares principais, nomeadamente sacarose, glucose e frutose. No suco de pêssego, a frutose ocorre na maior concentração de cerca de 7,0%, enquanto o teor de glicose é geralmente baixo (2 a 2,5%), com sacarose de cerca de 1%.
Sorbitol (adoçante) também é encontrado no suco de pêssego em uma concentração variando de 1 a 5%. Porque este composto não é fermentado por leveduras, permanece após a fermentação e aumenta a gravidade específica em pêssegos secos. Xilose (0,2%) e outros açúcares como galactose, arabinose, ribose e inositol também estão presentes.
Os pêssegos produzem sucos com valores de pH dentro da faixa de 3,6 a 3,8. Existem algumas cultivares abaixo desse pH, mas não há nenhuma com pH abaixo de 3,2. Do pH 3.8 para cima, há um declínio similar particularmente em pH de 4.0 a 4.2. O conteúdo de nitrogênio no pêssego não excede 10 mg/100 ml, e o aminoácido que ocorre em maior quantidade é a prolina.
Aminoácidos como ácido aspártico, asparagina e ácido glutâmico formam uma proporção bastante substancial dos aminoácidos nos pêssegos. Apenas um grupo de taninos é capaz de se combinar com proteínas e, mais precisamente, são chamados de procianidinas. Todos eles contêm uma estrutura fenólica que está associada à amargura e adstringência. Os dados aqui podem ser contestados e sofrerem variações significativas dependendo do ambiente e região do cultivo.