A soja é um grão fundamental para o avanço e para a geração de riqueza no Brasil, já que faz parte da pauta de exportações do país e leva emprego a milhões de pessoas por todo o território nacional.
Assim, é bastante natural que se use a soja para inúmeros fins, até mesmo pelos variados benefícios que o grão pode apresentar quando bem cultivado e quando colhido no momento correto. Dessa forma, a soja é importante tanto em nível comercial, por ser a principal matéria-prima vendida pelo Brasil já há alguns anos e certamente em todo o século, e também pelo seu valor nutricional.
Em termos de proteínas, por exemplo, a soja é muito rica e produtos feitos com base nos seus grãos são capazes de substituir a carne animal na refeição de muitas pessoas, por exemplo.
Todos esses detalhes fazem com que a soja seja muito importante.
Entre outros fatores positivos, a soja é responsável por diminuir ativamente o colesterol, ajudar no tratamento de sintomas negativos da menopausa feminina e ajudar na manutenção do peso corporal. Todos esses benefícios mostram muito bem como a soja é importante para a saúde e pode ser uma aliada na luta contra diversas doenças e muitos problemas.
O Que é Pasta de Soja e Como Consumir
Você certamente já ouvir falar da pasta de amendoim, que nada mais é do que uma pasta à base de amendoim que as pessoas usam como uma espécie de geleia, para passar no pão e consumir junto a outros lanches desse tipo.
A pasta de soja não é muito diferente da pasta de amendoim em sua essência, pois também é uma espécie de geleia para passar nos lanches e consumir de inúmeras formas diferentes.
A pasta de soja é muito usada por intolerantes a lactose, já que a pasta é 100% vegetal e totalmente livre de lactose. Assim, ao invés usar a manteiga tradicional que vemos no dia-a-dia, as pessoas que não podem consumir os derivados do leite optam por uma pasta muito mais rica em nutrientes e muito menos cheia de gordura animal.
Logo, a pasta de soja não contém gordura e tampouco colesterol, fazendo com que a sua alimentação se torne muito mais balanceada e de acordo com o ideal, já que a grande maioria dos problemas relacionados ao coração e às veias e artérias se dá por conta do excesso no consumo de gordura animal.
Para pessoas que não consomem qualquer tipo de derivado animal, a pasta de soja também é indicada como uma grande opção para a manteiga.
Assim, uma pergunta bastante natural que muita gente se faz diz respeito ao uso da pasta de soja. Pois, por mais que as pessoas imaginem para que serve, às vezes têm receio de consumir o produto justamente por ter dúvidas quanto ao seu uso.
O que acontece é que a pasta de soja pode ser usada como qualquer outro tipo de pasta ou mesmo como a manteiga ou a margarina da sua casa. O mais comum é que as pessoas passem a pasta no pão para fazer um sanduíche, mas o uso é livre e qualquer toque de criatividade por parte dos consumidores é muito bem-vindo.
A Composição do Grão de Soja
A composição química da soja não é muito variada, mas possui alta concentração de alguns elementos muito importantes para a saúde humana.
Carboidratos, lipídeos e proteínas dominam a composição do grão de soja, que naturalmente se torna muito produtivo para a retenção de gordura corporal do tipo boa e para a retenção de proteínas, por exemplo. A produção de proteínas, em especial, é particularmente importante para o nosso corpo.
Isso porque as proteínas são responsáveis por diversas movimentações de nutrientes pelo corpo e desencadeiam inúmeras reações no organismo, sendo essenciais para a vida.
- Lipídeos – 15% a 20%;
- Proteínas – 40% a 45%;
- Carboidratos – 30% a 35%.
Conheça os Benefícios da Soja
Uma boa maneira de entender os benefícios da soja, portanto, é comparar o alimento a outros. Quando comparada com o feijão e a lentilha, por exemplo, a soja apresenta muitas proteínas a mais e muitas gorduras boas.
A grande quantidade de proteínas, por exemplo, faz da soja uma grande substituta da carne de origem animal no prato dos brasileiros que não consomem proteína animal.
Além disso, a presença de gorduras boas faz com que a soja seja mais eficiente para o corpo humano do que os carboidratos, por exemplo, que têm poucas gorduras boas, preenchem mais espaço no estômago e somam poucas substâncias realmente positivas para quem os consome. Além disso, a soja possui caráter antioxidante.
Assim, ao ingerir soja e seus derivados você estará certamente se blindando contra a reprodução lenta das suas células, que passam a trabalhar de maneira mais adequada quando ativadas pelas substâncias presentes na soja.
Isso faz com que uma ferida possa ser curada mais rapidamente, por exemplo, e com que o seu corpo saiba lidar melhor com os agentes infecciosos que podem surgir.
Os Benefícios da Pasta de Soja
A pasta de soja é toda feita com base no grão de soja, então é de se esperar que a pasta de soja possua os mesmos benefícios do grão tão importante para o Brasil. A verdade é que é assim mesmo que acontece, sendo que a pasta de soja ainda é mais eficiente, pois consegue juntar todos os benefícios da soja de uma forma agradável para o paladar.
Dessa maneira, a pasta de soja é composta por amido, extrato de soja, óleo vegetal, ervas finas, antioxidante natural e muitos outros ingredientes muito benéficos para o corpo humano. Todos esses detalhes tornam a pasta de soja muito eficiente como fonte de proteínas, que são necessárias para desencadear todas as reações do corpo humano.
A pasta ainda é muito eficiente na sua ação antioxidante, já que protege as células do corpo e as eixam mais forte para as ações do dia-a-dia. Dessa forma, feridas se curam de uma forma mais veloz, por exemplo. O certo é que, além de saborosa, a pasta de soja é muito bem indicada por médicos e especialistas em saúde.