A berinjela é um alimento muito rico em nutrientes importantes para o nosso corpo. Além disso, ela pode ser usado de inúmeras formas em receitas muito gostosas. Com toda essa versatilidade não é difícil preparar pratos para os mais variados gostos, não é mesmo? Saiba que ela pode até mesmo substituir a carne em diversos preparos veganos e vegetarianos.
Sua cor é vistosa e a casca apresenta um brilho inconfundível proporcionando muita cor nos pratos. Pode ser ingerida cozida, frita, grelhada e até mesmo assada no forno. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre esse legume e sua utilização na cozinha e na saúde. Vamos também aprender a fazer um dos pratos mais famosos utilizando a leguminosa: a pasta (ou antepasto) de berinjela Vamos conferir?
Características e Uso da Berinjela
A berinjela é um alimento muito completo e possui em sua composição ferro, cálcio, fósforo e fibras alimentares. Além de ser um ingrediente muito versátil na cozinha pode auxiliar no combate e prevenção de diversas doenças.
Dentre elas, podemos citar o diabetes. Com suas propriedades nutritivas, a berinjela pode agir de forma positiva na glicose. As fibras presentes na leguminosa podem auxiliar nas taxas de insulina nos diabéticos, já que auxiliam na absorção da glicose e ajudam na digestão.
Já para o colesterol, os benefícios da berinjela também podem ser incríveis, já que suas fibras fazem com que a produção de ácido graxo se intensifique e resulte em uma diminuição nos níveis de colesterol na corrente sanguínea. Alguns estudos também dão conta que essas mesmas fibras podem auxiliar no emagrecimento dos indivíduos já que trazem a sensação de saciedade, fazendo com que as pessoas se alimentem menos de alimentos que engordam, como o açúcar e a gordura.
Como Fazer Pasta de Berinjela
Mesmo que esses benefícios da berinjela não sejam cientificamente comprovados para essas doenças, você pode utilizá-la em pratos muito saborosos. Preparamos receita de três pastas de berinjela que podem ser feitas facilmente na sua casa. Veja:
Pasta de berinjela (ou antepasto de berinjela)
A versão mais fácil de tradicional dessa pasta inclui além do legume, azeite, alho e cebola. Pique todos os ingredientes coloque para assar e use temperos como a pimenta calabresa, do reino e sal a gosto. Utilize a pasta em torradas, biscoitos de arroz e salgadinhos. Fica uma delícia!
Pasta (antepasto) de berinjela com pimentão
Além dos outros ingredientes que existem na receita anterior, você deve acrescentar o pimentão vermelho e/ou amarelo. O sabor será irresistível com essa combinação. Não se esqueça de colocar azeite e depois é só se deliciar com essa excelente opção de entrada para diversos tipos de ocasiões.
Pasta com azeitona e uvas passa
Quer incrementar ainda mais o seu antepasto de berinjela? Experimente acrescentar uva passa e azeitona preta na pasta. Você pode assar a berinjela e depois adicionar os novos ingredientes! Coloque na geladeira e sirva acompanhado de uma boa bebida! Suas visitas certamente irão amar
Outros Benefícios da Berinjela
Outro benefício importante do consumo de berinjela é a melhoria que ela pode proporcionar no sistema digestivo. Com o auxílio das fibras, o bolo de fezes pode se movimentar melhor no intestino e ser eliminado de forma mais fácil, evitando problemas como a prisão de ventre.
O legume pode auxiliar também no fortalecimento da imunidade e melhorar as atividades das bactérias intestinais e evitar que corpos os intrusos sejam levados para o nosso sangue e fortalecendo nossa saúde.
Engana-se quem pensa que a casca da berinjela deve ser jogada fora. Ela pode ser consumida e auxilia protegendo o corpo humano de doenças como diabetes, câncer, infecções e até mesmo obesidade. Sua ação antioxidante tem uma poderosa ativação de uma função que melhora o nosso corpo das inflamações.
A casca da berinjela pode ser consumida por meio de uma farinha, que possui e preserva os mesmo nutrientes presentes no vegetal e contribuem para a nossa saúde. Que tal experimentar?
Poderosa Aliada Contra doenças
O câncer, doenças do coração e algumas anemias podem ter sintomas melhorados com o consumo da berinjela. As vitaminas, ácidos e nutrientes presentes nela são capazes de estimular a criação de novas células e prevenir enfermidades.
Outro uso muito comum é da água da berinjela, que pode ajudar na diminuição do colesterol ruim e auxiliar o emagrecimento. Para prepara-la corte a berinjela em cubos e mergulhe dentro de um recipiente com água potável.Deixe descansar por pelo menos três horas e depois consuma. Embora não existam dados científicos que comprovem sua eficácia, o consumo de água de berinjela é muito comum entre os que desejam perder peso. Procure consumir a água sempre entre a realização das refeições.
Quer conhecer outra receita maravilhosa usando a berinjela? Estamos falando da lasanha de berinjela sem lactose.
Separe meio quilo de carne moída, duas berinjelas, uma cebola picada, alho e pimenta a gosto, uma xícara de molho de tomate, além de sal e orégano.
Como fazer: Tempere as fatias de berinjelas com sal e deixe que elas descanassem por quinze minutos para que fiquem desidratadas e consequentemente, mais moles. Lave para tirar o excesso de sal e separe. Em seguida, refogue a carne com os demais ingredientes e adicione também o molho de tomate. Ponham em uma vasilha untada com óleo e comece a montar a lasanha em camadas. A última delas deve ser de molho e você pode ralar queijo parmesão por cima. Leve ao formo e deixe cerca de vinte e cinco minutos. Prontinho! Agora é só aproveitar os irresistíveis sabores da berinjela.
E você já fez pasta de berinjela? Conta para a gente como é a sua receita especial que utiliza essa leguminosa como ingrediente. Você tem algum segredo para deixar ela ainda mais saborosa? Que tal compartilhar esse artigo com seus amigos e nas suas redes. Esperamos receber sua visita novamente aqui no Mundo Ecologia, ok? Aqui temos sempre os melhores conteúdos sobre os mais diversos temas que envolvem a natureza.