Uma dúvida muito frequente das pessoas é se o passarinho come ou não carambola. E se não come, por que?
Vamos buscar responder e explicar alguns fatos interessantes que causam curiosidade nas pessoas, já que nós comemos normalmente, mas será que o passarinho come carambola? É verdade que ele não bica?
Neste artigo responderemos estas e outras questões referentes aos pássaros e essas deliciosas e saborosas frutas, mas que pode causar uma série de consequências para pessoas que possuem problemas renais. Confira e se atente!
Carambola e Seus Benefícios
A carambola é fruta deliciosa, que proporciona uma série de benefícios à saúde, mas devemos nos atentar pois ela também pode causar problemas, especialmente para as pessoas que possuem insuficiência renal; elas podem até levar à morte.
Por isso é fundamental que quem possua, ou ainda não sabe que possui, procurar um médico especialista no assunto que auxiliará no tratamento, e de forma alguma consuma carambola. Existe caso de pessoas que não sabia que possuíam problemas renais, consumiram a carambola e morreram. Mas isso foi um caso, não quer dizer que vai acontecer isso com todos que consumirem carambola, mas quem possui problema renal, o indicado é que não consuma. Explicaremos mais adiante.
Pois a seguir, falaremos de alguns benefícios desta fruta, a carambola, que possui um formato semelhante a uma estrela e é muito utilizada na decoração de pratos.
Ela possui uma vasta quantidade de vitamina A, B e se destaca pela quantidade de minerais, tais como potássio, cálcio, cobre, fósforo, entre outros. Ela, como todas as outras frutas são bastante benéficas à saúde, se você não possui problemas renais, pode consumir carambola a vontade, é uma delícia e proporciona diversos benefícios para nossa saúde, como por exemplo:
- É uma excelente auxiliadora quando o assunto é a perda de peso. Pois possui uma quantidade significativa de água, além disso, baixíssimos valores nutricionais e poucas calorias. Desta maneira, é altamente indicada para quem está de regime e deseja perder alguns quilinhos. As frutas no geral possuem um alto grau de saciedade, matando a vontade comer, o que provavelmente comeríamos alimentos mais calóricos.
- Ela também fortalece o nosso sistema imunológico, deixando-nos livre de infecções, resfriados e gripe. Isso se deve a grande quantidade de vitaminas e minerais que estão presentes na fruta; sendo assim, como muitas outras, seu consumo é indicado para pessoas que buscam ficar longe de resfriados.
- Devido a presença de Cálcio e Potássio, ela auxilia também na fortificação dos nossos ossos, cabelos, dentes e unhas. Eles são excelentes para nosso organismo e para nossa saúde.
Mas lembre-se não é comendo apenas a carambola que esses benefícios virão. É preciso de uma alimentação saudável visando tais ações para nosso organismo.
Sendo assim, um conjunto de alimentos pode resolver, não apenas um; como o caso da carambola e de tantas frutas, elas auxiliam e possuem tais características benéficas, mas precisamos nos alimentar de diversas outras frutas, legumes, vegetais, massas e eliminarmos a maior quantidade de açúcar e gorduras, para obter uma alimentação saudável e uma excelente qualidade de vida, com saúde e bem-estar.
Mas para algumas pessoas ela pode ser fatal, fique atento se você possui insuficiência renal, a carambola é perigosa! Confira a seguir para quem não é indicado e o porquê disso!
Carambola é Perigosa?
Sim! A carambola possui em sua composição uma neurotoxina capaz de causar grandes prejuízos a pessoas com insuficiência renal.
Diversos estabelecimentos colocaram por lei placas de aviso e foram indicados para não vender a fruta para pessoas com tais problemas. Já que é extremamente perigoso.
Essa toxina é conhecida como ácido oxálico, que está presente em uma série de alimentos, mas não com a mesma quantidade que está na carambola. Nela está presente uma grande quantidade deste ácido (como também acontece com o espinafre e cacau) que pode levar uma série de doenças para as pessoas que possuem problemas renais; como por exemplo artrite, gota e osteoporose.
Tal ácido é um dos principais, se não o principal, causador de pedras no rim, ele reage com íons de ferro e neutraliza ações dos nutrientes fundamentais para nosso organismo.
Ele também é capaz de neutralizar o Cálcio, isso é extremamente prejudicial, pois o cálcio é um excelente mineral para os ossos. E ainda por cima, produz um tipo de sal com baixa solubilidade, que formam os cálculos renais, conhecido também como as pedras do rim; este sal produzido é conhecido como oxalato de cálcio.
O rim de uma pessoa sem o problema filtra normalmente a toxina que pode ser facilmente eliminada do corpo, mas para quem possui insuficiência renal, o rim não é capaz de filtrar, levando a pessoas primeiro a entrar em coma e posteriormente a morte. O rim da pessoa com insuficiência não elimina, fazendo com que ocorra o acúmulo de sangue, que consequentemente invade o sistema nervoso central; gerando convulsões, coma.
Caso isso aconteça, o indicado, é que procure urgentemente um médico e realize a hemodiálise. A grande maioria das pessoas não sabem dos danos da carambola e acabam comendo sem atenção.
Sendo assim, podemos entender com mais facilidade o porquê dos passarinhos não comerem e nem bicarem as carambolas.
Passarinho Come Carambola? É Verdade Que Ele Não Bica?
Não, o passarinho não come e nem bica a carambola, e podemos entender facilidade o porquê dos passarinhos não comerem e nem bicarem as carambolas.
De fato, ela madura no pé e é uma deliciosa fruta, mas é também uma das poucas que o passarinho não come. Isso se deve a presença do ácido oxálico, que citamos acima.
A grande quantidade deste ácido inibe a ação dos passarinhos e eles evitam de bicar a fruta. Desta maneira, diferente de muitas outras frutas, a carambola não é consumida pelos passarinhos.
A natureza é sábia, e os animais agem de acordo com seus instintos, o passarinho simplesmente evita consumir a fruta e alimenta-se de outras.
Eles adoram comer mamão, abacate, seriguela, entre muitas outras que estão disponíveis nos pés.
Gostou do artigo? Confira outras curiosidades nos posts do Mundo Ecologia.