Embora seja usado em quantidades muito pequenas pelas plantas, o manganês é de suma importância para o crescimento saudável das plantas, como todos os micronutrientes. Entre outros, desempenha um papel significativo no processo de fotossíntese.
O manganês (Mn) é um micronutriente vegetal importante e é requerido pelas plantas na segunda maior quantidade em relação ao ferro. Como qualquer outro elemento, pode ter um fator limitador do crescimento das plantas se for deficiente ou tóxico no tecido vegetal. É semelhante ao ferro de muitas maneiras, e a deficiência ou toxicidade do manganês é muitas vezes confundida com deficiência ou toxicidade do ferro.
O manganês é utilizado em plantas como um dos principais contribuintes para vários sistemas biológicos, incluindo fotossíntese, respiração e assimilação de nitrogênio. O manganês também está envolvido na germinação do pólen, crescimento do tubo polínico, alongamento das células radiculares e resistência a patógenos radiculares.
Deficiência
Os sintomas de deficiência de manganês, que muitas vezes se parecem com os de deficiência de ferro, aparecem como clorose interveinal (folhas amarelas com veias verdes) nas folhas jovens e, às vezes, manchas bronzeadas, afundadas, que aparecem nas áreas cloróticas entre as veias.
O crescimento das plantas também pode ser reduzido e atrofiado. A deficiência de manganês pode ocorrer quando o pH do meio de cultivo excede 6,5, porque está amarrado e indisponível para a absorção.
A deficiência também pode ocorrer devido às baixas taxas de aplicação de fertilizantes, uso de fertilizantes de uso geral (que tipicamente têm conteúdo reduzido de micronutrientes), lixiviação excessiva ou aplicação de demasiados drenos de quelato de ferro.
Toxicidade
Os sintomas de toxicidade do manganês começam com a queima das pontas e margens das folhas mais velhas ou como manchas castanhas-avermelhadas nas folhas mais velhas.
A toxicidade severa pode resultar em manchas que se tornam mais numerosas e maiores, formando manchas nas folhas mais velhas. A níveis de pH abaixo de 5,5, o manganês é muito solúvel e os sintomas de toxicidade são prováveis, especialmente em gerânios zonais e calêndulas.
A toxicidade do manganês pode ocorrer se a taxa de aplicação de fertilizantes for excessiva.
Semelhanças com o Ferro
O manganês e o ferro estão intimamente relacionados, pelo que o manganês compete com o ferro e, em menor medida, com o zinco, o cobre, o magnésio e o cálcio para absorção pela planta.
Mantenha a relação manganês/ferro a 1:2 para melhores resultados, e teste o meio de cultivo para verificar se todos os níveis de nutrientes e pH estão dentro de suas faixas normais. O manganês e o ferro apresentam sintomas de deficiência nas folhas e toxicidade semelhantes.
As deficiências de manganês e de ferro aparecem ambas como clorose interveinal das folhas jovens. A principal diferença é que à medida que a deficiência de manganês progride, as áreas de que estão com a cor de bronze se desenvolvem entre as veias, enquanto a deficiência de ferro progride para um aspecto quase branco nas folhas.
As toxicidas do ferro e do manganês apresentam sintomas idênticos, por isso é difícil distingui-las.
Não se pode fazer suposições e instituir medidas corretivas sem testes laboratoriais para confirmar a existência de uma deficiência de manganês. Se você suspeita que há um problema com manganês ou ferro, a abordagem prudente é testar o meio e o tecido de plantas “normais” e “anormais” e a(s) solução(ões) nutriente(s) que são aplicadas. Esta é a única maneira de saber se há deficiência ou toxicidade de manganês.
Onde Encontrar o Manganês
A maioria dos meios de cultivo comerciais contém um pacote de nutrientes “iniciais” que inclui manganês e os outros micronutrientes essenciais, mas que satisfazem as necessidades de uma cultura durante aproximadamente uma semana.
A alimentação constante com fertilizantes solúveis em água e de turfa é a melhor maneira de garantir que todos os micronutrientes essenciais, incluindo o manganês, sejam fornecidos nas proporções corretas.
Teste sua água antes da estação de produção e consulte seu fabricante de fertilizantes sobre os fertilizantes necessários para complementar a qualidade de sua água. Algumas fontes de água contêm manganês, mas raramente o suficiente para suprir as necessidades de uma cultura.
Magnésio e Manganês
É preciso que você note as particularidades entre o magnésio e o manganês, pois alguns tendem a achar que são iguais, mas, não são! Tanto o manganês quanto o magnésio são minerais essenciais. Porém, eles têm funções bem distintas entre si.
O magnésio faz parte da molécula de uma clorofila. As plantas que carecem de magnésio tornam-se amarelas ou verde-pálidas. Já uma planta que possui carência de magnésio apresentará primeiro sinais de amarelamento nas folhas mais idosas, bem perto do fundo da planta.
Algo que deve ser entendido é que o manganês não é uma parte da clorofila. Os sintomas de falta de manganês são bem parecidos aos do magnésio porque o manganês está totalmente entrelaçado à fotossíntese.
As suas folhas tornam-se amarelas e há também clorose interveinal. Entretanto, o manganês não é tão móvel em uma planta quanto o magnésio, de modo que os seus sintomas de debilidade apareçam primeiro nas folhas que acabaram de nascer.
Sempre é melhor ter uma amostra para determinar a o porquê desses sintomas. Outros problemas, como a falta de ferro, nematoides e herbicidas, também podem ser os causadores do amarelamento das folhas.
Como Corrigir a Deficiência de Manganês?
Quando você tem absoluta certeza de que a sua plantinha possui uma deficiência de manganês, você pode solucionar este problema de alguns modos. Um fertilizante de alimentação foliar com manganês, por exemplo, poderá ajudar a aliviar este problema.
Isto também pode ser utilizado no solo. O sulfato de manganês está disponível facilmente em grande parte dos centros de jardinagem e funciona muito bem para este tipo de problema.
Tenha a certeza de diluir qualquer nutriente químico até a metade da força para não causar a queima de nutrientes. Geralmente, as taxas de aplicação para plantas de paisagem são de 1/3 a 2/3 xícara de sulfato de manganês por 30 metros quadrados.
A taxa de per-acre para essas aplicações é de 0,5 a 1 quilo de sulfato de manganês. Antes do uso, você pode regar bem a área ou as plantas ao redor para que o manganês possa ser absorvido pelo solo de maneira mais fácil. Leia e siga cuidadosamente as diretrizes de aplicação do produto que você adquiriu para obter os melhores resultados.