Na natureza, podemos encontrar inúmeras plantas capazes de oferecer muitos benefícios importantes para a nossa saúde. E uma das plantas mais conhecidas, e que é usada há milhares de anos, devido às suas propriedades cosméticas e medicinais, é a Aloe vera, mais conhecida como babosa.
A babosa serve tanto para tratar os cabelos e a pele, quanto para tratar vários tipos de problemas de saúde também.
A sua principal aplicação é na indústria de cosméticos, na fabricação de shampoos, cremes de pentear, condicionador, hidratação e também na fabricação de produtos para a pele. Ela é excelente para cuidar dos cabelos e da pele em especial, pois tem inúmeros benefícios a oferecer.
No post de hoje, vamos aprender para que serve o gel de babosa e quais são os seus benefícios. Confira abaixo!
Para que Serve o Gel de Babosa?
Existem vários tipos diferentes de babosa. No entanto, a que possui propriedades medicinais é somente a Aloe vera.
No interior da folha da babosa há um gel transparente, e que é amplamente usado nas mais variadas situações.
Veja abaixo para que serve o gel de babosa e os seus principais benefícios:
- Para hidratar os cabelos: a babosa é ótima para hidratar os cabelos e também atua na sua proteção, pois cuida do couro cabeludo, protegendo contra os danos causados pelo clima, pela chuva, vento, contra a oleosidades excessiva e deixando os cabelos mais macios, sedosos e brilhantes.
- Para tratar a acne: a babosa ajuda a acalmar e a acelerar a cura de vários problemas de pele, como a acne, por exemplo. Além de outros problemas, como feridas, picadas de insetos, erupções cutâneas, e muito mais…
- Tratar problemas digestivos: como a babosa contém ácidos graxos em sua composição, ela ajuda a tratar irritação e inchaço no estômago, no cólon e no intestino delgado.
- Hidratar a pele: a babosa é muito usada em tratamentos de pele. Inclusive, essa é uma das suas principais funções. O gel da babosa promove a regeneração das células e uma hidratação natural, prevenindo o envelhecimento e deixando a pele com um aspecto bem mais saudável e bonita. Além do mais, o gel da babosa também atua como um antirrugas natural, e ele pode ser usado diretamente na pele do rosto.
- Ajuda a reduzir a celulite: o uso frequente da babosa, aliado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos regulares, ajuda a diminuir a celulite também.
- Trata queimaduras solares: a babosa atua na prevenção e no tratamento de queimaduras solares. É por isso que ela é inserida na composição de vários cosméticos.
- Trata a prisão de ventre: o gel da babosa também tem efeito laxante, aliviando problemas de prisão de ventre. A babosa contém um elemento chamado látex, presente no gel e que age fazendo com que o intestino se movimente melhor.
- Eliminar caspas: o gel da babosa é muito bom no combate à caspa e seborreia. O produto pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, ou misturado a outros produtos de tratamento. Ele contém enzimas que ajudam a eliminar células mortas do couro cabeludo.
- Evita a queda de cabelo: o gel da babosa também é usado frequentemente para tratar a queda dos cabelos, pois essa faz com que a raiz dos fios fiquem bem mais fortes e resistentes.
- Além de também tratar gripes e resfriados, aumentar o apetite sexual, combater pedra nos rins, reduzir o colesterol, atuar como energético, baixar a febre, promover o relaxamento muscular, tratar problemas bucais, e etc.
Como Usar a Babosa
O gel da babosa pode ser usado de várias formas diferentes. É possível encontrar o produto in natura, em pé ou como componente de produtos de beleza.
A babosa pode ser usada sozinha ou aliada a outros produtos, tanto no tratamento dos cabelos, quanto no tratamento da pele.
Propriedades do Gel da Babosa
A babosa é uma planta que apresenta várias propriedades. Ela tem ação antitérmica, anestésica, cicatrizante, anti-inflamatória e muito mais.
- Ação antitérmica: a forma mais comum de usar a babosa para diminuir a febre é com compressas com o gel da planta.
- Anestésica: para aliviar problemas como reumatismo, dor muscular, enxaqueca e dores ósseas, basta fazer uma compressa com o gel da babosa.
- Cicatrizante: o gel da babosa tem efeito cicatrizante, pois ele é capaz de penetrar nas 3 camadas da pele, e melhorar a cicatrização de feridas e queimaduras.
- Anti-inflamatória: mais um benefício do gel da babosa é o seu efeito anti-inflamatório. Ele ajuda a tratar infecções, e age no organismo da mesma maneira que o cortisona, sem causar os efeitos colaterais que essa substância causa.
Como Cultivar a Babosa
Quem quiser, pode cultivar a babosa em casa. A muda pode ser comprada em floriculturas ou até pela internet.
Veja abaixo quais são os principais passos para cultivar a babosa:
1° Passo: todo tipo de planta suculenta, como é o caso da babosa, gosta de solo bem drenado, que não fique compactado e nem encharcado. Uma dica é misturar 50% de terra orgânica com composto e adubada, e 50% de areia.
2° Passo: se for plantada no vaso, este precisa ser amplo. Apesar de a raiz da babosa ficar superficialmente, ela precisa de espaço suficiente para crescer. No entanto, se quiser produzir mudas da planta, ela deverá ser plantada em vasos pequenos, para que a babosa tenha que gerar “filhotes” caso queria sobreviver.
3° Passo: a babosa não gosta de terra encharcada. Por isso, não precisa regar demais. O ideal é somente pulverizar água por cima da planta. Isso já é o suficiente.
4° Passo: quando transplantar uma muda de babosa para um outro vaso, o ideal é deixá-la cerca de 3 dias sem água. Dessa forma, ela terá mais condições de se refazer do trauma com mais facilidade.
5° Passo: babosa gosta de sol pleno. Ainda que ela esteja dentro de casa, o ideal é procurar por um lugar que tenha luz direta sobre a planta. Caso contrário, ela pode apodrecer e morrer.
Contraindicação da Babosa
A utilização interna da babosa é contraindicada para mulheres grávidas, que estão amamentando, crianças e para pacientes que apresentam problemas como: prostatite, varizes, nefrite, cistite, pedras na bexiga, inflamação no útero ou no ovário, apendicite, disenteria, fissuras anais e hemorroidas.