Os chás medicinais são parte importante da vida de muitas pessoas, estando presentes no dia a dia de diversos indivíduos. Dessa maneira, é muito comum que as plantas sirvam de base para a produção de inúmeros chás, que podem ser usados também com inúmeras finalidades, ajudando o tratamento de muitos. Um desses exemplos se dá com o famoso chá de arnica-do-mato. Não conhece? E a arnica-brasileira?
Na verdade, a denominação pouco importa nesse caso, já que se trata da mesma planta, que tem o seu nome alterado a partir de variações regionais, algo muito comum em todo o Brasil. A arnica-do-mato, assim, pode ajudar as pessoas a combater lesões e inflamações, além de diminuir as dores localizadas. O remédio natural é amplamente utilizado há centenas de anos em todo o Brasil, com a planta sendo vendida em muitas partes do país.
Todavia, ainda assim há quem precise conhecer um pouco mais sobre a arnica-do-mato antes de optar por fazer uso o chá dessa planta. Portanto, se você é uma dessas pessoas e deseja conhecer mais detalhes sobre o chá de arnica-do-mato, veja abaixo tudo sobre a planta e a bebida, entendendo por completo como você pode ser ajudado.
Benefícios do Chá de Arnica-do-Mato
O chá de arnica-do-mato, antes de tudo, pode ser tóxico e, dessa forma, a ingestão da bebida apenas deve ser realizada a partir de instrução médica. Contudo, ao mesmo tempo, o chá pode servir para acabar com muitos dos problemas externos vividos por alguém. No caso, o chá de arnica-do-mato deve ser usado na forma de banhos, bochechos e gargarejos.
Porém, é muito importante que o consumo do chá seja evitado, já que isso pode acarretar problemas graves para as pessoas. Assim, passar o chá sobre feridas costuma ser muito eficiente para diminuir a intensidade da dor localizada, além de acelerar o processo de recuperação. Vale lembrar que o chá de arnica-do-mato, quando passado sobre uma ferida em fase de cicatrização, pode causar um pequeno incômodo. Mas, em todo caso, o seu efeito acaba por valer a pena.
Além disso, a arnica-do-mato ainda pode ser passada sobre inflamações em todo o corpo humano, ajudando a diminuir inchaço e a dor no local. Assim, fica claro que essa planta é extremamente útil para a melhora de muitos problemas ligados ao corpo humano, sendo indicado apenas o seu uso externo, sem a ingestão da bebida.
Conheça a Arnica-do-Mato
A arnica-do-mato é uma planta que pode possuir outros nomes, a depender do local em questão. Esse tipo de arnica é um pouco diferente da chamada “arnica verdadeira”, sendo uma versão até mesmo mais comum em grande parte do Brasil. Em geral, a origem da arnica-do-mato é atribuída ao estado de Minas Gerais, onde italianos puderam encontrar a planta pela primeira vez.
Rapidamente, portanto, foi possível comparar a cultura à arnica verdadeira, a original, sendo possível demonstrar que a versão nacional possui muitas características em comum. Ademais, a arnica-do-mato pode chegar até os 2 metros de altura quando em fase adulta, o que torna um tanto complicado realizar o plantio dessa cultura em casas pequenas e sem muito espaço. Portanto, para que se possa cultivar a arnica-do-mato, é preciso ter o ambiente necessário exigido pela planta.
Outro detalhe interessante é que esse tipo de arnica se mostra de fácil proliferação por todo o Brasil, sendo considerada até mesmo uma planta invasora por muitos agricultores. Isso porque a arnica-do-brasil, também chamada de arnica-do-mato, pode roubar os nutrientes do solo para si, deixando outras culturas em dificuldades. O processo costuma ser bastante comum nos locais em que os solos são mais pobres.
Efeitos Colaterais do Chá de Arnica-do-Mato
Toda bebida possui efeitos colaterais e, como era de se imaginar, não é nada diferente com o chá de arnica-do-mato. O principal efeito colateral do chá se dá com a sua ingestão, que não é recomendada pelos médicos. Assim, o ideal mesmo é que o chá de arnica-do-mato seja usado para banhos ou passado apenas em lesões ou fraturas externas.
Quando a solução é ingerida pelas pessoas, pode causar uma série de complicações pelo corpo e, em último caso, até mesmo causar a morte. Além disso, quando passada sobre a pele por muito tempo, a arnica-do-mato pode causar muitas erupções e danificar o corpo humano. Além disso, a pessoa sentirá uma forte sensação de ardência no local.
O uso prolongado da arnica-do-mato sobre a pele, na verdade, pode até mesmo desenvolver feridas graves e, em último caso, ajudar no desenvolvimento de um câncer. Ademais, quando ingerido, o chá de arnica-do-mato é capaz de causar palpitações no coração, mudando o ritmo cardíaco do seu paciente. Diarreia e vômitos também são problemas relativamente comuns para quem insiste em tomar o chá de arnica-do-mato, sobretudo quando isso acontece com uma certa frequência.
Mais Informações Sobre a Arnica-do-Mato
A arnica-do-mato é uma planta muito comum no Brasil e, como tal, possui grande fama em boa parte do território nacional. A floração dessa planta acontece logo ao fim do verão, quando o outono está a todo vapor. Nessa fase, é muito comum que as flores da arnica-do-mato comecem a aparecer de maneira mais comum, com mais beleza e força. Já os frutos da planta aparecem um pouco depois, por volta dos meses de abril ou maio, quando o tempo em grande parte do país começa a ficar mais frio.
Esse tipo de planta ainda pode ser usado para a produção de muitos óleos essenciais, sobretudo as partes mais aéreas da arnica. Alguns médicos, na verdade, recomendam o uso da arnica-do-mato apenas em forma de óleo, já que assim não haverá a tentação de ingerir o chá, possivelmente tóxico.
De qualquer forma, os efeitos positivos da arnica-do-mato para a saúde das pessoas já estão comprovados, bastando apenas que o seu uso seja mais consciente por parte dessas mesmas pessoas. Isso porque, como já ficou claro, o uso das propriedades da arnica-do-mato, sem o devido conhecimento das mesmas, pode acabar por se transformar em um grande problema para os usuários. Portanto, o conhecimento é tudo quando se trata dessa versão de arnica.