A amêndoa doce é uma oleaginosa rica em muitos nutrientes. Vitaminas, fibras, minerais e proteínas são apenas alguns dos importantes componentes que ela pode oferecer para quem a consome. No artigo de hoje vamos falar um pouco dos benefícios da amêndoa e a forma de ingerir esse alimento. Vamos conferir?
Características da Amêndoa Doce
Uma porção de quase trinta gramas de amêndoa pode ter mais de 150 calorias. Mas não é só como uma poderosa fonte de energia que ela pode servir. As oleaginosas possuem como principal característica a concentração em abundância de óleo e a presença de uma rígida casca que também pode ser consumida em alguns casos. Além das amêndoas doces, também fazem parte desse grupo o amendoim, a castanha, a noz e a avelã.
A amêndoa doce é comumente usada em muitos pratos culinários, mas pode ser consumida também in natura. É delas que também são extraídos óleos que são usados para fins medicinais e estéticos. Separamos alguns dos benefícios que esse fruto pode trazer para a sua alimentação e a sua saúde. Confira:
Melhorias no Colesterol e Prevenção do Câncer
Mesmo que possuam quantidades consideráveis de gordura, a amêndoa é uma aliada importante no combate do colesterol que faz mal (também conhecido como LDL) e no aumento do bom colesterol. Com essas taxas em dias, você ganha mais saúde e reduz os riscos de desenvolver problemas cardíacos.
Estudos destacam que o consumo da oleaginosa é realmente importante para reduzir os níveis de colesterol e pode ser uma excelente alternativa natural para combater o problema de saúde. Os cientistas também comprovaram que ela pode ser usada para prevenir vários tipos de câncer devido a quantidade de antioxidantes que possuem em sua composição, proporcionando uma recuperação das células problemáticas.
Os resultados são ainda melhores quando falamos do câncer de cólon, já que o fruto ajuda que os alimentos passem com mais facilidade ao chegar no órgão. As fibras da amêndoa doce são responsáveis por esse incrível benefício.
Previne o Envelhecimento e Ajuda na Dieta
Para quem quer prevenir o envelhecimento, o consumo de amêndoa doce pode ser muito interessante. As propriedades nutritivas dela fazem com que a pele tenha uma proteção a mais contra os raios ultravioletas e proporciona que a pele permaneça mais conservada. Mas lembre-se: a parte da oleaginosa que mais contém essa característica é a sua casca.
Além disso, a concentração de vitamina E ajuda na produção do colágeno, componente essencial para manter a pele linda e sem rugas. Mas os benefícios não param por aí: por proporcionarem saciedade, são usadas com muita frequência por quem está fazendo dieta e buscando o emagrecimento.
Com uma porção pequena, a amêndoa doce pode garantir saciedade com poucas calorias níveis de carboidrato. E aí? Ainda está dúvida se deve inserir esse alimento na sua dieta? Saiba que um estudo realizado na Europa mostrou que um pouco mais 40 gramas de amêndoa podem ser responsáveis por saciar a fome. Mesmo possuindo grande concentração de gordura elas são essenciais para o metabolismo e garantem que o corpo fique alimentado. Portanto, a amêndoa pode ser uma boa opção para os lanches entre as refeições.
Ajuda Para o Coração e o Diabetes
Como já foi destacado, as amêndoas são ótimas para prevenir doenças cardíacas pela quantidade de bons nutrientes que existem em sua composição. Uma pesquisa revelou que quem consome amêndoa diariamente pode desenvolver menos as chances de ter um ataque do coração, além de ter uma melhoria no funcionamento das artérias.
Para quem sofre com a diabetes, a oleaginosa pode auxiliar nos níveis de glicose e evitar que a corrente sanguínea tenha altos picos de açúcar. Além disso, a amêndoa controla o magnésio no corpo, componente responsável por muitos processos no nosso corpo.
A hipertensão também pode receber benefícios com o consumo de amêndoas, já que não tem os níveis de magnésio controlados pode desenvolver mais problemas de coração e nos rins. Os nossos músculos podem ficar mais desenvolvidos, pois a amêndoa doce é rica em proteínas que auxiliam esse processo. Já o ômega 3 presente na fruta pode ajudar com os dentes e ossos fornecendo nutrientes que evitam o surgimento de doenças como a osteoporose.
Por fim, mas não menos importante, lembramos que as amêndoas podem garantir muita energia para o seu corpo. Caso você realize atividades físicas ela é uma alternativa muito saudável e que deve ser consumida. Alguns dos seus componentes como o cobre e o manganês atuam acelerando o metabolismo e auxiliando na perca de peso.
Com todos esses benefícios é praticamente impossível não incluir a amêndoa doce na sua dieta, não é? O mais interessante é que ela pode ser consumida in natura ou como ingrediente de receitas como tortas, bolos e até mesmo bombons. Além disso, o seu óleo pode ser usado para tratamentos estéticos.
Benefícios Para a Beleza
Outra utilização incrível que a amêndoa pode ter é na área da beleza. O seu óleo possui grande quantidades de nutrientes que são benéficos para a saúde da nossa pele. A indicação é que ele seja aplicado por todo o corpo para proporcionar hidratação e suavidade. Capriche naquelas áreas que costumam apresentar mais ressecamento evitando descamações e preservando a oleosidade natural da cútis. Além de tudo, o cheirinho é uma delícia, não é mesmo? Lembrando, também, que o óleo de amêndoas deve ser evitado em peles mais oleosas, ok?
Depois desse artigo, certamente você não vai deixar faltar amêndoa doce na sua casa, não é? Você sabia que ela possuía essa infinidade de benefícios? Caso você já tenha o hábito de consumi-la, conta para a gente a sua experiência com a oleaginosa e de que forma você costuma incluir na sua dieta. Não esqueça de deixar um comentário nos contando o que achou desse conteúdo, ok?
Aproveite e acompanhe outros artigos aqui no Mundo Ecologia sobre as mais diversas espécies de plantas, animais e curiosidades sobre a natureza. Esperamos receber sua visita mais vezes! Até mais!