Uma das coisas que melhor podemos usufruir da natureza são seus produtos naturais, em especial, aqueles que são originários de diversos tipos de plantas. São produtos que servem para muitas finalidades (algumas que você nem nem imagina). É o caso da calêndula e da pomada feita a partir dela. Aproveitando, vamos descobrir sua utilidade?
Pra Começar: O Que É a Calêndula, Afinal?
Primeiramente, vamos esclarecer: a Calendula é um gênero de plantas que também são popularmente conhecidas como margaridas. Originária da África central, ela foi trazida para o Brasil em meados do século XVIII, quando foi bastante disseminada por aqui. Porém, existe a calêndula em si, cujo nome científico é Calendula officinalis, e é originária da Europa meridional, sendo da mesma família das margaridas.
Aqui em nosso país, por sinal, essa planta se adaptou com muita facilidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Nos dias atuais, a calêndula é cultivada não somente para fins ornamentais, como também para a fabricação de certos medicamentos e até mesmo de cosméticos. Trata-se de uma planta anual (ou seja, que floresce a cada ano, sempre em um período determinado), que pode atingir 50 cm de altura, apresentando caules bem ramificados em suas hastes.
Outra utilidade da calêndula muito interessante é que as suas flores cultivadas da maneira mais natural do mundo, sem agrotóxicos ou aditivos químicos são comercializadas por aí para serem consumidas em saladas, ou no acompanhamento de outros tipos de pratos.
Como Se Iniciou Oficialmente o Uso Medicinal da Calêndula?
Hoje em dia, essa planta é bastante usada na área medicinal, especialmente na forma de pomadas, mas, seu uso com essa finalidade vem de muito tempo atrás, mais especificamente da guerra civil espanhola. Nessa ocasião, médicos que atuavam nos campos de batalha desse conflito usavam flores e folhas de calêndula para o tratamento dos ferimentos dos soldados, sendo que anos mais tarde, a ciência descobriu oficialmente que essa planta, de fato, é um ótimo cicatrizante.
Quem se utiliza bastante dessa planta é a chamada medicina homeopática, produzindo medicamentos para serem usados de forma oral, e em casos como, por exemplo, situações pós-operatórias. Já na dita medicina popular, essa planta é bastante usada para tratar de problemas ligados ao útero e a cólicas menstruais. Fora que ela também é usada para estimular as atividades hepáticas, e também para amenizar espasmos gástricos.
No entanto, é preciso ficar atento, pois mesmo sendo um produto natural, é necessário evitar exageros ou mesmo abusos na aplicação dessa planta. Em se tratando da calêndula, o seu uso em excesso pode causar depressão, nervosismo, falta de apetite, náuseas e vômitos.
E, A Pomada da Calêndula? Especificamente, Pra Quê Serve?
De um modo geral, a pomada feita à base dessa planta é usada para o tratamento de queimaduras de primeiro grau, queimaduras oriundas do sol, feridas de qualquer tipo, picadas de insetos (especialmente pra quem for alérgico), e até mesmo assaduras em bebês. Só é possível a pomada dessa flor fazer tudo isso porque a planta possui propriedades que são analgésicas, antissépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. E, como se pode perceber, é um tipo de pomada que pode ser usada tanto por crianças, quanto por adultos.
Caso vá a uma farmácia ou casa que venda produtos naturais, você irá encontrar essa pomada com o nome de Creme de Calêndula, Pomada de Calêndula, Calêndula Concreta ou Pomada de Calêndula Officinalis D1 da Almeida Prado. Qualquer uma dessas denominações serve para essas finalidades que citamos anteriormente, fora que ela também pode ser usada para o tratamento de acne, aftas, assadura dos bebês, rachaduras dos mamilos durante a amamentação, eczema e também de impetigo.
Uma coisa positiva é que, mesmo sendo fabricada à base de um produto natural, a pomada de calêndula não é tão cara assim, ficando na média de R$ 15,00. Claro, o valor vai depender muito do laboratório que fabrica o produto, além da dosagem dele também.
Já o modo de usar da pomada é bastante simples, bastando fazer a aplicação na área que e quer tratar umas 3 vezes ao dia. A plicação no local afetado deve ser feita com uma espécie de massagem, pois somente dessa forma o produto será devidamente absorvido.
Em termos de efeitos colaterais, ainda não se tem informações a respeito disso, ou seja, por enquanto, em tese, qualquer um pode fazer uso dessa pomada. Já com relação a contraindicações, esse produto não é indicado pra quem possua hipersensibilidade a algum componente que esteja presente na fórmula da pomada. Ela não não deve ser usada por gestantes sem a devida orientação médica, e muito menos deve ser aplicada em feridas que estejam abertas, e (pior) que estejam sangrando.
O Uso da Calêndula em Cosméticos
Mesmo sendo tão eficiente para uso medicinal, é na fabricação de cosméticos que a calêndula se destaca. São muitos os princípios ativos que a planta possui, e que são utilizados no tratamento da pele e dos cabelos. Pra dar um exemplo, a planta possui uma substância chamada de calendulina, que é um pigmento que dá a cor alaranjada às pétalas da flor, que é o que dá um poder regenerador para produtos fabricados na área de cosméticos, e que são ótimos para cabelos danificados.
Sem contar ainda que existem outros princípios que que possibilitam a fabricação de shampoos, loções, sabonetes e cremes, sendo que a calêndula é uma das principais bases atualmente na fabricação de produtos que servem para cabelos oleosos, além de peles que tenham problemas com cravos e espinhas. Produtos, esses, que podem ser usados tanto de maneira oral, quanto em pomadas (como falamos no tópico anterior).
E, Como Faz Pra Cultivar a Calêndula?
Nesse caso, o que a planta necessita é de luz do sol, principal elemento que faz ela crescer de maneira saudável. Trata-se daquele tipo de planta que precisa de, pelo menos, 4 horas diárias de sol direto, onde o solo precisa ter uma mistura rica em matéria orgânica, com uma parte de terra comum de jardim, outra parte de terra vegetal e mais duas partes de composto orgânico.
Na verdade, pra quem se interessar, o ideal é adquirir mudas já prontas. As regas devem ser feitas sempre que a terra estiver seca.