O malvarisco contém mucilagem e outras substâncias úteis no tratamento de inflamações de vários tipos, especialmente as do trato respiratório e da cavidade oral. É uma planta herbácea com caule não lenhoso, perene ou bienal, e faz parte da família malvaceae.
Um Pouco Sobre O Malvarisco
Como todas as malváceas, é utilizado pelo seu conteúdo de mucilagem e outras substâncias benéficas úteis no tratamento de inflamações de vários tipos. As partes utilizadas são as raízes, as folhas e as flores. Malvarisco é comum em muitas partes do mundo, em terras não cultivadas e ensolaradas. Além da mucilagem, contém substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, como flavonoides, anto-cianoides, ácidos fenólicos e escopoletina.
O alto conteúdo de mucilagem confere à planta propriedades emolientes, laxantes e calmantes. Pode ser usado no tratamento de catarro e tosse brônquica, descongestionar o intestino e como cosmético para pele vermelha e furunculose. Gargarejo pode ser preparado para inflamação da boca e contra rouquidão. Há quem diga que também é útil para problemas renais, contra a queima urinária e da bexiga.
Desta planta é conveniente distinguir as folhas inferiores, mais ou menos redondas, com cinco lóbulos e um pecíolo curto nos superiores, triangulares e com três lobos. A margem é irregular, a base em forma de cunha, o ápice pontiagudo. O retalho é de cor verde esbranquiçada, devido à presença de inúmeros pêlos; é macio e às vezes enrolado.
As flores de malvarisco são caracterizadas por uma corola regular, formada por cinco pétalas em forma de coração, com 2 a 3 cm de largura, inseridas, sozinhas ou em companhia, na axila das folhas superiores. A cor é delicada, variando de rosa malva a vermelho púrpura. O cálice é composto por cinco sépalas e é reforçado por um cálice de pequenas folhas lineares. Os estames são numerosos e unidos, para os filamentos, em um único pacote cilíndrico.
A planta é comum em grande parte da Europa, crescendo em locais úmidos, ao longo das valas, canais, margens e em torno das casas de campo. Também é usado como planta ornamental em jardins e hortas. Da raiz foi extraído o suco, que era o principal ingrediente dos malvariscos. O malvarisco é uma erva medicinal e uma erva oficinal. As raízes, por suas propriedades calmantes, foram dadas às crianças que mastigavam no período da dentição.
Para Que Serve a Folha De Malvarisco?
Na medicina popular, as folhas e as raízes do malvarisco são usadas como remédio para diarréia, úlceras e picadas de insetos. O malvarisco também é explorado pela medicina homeopática, onde pode ser facilmente encontrado na forma de grânulos, gotas orais e tintura-mãe. Neste contexto, a planta é usada para o tratamento de dores de garganta, tosse produtiva, tosse seca e bronquite.
A dose do remédio homeopático a ser tomado pode variar entre um indivíduo e outro, também dependendo do tipo de distúrbio a ser tratado e do tipo de preparação e diluição homeopática a ser utilizada. Quando o malvarisco é utilizado para fins terapêuticos, é essencial o uso de preparações definidas e padronizadas em ingredientes ativos (mucilagem), pois essa é a única maneira de saber a quantidade exata de substâncias farmacologicamente ativas em uso.
Ao usar preparações de malvarisco, as doses do produto a ser tomado podem variar de acordo com a quantidade de substâncias ativas contidas. Geralmente, essa quantidade é reportada diretamente pelo fabricante na embalagem ou no folheto informativo do mesmo produto; portanto, é muito importante seguir as instruções fornecidas. De qualquer forma, antes de tomar qualquer tipo de preparação que contenha malvarisco para fins terapêuticos, é melhor entrar em contato com seu médico com antecedência.
Mucilagem De Malvarisco E Aplicações
Como já dissemos, as principais propriedades do malvarisco são emolientes e anti-inflamatórias. Essas atividades são particularmente úteis no caso de glossite, gengivite, faringite, esofagite, gastrite, colite inflamatória e espástica. O pó de raiz de malvarisco pode ser usado como macerado a frio e também como veículo de óleos essenciais.
Graças à rica presença de mucilagens, que tendem a formar uma fina camada protetora e hidratante sobre a pele, para uso externo, o malvarisco é útil na presença de pele irritada, sensível, seca, avermelhada, desidratada, fácil de quebrar e feridas, bem como queimaduras solares. Seu uso foi aprovado para o tratamento de irritações da mucosa orofaríngea e da mucosa gástrica e bronquite. Mais precisamente, as atividades acima mencionadas são principalmente atribuíveis às mucilagens contidas na planta.
As propriedades do fardo e da tosse sedativa nos catarros brônquicos também são atribuídas à malvarisco. Além disso, a partir de estudos in vitro, verificou-se que o extrato de malvarisco possui propriedades antibacterianas contra várias cepas de bactérias gram-positivas. Estudos em animais tem mostrado que a aplicação de extratos do malvarisco em feridas promove e acelera a cura.
Principais Aplicações De Malvarisco
Malvarisco contra tosse e bronquite: graças à atividade anti-inflamatória, emoliente e sedativa da tosse com a qual o malvarisco está equipado, o uso de suas folhas para o tratamento de doenças do trato respiratório, como tosse e bronquite, foi oficialmente aprovado. Para o tratamento dessas doenças mencionadas, o malvarisco deve ser tomado internamente.
Como indicação, a dose habitual recomendada em adultos é de 5 gramas de folhas por dia. No entanto, no mercado, você pode encontrar diferentes tipos de preparações de malvarisco para uso interno. Portanto, ao usar esses produtos, é aconselhável cumprir as indicações da posologia mostrada na embalagem ou no folheto informativo.
Malvarisco contra irritação da cavidade orofaríngea: graças à ação realizada pelas mucilagens presentes no interior da planta, o uso de raízes de malvarisco obteve aprovação oficial para o tratamento de irritações da cavidade orofaríngea. Como indicação, quando o malvarisco é usado na forma de medicamentos secos e picados para o tratamento das doenças acima mencionadas em adultos e adolescentes, é recomendável tomar cerca de 0,5 a 3 gramas de produto por dia.
Malvarisco contra irritações gástricas: as propriedades emolientes e anti-inflamatórias atribuídas às mucilagens presentes no malvarisco também são expressas no nível da mucosa gástrica. É precisamente por esse motivo que o uso das raízes da planta pode ser uma ajuda valiosa no alívio da irritação gástrica que ocorre no caso de gastrite, esofagite e colite inflamatória. Geralmente, para o tratamento dos distúrbios acima mencionados em adultos e adolescentes, recomenda-se tomar cerca de 3 a 5 gramas de medicamento seco e desfiado por dia.