A Folha da Índia é uma planta dotada de propriedades poderosas, com antídotos contra diferentes doenças. Mas afinal, para que serve?
Ela é utilizada sobretudo na cura de doenças e contra decorrentes infecções que podem acontecer no nosso organismo. Ela é consumida majoritariamente em forma de chá.
Continue acompanhando este artigo para saber mais a respeito da Folha da Índia, os principais benefícios da planta e dicas para fazer um incrível e delicioso chá para fortalecer o seu organismo e ficar longe de possíveis ameaças. Confira!
Folha da Índia: Conheça a Planta
A índia é conhecida mundialmente devido a sua exportação de chás. Muitos são produzidos no próprio país e possuem propriedades que auxiliam contra diversas doenças. A própria religião do país faz uso destes chás para conexão e rituais sagrados. Fato que torna a planta muito apreciada em todo o país.
A Folha da Índia é conhecida cientificamente como Camellia Sinensis e é classificada dentro da família Theaceae. Um grupo de plantas que são utilizadas principalmente devido aos seus benefícios e propriedades medicinais na composição de chás e pomadas. A árvore da planta da Índia pode crescer até os incríveis 15 metros de altura. Ela é oriunda do Nordeste Indiano e também do Sul da China.
É uma planta que conquistou o paladar de todos os continentes, tanto que hoje é consumida na Europa e em grande parte das Américas. Aqui no brasil não existem muitas árvores da espécie, apesar da facilidade de encontrar o famoso chá por aqui em lojas especializadas, em feiras e mercados.
As árvores têm capacidade de crescer 15 metros, porém, os cultivadores optam por deixá-las pequenas e com isso fazem podas regulares que mantém elas com cerca de 2 metros alturas no máximo. Suas folhas são alongadas e compridas, são brilhantes e de tom verde escuro, suas nervuras são bem demarcadas e garantem a característica única planta.
Quando florescem, suas flores aparecem na parte inferior das flores e dos galhos, elas são pequeninas, de coloração branca e com um miolo totalmente amarelado, ela divide-se em 3 principais estigmas e possui de 5 a 9 pétalas. Seus frutos são dotados de 3 sementes cada e através dele é possível fazer um óleo da própria essência da planta.
Agora que você já sabe as principais características da planta Folha da Índia, chegou a hora de saber as principais funções e benefícios. Confira!
Folha da Índia: Benefícios e Para que Serve
Falamos acima que ela é rica em propriedades benéficas para o nosso organismo, mas quais são elas?
Vale destacar que a planta é tão poderosa, que ela é utilizada para fazer dois tipos de chá, o Chá Verde e o Chá Preto. Esses que são muito consumidos pelas pessoas que fazem regime ou desejam perder alguns quilinhos. Porém, os benefícios da planta são tantas que ela é utilizada na composição de diferentes chás. Vamos aos benefícios de cada um deles!
Chá Verde: Benefícios
Acelera o Metabolismo
O chá verde é um poderoso aliado na queima de energia corporal. Ele possui propriedades que aceleram o metabolismo, ideal para quem deseja perder peso. Além disso, ele é um famoso termogênico, seus polifenóis inibem uma enzima responsável pela energia.
Contra o Colesterol
Como diversas outras plantas medicinais, a Folha da Índia possui propriedade que combatem o colesterol alto. Conhecidas como catequinas EGCG, capazes de reduzir a absorção de determinados nutrientes no intestino, e por isso elimina a quantidade em excesso. Vale lembrar que existem os colesterol bom (HDL) e os ruins (LDL).
Sendo assim, o Chá Verde é capaz de reduzir a quantidade do LDL, colesterol ruim e não prejudicar a quantidade de HDL, o colesterol bom.
Melhora a Digestão
O Chá Verde é muito poderoso e age diferente dos mais chás em nosso organismo. Alguns chás aumentam a produção de de suco gástrico, e esse não é o caso do chá verde. Isso porque ele possui em sua composição compostos bioativos que auxiliam diretamente na flora intestinal. ele mantém e estimula as microbiotas do nosso intestino a funcionar corretamente e não desregular, como é o caso de outras substâncias e componentes presentes em outros chás. As bactérias presentes no chá, auxiliam na digestão e também fornecem vitaminas.
Chá Preto: Benefícios
Fortalece a Imunidade
O chá preto, assim como o chá verde é dotado de propriedades únicas e essenciais para o nosso organismo. Como é o caso dos “famosos” taninos. Devido a isso, eles são capazes de combater diferentes doenças e inúmeras variedades de vírus que podem ocorrer no nosso organismo.
Ele combate vírus como os que geram a desinteria, a hepatite e a gripe, sendo assim, é um forte aliado do nosso sistema imunológico, já que protege e reduz as chances de uma infecção mais grave. Além disso, o chá preto possui antígenos, esses que são responsáveis por aumentar a imunidade do nosso organismo e como consequência, diminuem os riscos.
Fortalece o Cérebro
Isso se deve sobretudo a presença dos polifenóis em sua composição. O desgaste cerebral é algo natural, que acontece com todas as pessoas, porém, quando o chá preto é consumido, os polifenóis agem no nosso organismo e evitam a inflamação e oxidação das células cerebrais devido a ação dos radicais livres.
Outro fator importante é em relação a presença de cafeína na sua composição, esta que tem função direta na concentração e também no foco.
Energia
O chá preto é um ótimo estimulante para quem deseja atenção durante o dia todo. Para quem não pode consumir café, ele é uma excelente alternativa, já que possui a cafeína em sua composição. Isso se deve sobretudo a presença de teofilina, uma substância poderosa encontrada apenas neste chá. Ela é responsável pela melhora do sistema respiratório e também cardiovascular, proporcionando energia para um longo dia.
É importante destacar que o chá preto pode ser consumido tanto quente, quanto frio. De preferência, consuma-o pela manhã, pois como é um chá que te enche de energia, não é indicado ingerir antes de dormir, pela noite.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!