As plantas medicinais são usadas pelas pessoas há muitos séculos, praticamente desde que a humanidade existe. Isso porque elas são sempre muito úteis quando se trata de acabar com inúmeros problemas de saúde, que podem estar presentes em muitas partes do corpo.
Assim, ter uma planta medicinal em sua casa é uma verdadeira beleza, já que essas plantas costumam ser eficientes no que se propõem a curar. Esse é o caso da canela-de-perdiz, por exemplo, uma planta muito eficaz quando se trata de acabar com diversos problemas ligados ao trato intestinal. A canela-de-perdiz, assim, é bastante usada para gastrites, podendo ser eficiente até mesmo na luta contra o câncer. No Brasil, a planta é típica do cerrado, se mostrando bastante popular em grande parte da região Centro-Oeste.
Contudo, parte da região Norte também possui a canela-de-perdiz em abundância e você pode plantar essa cultua em qualquer lugar, desde que ofereça as condições necessárias para o seu crescimento adequado.
Veja abaixo mais detalhes da canela-de-perdiz, aprendendo a cultivar essa planta e, ademais, a forma como a planta pode ajudar as pessoas de todo o mundo. Conheça a canela-de-perdiz e todas as informações sobre ela.
Para Que Serve a Canela-de-Perdiz?
A canela-de-perdiz é uma das plantas mais comuns da região Centro-Oeste do Brasil, sendo usada há muito tempo para a cura de muitos problemas. Assim, a planta é muito usada para tratar de problemas ligados ao estômago, como a aparição de úlceras ou de outros problemas. Vale lembrar que uma úlcera, fruto de uma disfunção do estômago, pode evoluir para quadros mais complexos e, assim, prejudicar muito as pessoas em todos os sentidos.
A canela-de-perdiz, portanto, ajuda a fazer com que esse problema seja minimizado e, de uma forma geral, torna o estômago de qualquer um muito mais forte. Para isso, as pessoas ingerem o chá da canela-de-perdiz, feito a partir da raiz da planta, mas apenas depois de seca. Logo, é bastante comum que tentem usar a canela-de-perdiz da forma incorreta, que seria a partir das suas folhas.
O uso a partir da raiz, assim, é que se mostra capaz de acabar com diversos problemas. Além disso, a canela-de-perdiz pode ser eficaz até mesmo contra o câncer, já que o problema pode acontecer no estômago. A planta não acaba com o câncer de estômago por completo, já que não possui propriedades milagrosas. Contudo, a canela-de-perdiz é capaz, sim, de fazer com que a propagação do problema seja atrasada.
Como Usar a Canela-de-Perdiz
A canela-de-perdiz é uma planta muito comum no mundo das curas naturais, já que possui propriedades bastante importantes para a melhora de muitos problemas médicos. Dessa maneira, a canela-de-perdiz deve ser preparada da forma correta para que as suas propriedades possam fazer os efeitos desejados.
No caso, a parte da planta usada para a produção do chá é a raiz, que só pode ser usada para tal depois de já estar seca. Além disso, o chá da canela-de-perdiz ainda se mostra simples de preparar. Para tal, é preciso usar 40 gramas da raiz da planta para cada 1 litro de água. Nessa proporção, você pode fazer quanto chá precisar, desde que a respeite. Essa solução da raiz, em água, deve ser fervida exatamente como se prepara um chá qualquer.
Lembre-se apenas de que não pode haver a adição de açúcar ou adoçante, pois isso pode fazer com que as propriedades da planta sejam dissipadas. Trate de tomar de 4 a 6 xícaras do chá por dia, pois essa é uma quantidade ideal para fazer com que o seu corpo se acostume com a bebida e, assim, ela possa fazer o efeito necessário.
Como Cultivar a Canela-de-Perdiz
A canela-de-perdiz pode ser facilmente cultivada no Brasil, desde que sejam seguidas as instruções gerais de cultivo da planta. Nesse caso, a canela-de-perdiz deve ser plantada em um solo ácido, sem a adição de matéria orgânica. Isso fará com que a planta se desenvolva da maneira correta, já que a canela-de-perdiz não gosta de adubo ou solos ricos em nutrientes.
Ademais, o solo ainda deve ser muito bem drenado, o que fará com a água possa escoar de maneira mais simples e fluída. Para tal, a areia e algumas pedras podem ser muito úteis, desde que você saiba fazer uso dessas ferramentas. Outra dica de cultivo muito importante é oferecer à sua versão da canela-de-perdiz um local em que haja a incidência frequente de luz solar ao longo do dia.
O sol, na realidade, é um grande amigo da canela-de-perdiz e ajuda a planta a crescer de forma forte, evitando uma série de possíveis problemas. O cultivo da canela-de-perdiz, portanto, acaba por não ser muito complicado, com essa planta se mostrando muito útil ao longo da vida. Logo, pela análise do seu custo-benefício, a canela-de-perdiz é uma ótima opção para o seu jardim.
Características da Canela-de-Perdiz
A canela-de-perdiz, como se pode ver a partir das dicas de cultivo, é uma planta que gosta muito do sol e de estar em locais quentes. Assim, a planta é muito comum em toda a região Centro-Oeste do Brasil, se mostrando também presente em parte da região Norte. Erva que é, a planta pode crescer apenas até os 40 centímetros de altura, mostrando como pode ser simples de cuidar, a começar pela sua altura.
As suas flores são brancas, mas com tons de amarelo em sua composição. Ademais, há frutos presentes no topo da planta. Essa planta costuma gostar de temperaturas muito elevadas, gostando, assim, de sol forte e de climas secos. A canela-de-perdiz é uma ótima opção para quem deseja ter uma planta medicinal eficiente em sua casa, apesar de não se destacar nada pela beleza.
Todavia, o seu grande destaque está no fato de ser uma das plantas mais importantes de todo o planeta Terra quando se trata de curar problemas ligados ao estômago. Assim, pela sua eficiência, a canela-de-perdiz se mostrou, ao longo do tempo, uma cultura das mais importantes para se ter por perto. Se você deseja ter um exemplar da planta, lojas de todo o Brasil realizam a venda, inclusive online.