As orquídeas são belíssimas por natureza, e causam impacto em qualquer ambiente.
Seu cultivo demanda muitos cuidados e conhecimento de todos os elementos, de sua anatomia, e o papel que desempenham.
As folhas, por exemplo, são responsáveis pela respiração, transpiração, captação de luz e trocas gasosas necessárias a fotossíntese.
As cores vivas das folhas denunciam, a quantidade de clorofila presentes, e as folhas maiores propiciam, altas quantidades de captação de luz, em geral, as orquídeas terrestres, tendem a apresentar folhas maiores. Veja:
Brassia Rex (orquídea aranha)
Apresenta flores com pontas longas de até 20 cm., altura aproximada de 60 cm. de altura e haste floral de pouco mais de 30 cm, folhas finas coriáceas.
Rossioglossum Grande
Planta de cerca de 40 cm. de comprimento produz flores grandes em marrom-púrpura, em sépalas estreitas em amarelo-esverdeado e largas, apresenta duas ou três folhas.
Rhynchostylis Gigantea
Desenvolve folhas largas e inflorescência pendente com flores de cor vermelho escura, conhecida como orquídea-rabo-de-raposa, demoram seis anos para florescer e a cada floração seus cachos tornam-se mais abundantes, quanto mais velha mais valiosa.
Arundina Graminifolia
Planta rústica pode atingir os 70 cm. de altura, bem adaptável a jardins tropicais, possui folhas de cerca de 20 cm. de comprimento, finas e longas, igual a um bambu, sua haste floral ultrapassa os dois metros de altura.
As flores surgem no verão e apresenta tons lilás rosado, com o labelo vermelho, com cerca de 10 cm. de diâmetro.
Aerides odoratum
Orquídea apresenta uma haste floral grossa de até 50 cm., suas folhas são verdes claras e rígidas, florescem cerca de 50 pequenas flores de cerca de 3 cm.
Aerides Rosea
Orquídea epífita de porte médio com hastes pendulares, portando vária folhas de cerca de 60 cm. e farta inflorescência cerosas e perfumadas.
Cattleya Trianae
Flor de maio, ou orquídea de natal, epífita, com folhas suculentas de cor verde claro arredondada, ocorrem apenas na Colômbia, sua floração pode chegar a cinco semanas.
Phalaenopsis Amabilis
Orquídea borboleta ou orquídea mariposa são encontradas fixadas em árvores, sob a proteção do sol, apresentam de 4 a 8 folhas largas, brilhantes, carnudas e com formato elíptico, que nascem e morrem de duas em duas a cada ano, crescimento monopodial, prefere ambientes bem úmido com boa luminosidade e não deve ser exposta diretamente ao sol.
Bletia Catenulata Alba
Apresenta folhas lineares, com pseudobulbos enterrados, crescem em barrancos e encostas., com cultivo recomendado em clima quente e úmido.
Spathoglottis Plicada
Seu cultivo demanda solo bem úmido e irrigado, cresce a beira de brejos, e se alastra bastante. As folhas plissadas são atraentes e tornam esta orquídea, mesmo fora da fase de florescência, tanto em canteiros, como em vasos, uma bela opção decorativa, sua floração produz cachos com ate 25 flores e hastes florais de 40 a 60 cm.
Phaius Grandifolius
Orquídeas de folhas acuminadas, plissadas grandes, uma inflorescência alta, acima de 1,50 cm., eretas e com muitas flores que são perfumadas e duradouras, devem ser cultivada em locais de boa incidência de sol e regadas com abundância e diariamente, a planta pode chegar até 60 centímetros de altura.
Phaius Tankervilleae
As maiores orquídeas costumam pertencer a este gênero, as flores desta orquidácea são abundantes, perfumadas e duradouras, originando hastes florais de até 1,80 cm. de altura,se apresentam 5 a 10 cachos com cerca de 25 flores em cada cacho e suas folhas são grande com média de 60 a 90 cm. de comprimento, frisadas e de consistência mais fina do que o padrão normal das orquídeas.
Stanhopea Lietzei
Curiosamente as hastes florais, com cheiro de naftalina, desta orquídea , nascem embaixo da planta, florescem em meses quentes, com cerca de 10 cm. de diâmetro, e folhas grandes.
Stanhopea Tigrina
As grandes folhas desta espécie, causam grande impacto ornamental, contrastando com suas igualmente grandes flores numa mistura de roxo com lilás escuro, com um perfume de especiarias,são orquídeas de porte médio chega a 40 cm, com flores de 12 cm. de diâmetro, podem ser cultivadas em qualquer tipo de clima, originária do México.
Corymborchis Veratrifolia
A orquídea canela branca deve ser plantada diretamente no solo, apresenta caule fino, folhas pregueadas verde escuro, com texturas finas e enrugadas, que se mantém durante o ano todo, e hastes com até sessenta flores.
Corymborchis Flava
Orquídea terrestre parecida com uma palmeira, suas folhas laterais são perenes, largas e plissadas, portam de 3 a 5 flores de sépalas e pétalas separadas, se desenvolve em ambientes úmidos.
Beallara Tahoma Glacier
Orquídea híbrida, resultado do cruzamentos entre espécies. Apresenta porte médio, com bulbos de 8 cm. e folhas lanceoladas e largas de cerca de 60 cm. de comprimento, hastes florais de até 1,50 cm. de altura.
Cymbidium Aloifolium
Orquídea epífita de raízes numerosas, folhas pendentes e esguias com cerca de 30 cm. de comprimento, de hastes florais pendentes nas cores púrpura, com o labelo mais escuro.
Spathoglottis Plicata
Apresenta uma planta apropriada para jardins abertos, pois forma touceira que originam longas hastes que florescem durante o ano.
Maxiliaria Picta
Folhas atingem os 30 cm. de comprimento vincadas longitudinalmente, as hastes florais medem cerca de 10 cm., com um só flor amarela com manchas castanho-púrpura sobre as sépalas e pétalas.
Phragmipedium Long-leaf
Orquídeas encontrados a beira de estradas e arroios da América Central, de médio porte, ocorrendo em áreas rochosas, com hastes curtas e folhas imbricadas de cerca de 80 cm. de comprimento, e inflorescência discreta de 7 a 9 flores.
Epiphillum phyllanthus
É uma cacto-orquídea, pendente, com folhas oblongas, lanceoladas com variados comprimentos que vão de 30 cm. a 1,50 cm. , onduladas e avermelhadas, de onde emerge as flores, de cor branca.
Estruturalmente, como vimos, as variadas folhas seguem alguns padrões em comum:
Estruturas com enervação paralela de cruzamentos dispostos em duas carreiras opostas e alternadas em cada lados do rizoma.
A maioria das orquídeas desenvolve folhação única por nó, e na axila de cada uma está presente a gema lateral, que vai gerar uma nova estrutura da planta, que pode ser uma folha nova, um pseudobulbo ou uma haste floral.
Algumas orquídeas não apresentam folhas, ou porque apresentam folhas caducas (as catasetuns e as cyrtopodiuns, por exemplo), que caem e após a floração ressurgem ou porque possuem folhas tão diminutas, que são confundidas com outras estruturas da planta, nesses casos cabe as raízes realizar as funções das folhas.