A humanidade tem na natureza tudo aquilo que é necessário para que a sobrevivência seja mantida, como alimentação, remédios e vestimentas.
Todo mundo sabe, ou quase todo mundo, que a roupa que usamos vem de uma planta que produz o algodão.
E o algodão é uma das plantas mais antigas, importantes e que possui grande utilidade há milhares de anos para os seres humanos.
Por isso, muitos produtores agrícolas dão importância para esse tipo de plantação, pois o algodão é responsável por fazer a economia girar em muitos lugares.
Hoje, iremos aprender tudo sobre o algodão, e principalmente, iremos entender onde o algodão é produzido no Brasil.
Acompanhe a leitura e se torne um craque nesse tema que é de domínio de poucas pessoas atualmente.
Características do Algodão
O algodão é formado principalmente por uma fina fibra de cor branca e o seu crescimento ocorre ao redor das sementes.
Há diversas espécies diferentes de algodão, sendo que as mais comuns são as que são nativas de locais como África, América e também Ásia.
O algodão já era utilizado pelos seres humanos para confeccionar as roupas desde os tempos mais remotos possíveis, e registros dessa prática datam da Era Glacial.
Ainda que existam muitas espécies de algodão, apenas algumas são utilizadas realmente para a produção, e elas se encontram principalmente na Austrália, África e México.
Todos os anos os produtores produzem cerca de 25 milhões de toneladas de algodão no mundo inteiro.
O algodão é colhido de forma manual e também mecânica, e normalmente a maneira manual faz a coleita diretamente na arbórea, e isso faz com que o algodão seja mais livre de algumas impurezas.
No entanto, independente da forma de coleita escolhida, o algodão possui algumas sementes de cor preta que precisam ser retiradas antes que a fibra comece a ser processada.
Essas fibras são, na verdade, uma espécie de cabelo, digamos assim, que cresce em volta das sementes.
As sementes, no entanto, não são totalmente inutilizadas, na verdade, a partir dela é possível obter óleo comestível.
Algumas pesquisas recentes mostram, inclusive, que a semente pode ser utilizada nos esforços para se produzir um contraceptivo masculino.
Uma das grandes vantagens do algodão é que a sua fibra, quando descartada incorretamente na natureza, não apresenta muitos danos ao meio ambiente, uma vez que se trata de um material orgânico.
Apesar disso, o agldoão é um material que apresenta muitas dificuldades para ser utilizado no processo de reciclagem.
Quanto Vale O Algodão?
O algodão possui uma qualidade considerada maior ou menor de acordo com as propriedades físicas que suas fibras possuem.
Porém, esse valor tem sofrido mudanças ao longo do tempo, e a sua qualidade é determinada atualmente pelas tecnologias que existem.
Muito tempo atrás, o algodão tinha seu valor determinado apenas analisando o comprimento da fibra qual era o seu tipo de espécie comercial.
A importância do algodão, na época da Revolução Indutrial, era tão grande quanto a importância do petróleo desde o século XIX.
Atualmente, porém, as tecologias que existem conseguem mostrar outros tipos de propriedades que existem no algodão, e a partir disso, é feito uma nova análise de valor.
A cotação atual do algodão pode variar de estado para estado, no Brasil, no entanto, seu valor fica entre 90 até 100 reais.
Esse preço tem relação com o valor do algodão em dólar, ou seja, em relação ao seu valor nas bolsas americanas e índices futuros.
O algodão exerce enorme importância para a economia de alguns países, sendo um dos principais produtos de exportação.
O Brasil e a Índia, por exemplo, são atualmente os maiores produtores de algodão no mundo, enquanto os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar no ranking de maiores exportadores de algodão.
Onde É Produzido O Algodão No Brasil? Qual Estado?
O Brasil está em terceiro lugar no ranking de exportadores de algodão, e apenas em 2015, por exemplo, exportamos mais de 313 mil toneladas de algodão para o mundo inteiro.
Os principais países compradores de algodão do Brasil é o Vietnã, Indonésia e a China. A venda de algodão rende cerca de 480 milhões de reais todos os anos.
No Brasil, os principais estados responsáveis pela produção de algodão são: Bahia, Góias, Maato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais.
Há, no entanto, um problema ocorrendo nas plantações de algodão, que é a praga conhecida como bicudo-de-algodão.
O bicudo-de-algodão é um inseto, e seu prejuízo pode chegar a ser cerca de 70% da lavoura no total.
Outro problema que afeta a produtividade desses estados produtores de algodão é a falta de mão de obra qualificada.
No entanto, continuamos sendo posicionados em um ótimo lugar nos rankings mundiais, e o algodão tem garantido que a economia do Brasil vá bem há milhares de anos.
Ciclo Do Algodão No Brasil
Na época do Brasil Colônia, quando ainda eramos controlados por Portugal, a produção de algodão era feita exclusivamente com a finalidade de exportação.
Essa exportação impulsionou muito a economia no Brasil Colônia, pois era uma época em que poucos países tinham esse tipo de produção.
O período do ciclo do algodão ocorreu no Brasil entre o fim da era da extração de ouro e o início da expansão de produção de café.
A partir da necessidade de se exportar cada vez mais algodão, o Brasil deu início também ao seu processo de industrialização.
O maior impulso e incentivo para a produção de algodão no Brasil foi a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, pois ela deu início a produção em grande escala de roupas e outros produtos de matéria têxtil.
Na época, o maior comprador de algodão do Brasil era a Inglaterra, e o estado do Maranhão era o principal produtor, com grandes fazendas e com mão de obra escrava.
Os estados brasileiros que se destacam atualmente na produção de algodão são: Goiás, Piauí, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
O que você achou do conteúdo? Você já visitou uma plantação de algodão? Não se esqueça de deixar nos comentários a sua impressão ou qualquer dúvida que tenha surgido!