Home / Plantas / Óleo de Calêndula Para o Rosto, Ouvido, Bebe, Feridas: Como Fazer?

Óleo de Calêndula Para o Rosto, Ouvido, Bebe, Feridas: Como Fazer?

Nada como tratar nossos problemas de saúde com remédios 100% naturais: já reparou que os medicamentos farmacêuticos curam nossos sintomas mas sempre trazem uma série de efeitos colaterais? É como se você trocasse um problema por outro menos pior do que o anterior!

Eu gostaria de lhe apresentar uma alternativa que pode lhe ser muito útil para resolver alguns probleminhas os quais você acaba tendo que gastar seu dinheiro com produtos caros de farmácia. Aprenda a fabricar o Óleo de Calêndula!

Conheça a Flor Calêndula

Ela é de terras distantes, lá da África Central, dá para identifica-la de longe com sua cor amarelada e também alaranjada, nunca vi um tom tão vibrante como o dela, é impossível não notá-lo.

Como eu já mencionei no título, o Óleo de Calêndula serve para muitas situações, mais a frente vou citar inúmeras delas e serão tantas que você vai ficar cansado(a) de ler e vai querer logo fabricar o seu óleo. Meu objetivo aqui é exatamente esse: ajudá-lo (a) a produzir o seu remédio de Calêndula totalmente natural!

Flor Calêndula

Como Fazer o Poderoso Óleo de Calêndula

Já vou logo adiantando a você que a produção deste ótimo remédio se dá por infusão…sabe o que isso significa? Quer dizer que as folhas da Calêndula serão fundidas em água juntamente com outras substâncias!

Primeiramente, escolha uma espécie de óleo vegetal que seja puro, pode ser o de sua preferência, alguns deles são: azeite, óleo de jojoba ou de amêndoas.

O outro ingrediente que você precisa ter já em mãos é o mais óbvio de todos, as folhas da própria Calêndula, pois ela é o centro de tudo.

Uma coisa que adoro muito quando o assunto são receitas caseiras, é a de ter diversas opções e neste caso ocorre tal situação: existem duas maneiras de produzir o Óleo de Calêndula e eu vou lhe ensinar estes dois caminhos. Vamos lá:

A Primeira Forma

Sempre o caminho mais longo pode nos garantir sucesso, esta maneira a qual vou lhe ensinar é sem dúvidas a mais indicada para que tudo ocorra corretamente, porém, é mais demorada.

Pegue as folhas de Calêndula e coloque-as no recipiente desejado por você, é melhor que escolha aqueles potes de vidro semelhantes aos de maionese. Depois misture o óleo vegetal com as folhas da flor, tampe o pote deixando-o exposto ao sol por um período de 2 semanas podendo ser até mais.

A última etapa deste processo consiste em coar o óleo armazenado com um pano limpo, quando for fazer isso lembre-se de que é necessário espremer bem para extrair o Óleo de Calêndula, ele deve sair com uma cor alaranjada, dessa forma, você saberá que tudo ocorreu de maneira correta.

A Segunda Forma

Essa opção é para você apressadinho que gosta de fazer as coisas de maneira bem rápida!

Pegue o azeite e as flores da Calêndula e leve a banho Maria, será necessário deixar os ingredientes ao fogo baixo por um período de 2 a 3 horas, fique atento para que não queime.

Assim que você sentir que óleo já está cheirando é hora de coá-lo, lembrando que é necessário observar também se ele está escuro. Prontinho, agora é só despeja-lo no lugar de sua preferência para deixá-lo guardadinho!

Benefícios do Óleo de Calêndula

Vai ficar perdendo tempo comprando produtos e medicamentos farmacêuticos? Este óleo pode hidratar a sua pele e ainda serve para mantê-la protegida contra o sol. Sabe aqueles dias de praia? Ao invés de você gastar com protetores solares use o seu Óleo de Calêndula!

As crianças pequenas estão bastante suscetíveis a irritações na pele e principalmente no ouvido, com o Óleo de Calêndula você pode ficar tranquilo(a), pois sempre que seus pequeninos tiverem alguma coisa ele sempre poderá socorre-los.

As assaduras são algo constante na vida dos recém-nascidos, eles sofrem bastante com o uso das fraldas, se você quiser deixar o seu bebê completamente confortável, basta aplicar o Óleo de Calêndula na região onde se encontra o incomodo da criança.

Para as Feridas

Da mesma forma que ocorre com as assaduras, as feridas também podem ser curadas se você usar este óleo nelas. Se não quiser acreditar em mim faça o teste e tire as suas próprias conclusões!

Se você possui uma pele oleosa sabe que as espinhas são quase que inevitáveis não é?! Pois bem, sabia que estudiosos do assunto descobriram que o Óleo de Calêndula é capaz de reduzir a incidência das acnes?

Já vou avisando que não se trata de qualquer tratamento e sim daquele referente ao Câncer de Mama, a Calêndula alivia os incômodos que os procedimentos executados contra essa doença causam.

Quem diria que um simples óleo seria tão importante!

Para Retirar Maquiagem

Que tal hidratar sua pele e limpá-la ao mesmo tempo? Com este óleo que eu lhe ensinei a fazer você pode retirar a maquiagem do seu rosto e ainda deixar a sua pele suave e cheirosa, são dois benefícios em apenas uma só coisa!

Sabia que o Óleo de Calêndula pode ajudá-lo(a) a manter o seu cabelo loiro sempre com uma cor bem viva, ele hidrata os fios mantendo a saúde deles.

Óleo de Calêndula

O Que Você Precisa Saber

É claro que nem tudo são flores, existem algumas contraindicações que não posso deixar de mencionar, pois estaria colocando a sua saúde em risco se acaso omitisse essas informações.

Existem pessoas que são alérgicas a algum tipo de flor, se você possui este tipo de problema não use este Óleo sem consultar um médico.

As gestantes também não podem se arriscar usando o Óleo de Calêndula, ao pesquisar eu não encontrei nada que justificasse a proibição, mas creio que não seja conversa fiada, realmente este é um impedimento que deve ser levado a sério.

Muito obrigado pela presença, fique ligadinho(a) neste site, pois ele tem os melhores conteúdos do mundo virtual.

Quero vê-lo novamente, por isso, me despeço e aguardo a próxima oportunidade!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *