Os óleos naturais são procurados por milhares de pessoas. Ainda bem! O seu uso é benéfico para muitos problemas corporais. Inclusive, eles auxiliam em tratamentos de grande porte. Saiba mais sobre um dos óleos que mais são utilizados no Oriente do planeta.
Um membro invulgarmente resistente deste gênero da China, Taiwan e Japão. É quase sempre verde e produz picos de flores vermelhas e brancas com listras de hortelã-pimenta na primavera.
Ocasionalmente, produzem pequenas cápsulas de sementes em forma de uva, que levam um ano para amadurecer e ficam vermelhas no ano seguinte, quando as flores estão surgindo. Resistente a -10 C.
Taxonomia
- Nome comum: Alpínia, Gengibre lírio
- Tipo: Herbácea perene
- Família: Zingiberaceae
- Gama nativa: China, centro e sul do Japão, Taiwan
- Altura: 1 a 1,5 metro
- Espalhe: 1 a 1,5 metro
- Tempo de floração: Bloomer sazonal
- Descrição da flor: Branco com decapagem vermelha
- Sol: sombra parcial
- Água: Média a úmida
- Manutenção: Média
- Uso sugerido: Anual
- Flor: vistoso, perfumado, insignificante
- Folha: Verde claro
- Tolera: Sombra Pesada
Cultura
Melhor cultivado em solos organicamente ricos, médios a úmidos e bem drenados, em parte à sombra. Tolera perto da sombra total. Os solos não devem secar. Inverno resistente. Essa planta geralmente é cultivada como planta de casa ou em estufa. Como planta de casa, deve ter luz brilhante e condições úmidas. Remova os bastões após a floração. Podar conforme necessário para controlar o tamanho da planta. As plantas não florescem até o segundo ano; portanto, se cultivadas como plantas anuais, geralmente são apreciadas apenas por sua folhagem.
Características Dignas De Nota
Alpinia japonica é nativa da China, centro e sul do Japão e Taiwan. É uma planta perene tropical rizomatosa, sempre-verde, que cresce em aglomerados de folhas na vertical até 2 a 2,5 de altura. Distingue-se de outros membros da família do gengibre pelo fato de suas flores caírem das extremidades dos caules frondosos, em vez de se elevarem diretamente dos rizomas das plantas.
Flores tubulares brancas com faixas vermelhas aparecem em inflorescências tipo espigão no verão. As folhas verdes em forma de lança com 1,5 m de comprimento e 3 cm de largura são glabras acima e pubescentes abaixo. Folhas e flores são atraentes em arranjos de flores.
O nome do gênero homenageia o botânico italiano Prospero Alpino (1553-1616).
Problemas
Sem problemas graves de insetos ou doenças. Para obter mais informações, consulte: Problemas comuns a muitas plantas de interior.
Usos de Jardim
Planta de casa. Estufas. Folhagem anual.
Para Que Servem Os Óleos Naturais?
Os óleos naturais são óleos vegetais que consistem em sais etéreos de glicerina com um grande número de ácidos orgânicos, como ácido esteárico, ácido oleico e ácido palmítico, formando estearina, oleína e palmitina, respectivamente.
A estearina e a palmitina predominam nos óleos e gorduras sólidas, enquanto a oleína é dominante nos óleos líquidos.
Os óleos naturais são excelentes emolientes, deixando a pele macia e suave. Ao penetrar na pele, muitos óleos também têm efeitos nutritivos e revitalizantes eficazes. Os óleos naturais são usados em uma ampla variedade de produtos cosméticos, incluindo produtos de cuidados pessoais e maquiagem.
Os óleos essenciais são extratos concentrados de várias plantas. Os profissionais os utilizam em práticas naturais e alternativas de saúde, como aromaterapia e naturopatia.
Muitas plantas contêm alguns compostos potencialmente úteis. No entanto, em muitos casos, não há evidências suficientes para sugerir seu uso como tratamento ou cura de doenças.
Nesta parte, saiba mais sobre os usos, benefícios e possíveis efeitos colaterais dos óleos essenciais.
O Que São Óleos Essenciais?
Os óleos essenciais são extratos líquidos de várias plantas potencialmente benéficas. Os processos de fabricação podem extrair os compostos úteis dessas plantas.
Os óleos essenciais geralmente têm um cheiro muito mais forte do que as plantas de onde provêm e contêm níveis mais altos de ingredientes ativos. Isso tem a ver com a quantidade de matéria vegetal necessária para produzir o óleo essencial.
Existem diferentes maneiras pelas quais os fabricantes extraem os óleos essenciais, incluindo:
Destilação a vapor ou água. Esse processo passa água ou vapor quente pelas plantas, afastando os compostos essenciais da matéria da planta.
Prensagem a frio. Esse processo funciona pressionando ou apertando mecanicamente a matéria da planta para liberar sucos ou óleos essenciais. Um exemplo simples disso seria cheirar o perfume fresco de limão depois de espremer ou raspar uma casca de limão.
Depois de extrair os compostos ativos da matéria vegetal, alguns fabricantes podem adicioná-los a um óleo transportador para obter mais produto da mesma quantidade de óleo essencial. Esses produtos não seriam mais óleos essenciais puros, mas uma mistura
Usos
Os fabricantes usam óleos essenciais para criar uma gama de produtos. A indústria de cosméticos e maquiagem usa óleos essenciais para criar perfumes, adicionar fragrâncias a cremes e lavagens corporais e até mesmo como fontes de antioxidantes naturais em alguns produtos de beleza.
Muitos praticantes de medicina natural, como aromaterapeutas, usam óleos essenciais. Aromaterapia envolve a difusão desses óleos essenciais no ar.
Os aromaterapeutas acreditam que a respiração de óleos essenciais pode permitir que eles entrem nos pulmões e na corrente sanguínea, onde alguns dos compostos potencialmente úteis podem beneficiar o corpo.
Qualquer pessoa que tenha usado uma massagem com vapor mentolado para ajudar a limpar os seios da face, usou uma forma de aromaterapia. Como observam os autores de um estudo de 2013 da Fonte Confiável, a inalação de mentol dessa maneira pode reduzir a sensação de congestionamento e falta de ar.
Além de inalá-los, adicionar óleos essenciais a um óleo transportador e massageando-os na pele também pode fornecer os compostos ativos para o corpo.
As pessoas nunca devem aplicar óleos essenciais diretamente na pele sem diluí-los, a menos que sob a orientação direta de um profissional de saúde.
Também é perigoso engolir óleos essenciais. Não são apenas os óleos essenciais extremamente concentrados, mas também podem irritar as células sensíveis dentro do corpo.
Em casos raros, algumas pessoas podem tomar cápsulas orais contendo óleos essenciais. No entanto, as pessoas só devem fazer isso sob a orientação de um profissional de saúde.
Normalmente, no entanto, uma pessoa não deve colocar óleos essenciais comerciais regulares em qualquer lugar perto da boca ou em outros locais onde possa entrar no corpo, como olhos, ouvidos, ânus ou vagina.