Não é necessário ser nutricionista ou um especialista na área da saúde para saber que os vegetais verdes são necessários para uma alimentação saudável, para saber disso basta ler qualquer publicação que fala do assunto ou mesma nainternet.
Os vegetais verdes são fontes de nutrientes e antioxidantes indispensáveis para o funcionamento normal do organismo. Os minerais, vitaminas e fitoquímicos são capazes de combater muitas doenças e, além disso, como são também ricos em fibras eles ajudam na perda de peso e também na sua manutenção saciando e controlando a fome.
Apenas para esclarecer, como é uma expressão praticamente nova, os fitoquímicos são nutrientes específicos encontrados nos alimentos de origem vegetal, que não são nem vitaminas e nem minerais, mas sim, uma nova categoria de nutrientes que atuam como antioxidantes que combatem radicais livres, protegendo, dessa forma, nossas células de processos oxidativos e agressores.
As Utilidades dos Vegetais Verdes
Os vegetais verdes estão repletos de nutrientes benéficos. E são essenciais para manter a saúde do nosso corpo e protegê-lo de danos e doenças.
Eles são também versáteis e podem se comidos crus, ao vapor, fritos ou assados.
Contudo, apesar de tantas opções, entre a boa dieta, a reeducação alimentar e a dieta restritiva uma coisa todas têm em comum: a chave para manter a boa forma e saúde do corpo humano está no consumo de vegetais
Ele pode ser muito forte, porém, necessita de muita coisa para estar em pleno funcionamento.
Contudo, apesar de tantas opções, entre a boa dieta, a reeducação alimentar e a dieta restritiva uma coisa todas têm em comum: a chave para manter a boa forma está no consumo de vegetais.
Repletos de nutrientes e com pouquíssima quantidade de calorias, o consumo desses alimentos é liberado e recomendado na busca de uma vida mais saudável.
Para saber a quantidade adequada de cada uma das hortaliças, legumes e folhas verdes, existe uma classificação nutricional mundialmente conhecida de acordo com a quantidade de carboidratos na composição de cada ingrediente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, aproximadamente, o consumo de 400 g de vegetais por dia – o que equivale a três porções – para que você possa garantir energia para o decorrer de cada dia, obtendo saúde para viver com qualidade.
O consumo adequado desses alimentos não só auxilia na prevenção e controle da obesidade, e outras doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, pois são fontes de vitaminas, como ajuda também no consumo correto de sais minerais e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo e as suas atividades de vida diária.
Grupos Nutricionais dos Vegetais
A capacidade nutricional que os vegetais têm não é novidade. Para facilitar a escolha dos alimentos adequados a cada dieta, foi feita uma separação em grupos “A, B e C” das hortaliças, baseadas na quantidade de energia que cada uma fornece. A classificação permite maior flexibilidade na hora de montar seu cardápio, permitindo que componentes do grupo sejam variados sem alteração dos valores calóricos. Veja abaixo!
GRUPO A: Abobrinha, alcachofra, acelga, alface, agrião, aipo, aspargo, bertalha, berinjela, brócolis, cebola, cebolinha, chicória, couve, coentro, couve-flor, espinafre, funcho, jiló, maxixe, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, salsa, tomate.
GRUPO B: Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, nabo, quiabo, vagem.
GRUPO C: Aipim, batata inglesa, batata calabresa, batata doce, batata-baroa, cará, inhame. mandioca, milho verde, pinhão, semente de gergelim.
É importante esclarecer que nem todos os vegetais podem ser chamados de vegetais verdes. No caso dos vegetais acima, apenas os do grupo A são representantes dos vegetais verdes.
O Conhecido Tema dos Pratos Quanto Mais Colorido Melhor
Há alguns anos que já ouvimos falar que quanto mais colorido for um prato, mais saudável ele é. Isso não é mentira. No entanto, essas cores devem ser bem balanceadas e ricas em vários nutrientes para que uma complemente a outra. Principalmente nas casas onde as crianças estão em idade de crescimento e resistem a uma alimentação saudável. Nesse artigo veremos qual a importância de um prato colorido ser consumido em nossa refeição. Porém, não adianta nada um prato colorido se não tiverem as propriedades necessárias para uma criança em fase de crescimento.
Procure alimentos que complementem os vegetais verdes e que possam deixá-los ainda mais saborosos.
Os Melhores Vegetais Verdes
Existe uma infinidade de vegetais verdes que são ricos em fitoquímicos, minerais, nutrientes e vitaminas essenciais a uma saúde equilibrada, forte e longeva.
Alface – A alface é um dos vegetais verdes mais consumidos, estão presentes nas saladas e hambúrgueres, além de outros sanduíches. A alface é composta principalmente de água, porém, contém uma grande quantidade de ferro, potássio, vitamina A e Omega-3
Por sua riqueza, a alface promove o bom funcionamento do aparelho digestivo, ajuda a controlar os níveis de colesterol (LDL), e manter a boa aparência da pele entre outros.
Brócolis – O brócolis não poderia é figura importante da lista. Ele é rico em proteínas, fibras e vitamina C. Ele auxilia o sistema digestivo e, ainda, traz benefícios para a saúde visual, do coração, é um alimentos que combate o câncer e o envelhecimento precoce e, é claro, ajuda na prevenção de uma série de doenças crônicas.
Espinafre – O espinafre tem sido associado com a prevenção do câncer e da asma, reduz a pressão arterial e promove a boa aparência da pele e do cabelo.
Um estudo ainda mostrou que consumir um shake contendo espinafre na parte da manhã pode ter um efeito significativo sobre a fome, promovendo a perda de peso.
Rúcula – A rúcula tem como característica seu sabor picante, sendo utilizada em molhos e saladas.
Um estudo revelou que esse vegetal é rico em cálcio, magnésio e vitamina A, podendo ser eficaz contra os tumores.
Acelga – Semelhante à couve e ao espinafre, a acelga é rica em vitaminas (A, C e K), magnésio e manganês. Contém uma substância chamada kaempferol, que ajuda a proteger o coração e outra conhecida como ácido siríngico, que auxilia no controle do açúcar no sangue.
Agrião – O agrião contém apenas 11 calorias para cada 100 gramas, fazendo com que ele seja um dos alimentos menos calóricos do planeta. Além disso, esse é um dos vegetais verdes que auxiliam no combate ao câncer, sendo muitas vezes usado também para combater a tosse, a gripe e a bronquite.
Abobrinha – Quando falamos sobre vegetais verdes nem sempre nos referimos apenas sobre as folhas. A abobrinha também faz parte desse time, é rica em potássio, vitaminas do complexo B e tem poderes antioxidantes. Esse alimento tem propriedades anti-inflamatórias e auxilia no combate ao câncer de próstata.
Aspargos – Um dos principais benefícios do aspargo são suas propriedades anti-inflamatórias. Ele também é rico em antioxidantes como a vitamina E, vitamina C e betacaroteno. Esse nutriente ajuda a combater os radicas livres que causam danos às células do corpo.
Repolho – O repolho é um alimento de baixo teor calórico muito nutritivo que pode ser consumido de diversas maneiras. Esse vegetal verde é associado a uma série de benefícios, bem como a proteção contra o câncer de cólon e o combate as inflamações.
Como você viu, os vegetais verdes trazem diversos benefícios para a nossa saúde. Se você não tem o hábito de consumir pelo menos uma vez ao dia qualquer um desses alimentos, comece a partir de amanhã. Em breve você vai notar os efeitos positivos que eles tem sobre o seu organismo.
O artigo foi útil para você? Comente, curta ou compartilhe.
Foi super util, vou ler mais a respeito, e por em prática