Com uma densidade populacional cada vez maior, nem todo mundo tem acesso a uma horta caseira, mas ainda pode ter o desejo de cultivar sua própria cultura. A mini horta em recipientes plásticos, especialmente garrafas pet tem sido a resposta ideal. No entanto, estamos ouvindo cada vez mais sobre a segurança dos plásticos em relação à nossa saúde. Então, quando se cultivam plantas em recipientes plásticos, elas são realmente seguras para usar?
Usar recipientes de plástico para cultivar alimentos para sua família não é tão ruim assim, desde que você saiba quais plásticos usar. Alguns plásticos são prejudiciais e migram toxinas para o solo, especialmente quando são aquecidos ou expostos à luz solar por períodos prolongados de tempo.
O que Podemos Plantar Nesses Garrafas
Selecione o tipo de planta que você gostaria de cultivar. Se você está cultivando plantas dentro de casa, destaque para ervas culinárias. Se você estiver pendurando estas garrafas do lado de fora, você pode plantar até pequenos tomates. Basicamente, você pode plantar espécies pequenas de plantas, que não transformam-se em árvores, ou que produzam grandes frutos ou culturas semelhantes.
Você pode cultivar pequenas flores, pequenas ervas, até mesmo trepadeiras seriam boas, mas você poderia fornecer algum apoio para elas escalarem.
Perigo de Contaminação
Basicamente, não há perigo algum de contaminação entre a planta e o pet. Durabilidade, leveza, flexibilidade e resistência são algumas das vantagens do cultivo de plantas em recipientes plásticos. Vasos e recipientes de plástico são excelentes opções para plantas que gostam de umidade ou para aqueles que são menos que regulares com irrigação. Eles geralmente são feitos de material inerte, muitas vezes reciclados. É verdade que isso nem sempre é o caso, no entanto. Com as recentes preocupações sobre os plásticos contendo bisfenol A (BPA), muitas pessoas estão se perguntando se plantas e plásticos são uma combinação segura.
Há muita discordância sobre o uso de plásticos no cultivo de alimentos. A verdade é que a maioria dos produtores comerciais emprega plástico de uma forma ou de outra, dependendo de seu propósito. Embora nem provado nem desaprovado, os cientistas concordam que o BPA é uma molécula bastante grande em comparação com os íons que uma planta absorve, por isso é improvável que possa ser passado através das paredes celulares das raízes para a própria planta.
Cuidados ao Cultivar Plantas em Garrafas Pet
A ciência diz que a jardinagem com plástico é segura, mas se você ainda tem algumas preocupações, há algumas coisas que você pode fazer para se certificar de que está usando o plástico com segurança. Primeiro, use plásticos livres de BPA e outros produtos químicos potencialmente perigosos. Todos os recipientes de plástico vendidos possuem códigos de reciclagem que facilitam a localização de qual plástico é o mais seguro para uso em casa e no jardim. Prestar atenção aos códigos de reciclagem é especialmente importante se você estiver reutilizando garrafas pet que podem ser fabricadas em uma ampla gama de códigos de reciclagem.
Em segundo lugar, mantenha seus recipientes de plástico protegidos de superaquecimento. Produtos químicos potencialmente nocivos, como o BPA, são liberados de forma mais significativa quando o plástico é aquecido, portanto, manter o resfriamento do plástico ajuda a reduzir o potencial de liberação de produtos químicos. Mantenha os recipientes de plástico longe da luz solar intensa e, quando possível, opte por recipientes de cor clara.
Terceiro, use meios de envasamento que tenham uma quantidade elevada de material orgânico. O meio de envasamento não só tem um monte de material orgânico que permanece macio e mantém suas plantas saudáveis, mas também age como um sistema de filtragem que ajudará a capturar e coletar os produtos químicos, fazendo com que menos deles atinjam as raízes.
Se, depois de tudo isso, você ainda se sentir preocupado com o uso de plástico para cultivar plantas, você pode sempre optar por não usar plástico em seu jardim. Você pode usar o recipiente de argila e cerâmica mais tradicional, reciclar recipientes de vidro e papel de sua casa ou optar por usar os recipientes de tecido relativamente novos que estão disponíveis. Em conclusão, a maioria dos cientistas e produtores profissionais acredita que o cultivo de plástico é seguro. Você deve se sentir confortável crescendo em plástico. Mas, claro, esta é uma escolha pessoal e você pode tomar medidas para reduzir ainda mais as preocupações que você possa ter sobre vasos de plástico e recipientes em seu jardim.
Criando um Jardim Vertical Simples
Qualquer número de garrafas pode ser amarrado e pendurado contra uma parede, uma cerca ou um corrimão, criando um jardim, mesmo em uma área onde o espaço do solo é escasso. Escolha garrafas plásticas que sejam bastante grossas e duráveis, como garrafas de bebidas de 2 litros. As garrafas plásticas precisam estar limpas com suas tampas presas e suas etiquetas removidas.
Segure uma garrafa de plástico de lado. Corte uma abertura grande e retangular ao longo do lado da garrafa, perfurando o plástico com a ponta de uma faca de artesanato, torcendo a faca para ampliar o buraco e usando uma tesoura para terminar o trabalho. O lado da garrafa com a abertura retangular é agora o centro do novo topo da garrafa.
Torça a ponta da faca para perfurar um buraco em um lado da abertura retangular e outro buraco no outro lado da abertura retangular. Pique mais dois furos pequenos no outro lado da garrafa para que esses furos fiquem diretamente sob os outros dois furos que você acabou de fazer. Assim, dois orifícios superiores e dois orifícios inferiores serão alinhados entre si. Perfure um ou dois furos ao longo do lado da garrafa que não tem a abertura retangular. Esse buraco, ou esses buracos, permitirão que a água seja drenada da garrafa.
Passe um longo pedaço de fio durável pelos dois furos que se alinham em um lado da abertura retangular da garrafa, deixando alguns metros de fio saindo da garrafa para prendê-lo no jardim vertical. Coloque outro pedaço de fio nos dois orifícios que se alinham no outro lado da abertura retangular da garrafa, e mantenha alguns centímetros desse fio saindo da garrafa. Dê um nó em cada pedaço de barbante onde sai o fundo da garrafa, que é o lado que não tem a abertura retangular. Adicione uma arruela de plástico ou metal acima de cada nó, se necessário, para adicionar resistência. As arruelas ajudarão a evitar que a garrafa deslize sobre os nós.
Crie pelo menos um segundo lance de plantio com garrafa de plástico adicional seguindo o procedimento usado para criar a primeira, mas ajuste o comprimento do fio da segunda garrafa com uma distância mínima de 40 a 60 centímetros abaixo da primeira garrafa no jardim vertical. A distância proporciona espaço para que as plantas do plantio cresçam sem obstáculos. Faça o maior número de plantios de garrafas que você gostaria de incluir em um conjunto de jardim vertical, adicionando garrafas até que a coluna do jardim vertical esteja no tamanho que você quiser. Apare o excesso de fio da última garrafa com uma tesoura.
Posicione uma muda de planta, juntamente com o solo circundante, em cada plantio de garrafas. Adicione o solo de envasamento para encher o fundo de cada garrafa para que o solo tenha pelo menos 3 centímetros de profundidade. Pendure a teia vertical de garrafas, amarrando o topo de cada pedaço de fio sobre um corrimão de varanda ou galho de árvore, ou prendendo-o a um gancho montado em uma parede exterior.
O comprimento do fio usado para cada coluna de jardim vertical depende da altura você deseja ou dispões em seu espaço. Por exemplo, corte o fio com cerca de 3 metros de comprimento para pendurar o jardim vertical ao longo de todo o lado de uma garagem. Essa quantidade inclui o suficiente para que os nós sejam amarrados. Se você fizer um jardim vertical para um alpendre de apartamento, você pode precisar provavelmente de pouco menos de um metro e meio de fio de cada lado das garrafas.