O algodão é conhecido por sua versatilidade, desempenho e conforto natural. A força e a absorção desse material o tornam incrível. Mas, o que pode ser feito com o algodão?
Neste artigo, vamos mostrar em quais produtos essa maravilha do mundo antigo e moderno pode se transformar. Este é um universo muito curioso. Confira!
O Que Pode Ser Feito Com O Algodão
Este é um material ideal para a confecção de roupas e artigos para o lar, além de produtos industriais como:
- Lonas;
- Tendas;
- Lençóis;
- Uniformes;
- Entre outros.
A fibra de algodão pode ser tecida ou tricotada em tecidos, incluindo veludo, veludo cotelê, cambraia, veludo e flanela. Além de produtos têxteis como roupas íntimas, meias e camisetas, ele também é usado em redes de pesca, filtros de café, encadernação de livros e papel.
O que pode ser feito com o algodão diferente de panos? Uma parte dele, por exemplo, as fibras muito curtas que permanecem na semente, após o descaroçamento, são usadas para produzir produtos como:
- Curativos;
- Cotonetes;
- Entre outros materiais médicos.
A fibra de algodão de um fardo de 227 kg pode produzir:
- 215 pares de jeans;
- 250 lençóis de solteiro;
- 750 camisas;
- 1.200 camisetas;
- 3.000 fraldas;
- 4.300 pares de meias;
- 680.000 bolas de algodão.
Sementes de Algodão
O algodão é um alimento e uma colheita de fibras. A semente, que representa cerca de metade do peso colhido, é fornecida ao gado e esmagada para produzir óleo. Mas, o que pode ser feito com o algodão nesses casos? Uma tonelada das sementes rende aproximadamente 200 kg de óleo, 500 kg de farelo de algodão e 300 kg de cascas.
O óleo de algodão é livre de colesterol, rico em gorduras poliinsaturadas e contém altos níveis de antioxidantes (vitamina E). Estes contribuem para uma longa vida útil humana. O óleo de semente de algodão é usado para cozinhar, bem comox em produtos como:
- Sabão;
- Margarina;
- Emulsificantes;
- Cosméticos;
- Produtos farmacêuticos;
- Borracha;
- Plásticos.
O subproduto do processo de extração de óleo é usado como alimentação para gado, principalmente. A farinha dessas sementes se torna uma refeição rica em proteínas que pode ser fornecida à maioria dos animais. As cascas também são uma fonte valiosa de alimento para bois e vacas.
É extremamente interessante saber o que pode ser feito com o algodão. A produção global tem a capacidade potencial de fornecer requisitos proteicos. E isso não se resume somente para o gado, mas se estende para as pessoas também.
A reciclagem do material evita desperdícios desnecessários e pode ser uma alternativa mais sustentável ao descarte. O algodão reciclado consegue se transformar em roupas de boa qualidade ou de restos de tecido e sobras, que são, então, fiados em novos fios e panos.
Entretanto, existem algumas limitações notáveis do material reciclado, incluindo a separação de materiais que são mistura de algodão/ poliéster. Também pode haver limites para a durabilidade no uso em determinados produtos.
O Processo De Reciclagem
O algodão tem a possibilidade de ser reciclado a partir de resíduos pré-consumo (pós-industrial) e pós-consumo. Os resíduos pré-consumo provêm de qualquer excesso de material produzido durante a elaboração de fios, tecidos e produtos têxteis. Um bom exemplo é a ourela de tecelagem e restos de panos de corte nas fábricas.
Os resíduos pós-consumo são provenientes de produtos têxteis descartados, como vestuário usado e materiais para o lar. Durante o processo de reciclagem, os resíduos são classificados primeiro por tipo e cor.
Em seguida, são processados através de máquinas de decapagem que quebram os fios em pedaços menores antes de separá-los em fibras. A mistura é cardada várias vezes para limpar e misturar as fibras antes que elas se transformem em novos fios.
A fibra resultante é mais curta que o comprimento da fibra original, o que significa que é mais difícil moldar. Portanto, o algodão reciclado é frequentemente misturado com fibras de algodão virgem para melhorar a resistência do fio. Geralmente, não é utilizado mais de 30% de algodão reciclado no tecido acabado.
O que pode ser feito com o algodão reciclado é a mesma coisa que o virgem? Bom, como o algodão usado já está frequentemente tingido, talvez não seja possível fabricar os mesmos produtos.
O algodão é uma cultura extremamente intensiva em termos de recursos hídricos, pesticidas e inseticidas. Isso significa que o seu uso reciclado pode levar a economias significativas de recursos naturais e reduzir a poluição da agricultura. A reciclagem de uma tonelada do material geralmente economiza 765 metros cúbicos de água.
Inovações No Uso Do Algodão
Material De Embalagem Biodegradável
Com o avanço tecnológico já é possível ver as inovações chegando até mesmo com o que pode ser feito com o algodão. Por exemplo, é possível fabricar com ele embalagens 100% biodegradáveis.
As embalagens de alto desempenho têm a capacidade de serem moldadas como espuma sintética. Elas são competitivas em termos de custo e ambientalmente responsáveis, pois podem ser compostadas após o uso.
Seu processo de fabricação de baixa energia começa com resíduos, como rebarbas de algodão, provenientes da produção agrícola. Este substrato é limpo e combinado com um componente de cogumelo chamado micélio, que é o filamento branco fino produzido durante o estágio de crescimento vegetativo dos fungos.
Os filamentos do micélio se entrelaçam e se estendem em direção aos substratos. Eles quebram os compostos difíceis e formam uma matriz. Esse material é quebrado, depois embalado e selado em moldes, onde o material assume a forma.
Cobertura De Parede Sustentável
Assim como o algodão tem a capacidade de absorver a água, também pode absorver o calor e o som. É por isso que é o principal componente do revestimento de parede sustentável.
O produto é usado em aplicações residenciais e comerciais por sua capacidade de diminuir os ruídos do dia-a-dia. Além disso, promove o som mais completo em salas de concerto. Ele também funciona como um isolamento, proporcionando calor a qualquer espaço interior.
Esse material é feito de uma mistura de fibras naturais de algodão e minerais. Não é vendido no varejo e deve ser colocado à mão nas paredes por um instalador certificado.
A cobertura sustentável é ambientalmente segura e personalizável. O revestimento de parede também tem uma pegada de baixo carbono. Assim, ele se torna mais uma coisa sobre o que pode ser feito com o algodão.