Muitos alimentos que contêm soja – como o tofu, as alternativas à carne de soja, o molho de soja, a farinha de soja e o óleo de soja – podem ser encontrados em supermercados, lojas de alimentos naturais, de saúde e asiáticas. Existem muitos tipos de alternativas alimentares feitas com soja, como bacon de soja, queijo, nuggets “sem frango”, cachorros-quentes, hambúrgueres, cachorros-quentes e sorvetes. A seguir alguns alimentos que contém soja:
Polpa da Soja
Para aqueles que se encontraram com uma montanha de polpa de soja depois de fazer um lote de leite de soja , você provavelmente se perguntou o que fazer com a massa de okara. A polpa de soja , embora confinada na maior parte dentro das cozinhas dos fabricantes regulares de leite não lácteo na América, juntamente com a polpa de castanhas e sementes, são comumente usada na culinária tradicional japonesa, chinesa e coreana.
Enquanto os cantos veganos da internet fervilham com os usos da sobra da polpa de amêndoa ou avelã, a polpa de soja , mais conhecida pelo termo japonês “ okara ”, é tão útil quanto suas contrapartes de noz. Freqüentemente usado como ração animal e fertilizante natural quando produzido em maiores quantidades, okara é de fato um ingrediente amplamente versátil quando usado em alimentos para humanos. Embora a polpa de soja seja praticamente desprovida de sabor, o alto teor de fibras, proteínas e nutrientes da okara torna o material muito valioso para ser jogado fora.
Farinha de Soja
A okara que sobrou do seu lote de leite de soja deve ser em um recipiente hermético na geladeira. Para fazer farinha de soja a partir de okara, desidrate a polpa de soja (esprema o líquido extra com um pano de prato) em um forno aquecido a 90 graus até secar, misturando a cada 15 minutos, o que pode levar até 4 horas. Moer o okara seco finamente em um moedor de café ou processador de alimentos pequenos até ficar bem moído, então asse a farinha. Como a maioria das farinhas à base de nozes, a farinha de soja é isenta de glúten , portanto, ao assá-la, certifique-se de não trocá-la por farinha de trigo. Você precisará adicionar um espessante como a goma xantana , aumentar a quantidade de fermentos como o bicarbonato de sódio ou o fermento em pó e adicionar um pouco de amido de milho, de araruta ou de batata.
Edamame
Estas sementes de soja são colhidas quando os grãos ainda estão verdes e com sabor adocicado. Eles podem ser servidos como um lanche ou um vegetal principal, depois de ferver em água ligeiramente salgada por 15 a 20 minutos. Eles são ricos em proteínas e fibras e não contêm colesterol. Edamame pode ser comprado com casca ou no pod na seção de produtos de supermercado ou corredor de alimentos congelados.
Carne de Soja
Alternativas de carne, contendo proteína de soja ou tofu, são usadas para imitar carne, como hambúrgueres, salsichas, bacon e cachorros-quentes. Geralmente, eles são livres de colesterol e têm menos gordura do que carne. São excelentes fontes de proteínas, ferro e vitaminas do complexo B.
Missô
Missô é uma pasta de soja rica e salgada usada na culinária japonesa. Os japoneses fazem sopa de missô e usam missô para dar sabor a uma variedade de alimentos, como molhos e marinadas. Missô deve ser refrigerado. Missô contém proteína de soja mínima e é rico em sódio.
Leite de Soja
Soja que é encharcada, moída bem e coada produz fluido chamado de leite de soja. O leite de soja puro e não fortificado é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas do complexo B de alta qualidade, mas não contém cálcio e vitamina D. No entanto, estão disponíveis versões fortificadas. O leite de soja pode ser encontrado em recipientes não refrigerados ou em laticínios no supermercado. Também é vendido como um pó para ser misturado com água. O leite de soja é um excelente substituto do leite para pessoas que são intolerantes à lactose. Pode ser usado como bebida ou no lugar de leite na culinária.
Soja Torrada
Nozes de soja torradas são grãos de soja inteiros que foram embebidos em água e depois assados até ficarem dourados. Soja nozes vêm em uma variedade de sabores. Eles são ricos em proteínas e isoflavonas, e similares em textura e sabor a amendoim.
Molho de Soja
Molho de soja é um líquido marrom escuro feito de soja que sofreram um processo de fermentação. Molho de soja contém proteína de soja mínima e é rico em sal. Dois tipos de molho de soja são shoyu e tamari. Shoyu é uma mistura de soja e trigo. Tamari é feito apenas de soja e é um subproduto do missô. Outro molho contendo molho de soja é o molho teriyaki. Contém molho de soja e outros ingredientes como açúcar, vinagre e especiarias.
Tempeh
Tempeh é um produto de soja robusto e macio. Soja inteira, às vezes misturada com outro grão, como arroz ou painço, é fermentada e prensada em um bolo ou barra com um sabor esfumaçado ou com nozes. Pode ser cortado, marinado e grelhado, e adicionado a sopas, ensopados ou chili. É encontrado em lojas asiáticas e de alimentos saudáveis.
Proteína de Soja Texturizada
A proteína de soja texturizada refere-se a produtos feitos de farinha de soja texturizada, concentrados de proteína de soja texturizada e fibra de soja. A farinha de soja texturizada contém cerca de 70% de proteína e retém a maior parte da fibra alimentar do grão. Farinha de soja texturizada é vendida seca em estilo granular e pedaço. Quando hidratado, tem uma textura mastigável. É amplamente utilizado como extensor de carne.
Tofu
O tofu, é um produto de soja macio e suave feito pela coagulação de leite de soja fresco e quente com coagulante. Tofu tem um sabor suave e absorve facilmente os sabores de marinadas, especiarias e outros ingredientes. O tofu é rico em proteínas de alta qualidade e vitaminas B e pobre em sódio.
Feijão de Soja
À medida que a soja amadurece na vagem, ela amadurece em um grão duro e seco, semelhante a outras leguminosas. A maioria dos grãos de soja maduros é amarela, mas alguns são marrons e pretos. Soja inteira é uma excelente fonte de proteína e fibra dietética. Eles podem ser cozidos e usados em molhos, ensopados e sopas. Sojas inteiras que foram embebidas podem ser assadas para lanches e estão disponíveis em lojas de alimentos naturais e em alguns supermercados. Quando cultivadas sem produtos químicos, são referidas como soja cultivada organicamente.