Se você é um apaixonado por roseiras, o texto é para você. Elas são lindas e muito delicadas, podem ser encontradas nas calçadas ou nos quintais de muitas casas que você visitar. É um tipo de flor multifuncional, elas servem para embelezar, servem para presentear, para colorir e muito mais, são super importantes no mercado e muito procuradas. Por isso separamos uma série de dicas super úteis para cuidar do seu pé de rosas, com essas dicas incríveis não vai ter erro, você vai ter uma roseira linda em casa.
É importante também conhecer um pouco mais sobre essa planta. Elas estão dentro de uma família chamada Rosáceas, estão dentro do gênero Rosa, dentro desses grupos estão muitas plantas diferentes. Podemos citar algumas bem famosas, principalmente quando se trata de árvores frutíferas como pessegueiros, macieiras, ameixeiras, cerejeiras entre outras. As roseiras ocupam um papel tão importante em nosso meio que ao longo dos anos ela passou por diversos melhoramentos em sua genética, com isso foram conquistados ainda uma maior variedade de características de uma flor que já era muito bela.
O que Fazer para Roseiras Não Morrer?
Se você tem uma roseira um pouco triste no seu quintal, ou tem medo que ela morra definitivamente, fique de olhos em nossas dicas.
- O primeiro passo é cobrir o solo que fica em torno dela com um tipo de adubo, essa cobertura precisa ter de 2,5 a 5 cm de altura. Adubo orgânico é sempre a melhor pedida, mas fertilizante mineral também pode ser utilizado, você pode comprar em lojas especializadas. Faça todo esse processo com cuidado para que fique certinho, cuide para que uma parte em torno do caule não receba o adubo, cerca de 2,5cm de distância é o suficiente. Você pode utilizar também húmus de minhoca caso prefira, mas nos dois casos a ideia é ajudar o solo a segurar a umidade para que as raízes possam se beneficiar, sem contar que isso dificulta também a invasão de pragas. Uma boa dica de adubo orgânico é utilizar folhagens, restos de grama, palha, lascas de tronco de árvores entre outros. Já para o fertilizante mineral serve vidro, pedras e até cascalho. Esse processo precisa ser repetido a cada 365 dias sempre no início do verão, você pode adicionar adubo ou trocá-lo.
- Se a sua roseira sofre muito com ervas daninhas você pode seguir essa dica. Cubra toda essa parte com papelão, apenas uma camada é suficiente, essa dica é muito eficiente e vai te ajudar a não sofrer com elas. A função do papelão nesse caso é segurar a luz solar, pois se ela não chega no solo, as ervas daninhas não conseguem se desenvolver.
- Água é importante para essa planta, sempre que perceber que a terra está seca, regue. Em períodos de pouca chuva, esse cuidado deve ser redobrado, ou se o seu pé de rosa fica em vaso em local coberto, também vai precisar ser regada mais vezes. O solo deve estar sempre úmido, para ter certeza basta colocar no dedo na primeira camada, se sentir que está seco pode adicionar água. Saiba que as flores podem morrer ou murchar que sofrerem com a falta de água, por isso invista em regas regulares.
- Já sabemos que regar a roseira é importante, mas tão importante quanto saber o horário certo de fazer isso. Regue o seu pé de rosas bem cedo antes do nascer do sol, e no período da tarde somente depois que o sol se pôr. Esse cuidado é necessário para que a água não se evapore, se você faz isso em um horário no auge do calor, não vai dar nem tempo dela chegar onde deve.
Dicas de Cultivo de Roseira
O cultivo de uma roseira precisa de alguns cuidados para que se desenvolva saudavelmente. É necessário por exemplo analisar algumas questões como clima da região, relevo, umidade do ar, tipo do solo, chuvas e diversas outras, pois somente dessa.
As roseiras não toleram solo encharcado por exemplo, pois isso além de atrair uma série de doenças para a planta ainda pode facilitar que a sua raiz apodreça. Por isso o ideal é escolher um solo com boa drenagem, dessa forma todo o excesso de água pode ser escoado. Então primeiro garanta um solo dentro dessas condições, depois cuide para não exagerar na água, regue somente quando sentir necessidade.
Para ter sucesso no plantio e cultivo das suas roseiras você também deve escolher um substrato de qualidade, pode ser um dá sua preferência
Um substrato bom é rico em matéria orgânica, vai nutrir de forma correta a sua planta e isso vai se manter por mais tempo. Faz com que ela cresça saudavelmente.
Plantando Roseira
Saiba que você pode plantar a roseira no chão do seu quintal, em um canteiro da sua casa e até mesmo em um vaso.
Caso prefira plantar no solo do seu quintal, no momento do plantio respeitar um espaçamento de cerca de 50 cm entre uma muda e outra, pois assim elas respiram melhor e têm mais espaço, dessa forma é possível diminuir também a chance de doenças.
Agora, se você preferir plantar seu pé de rosa dentro de um vaso bem bonito, por exemplo, escolha um vaso bem grande, para que as raízes da roseira possam se desenvolver livremente.
Podando Roseiras
Saiba que a poda é super importante para sua roseira, assim ela cresce com mais força e se desenvolve muito melhor. No período que sua roseira não puder germinar, é justamente nesse tempo que você deve podar ela, isso no geral. Esse período costuma acontecer nos meses de janeiro e fevereiro, pois então esse é o período considerado ideal para realizar a poda.
Utilize uma tesoura específica para podar plantar, é importante utilizar uma ferramenta de boa qualidade, que seja fácil de usar e ofereça bom resultado.