Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as flores híbridas, se você gosta desse tipo de assunto fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
O Que é uma Flor Híbrida?
Uma flor híbrida nasce de sementes que sofreram um tipo de polinização cruzada, isso pode acontecer de forma artificial ou naturalmente pela ação do vento, assim espécies diferentes formam uma flor híbrida. Essas novas flores possuem características únicas, vão ter cores diferentes, formatos, tamanhos e muitas outras particularidades. O resultado é sempre surpreendente e isso acabou chamando muito a atenção das pessoas, por isso pessoas interessadas passaram então a pesquisar e criar combinações únicas e especiais, e isso vem crescendo consideravelmente. Isso pode ser apenas objeto de estudo ou para venda mesmo.
A História das Plantas Híbridas
Embora muita gente não saiba, plantas híbridas não são nada recentes, já existem estudos acerca desse assunto desde 1760 que focam em fertilização e polinização cruzada. Um botânico da época já fazia seus experimentos nesse tempo, ele realizou testes com muitas plantas até que percebeu essa possibilidade, foi cruzando espécies com genéticas similares que ele chegou a essa conclusão.
Posso Criar uma Flor Híbrida?
A resposta é sim! Desde que você siga os passos corretos e tenha os aparatos necessários é possível. Tudo na verdade se trata de uma polinização cruzada, essa é a melhor forma de conseguir espécies híbridas.
É possível criar uma infinidade de possibilidades, como por exemplo plantas com características bem diferentes uma das outras, uma planta de flores bem grandes e outras com flores pequenas, cada uma com uma cor diferente. Tudo resultado de algumas combinações de espécies.
Inclusive isso pode acontecer também com plantas frutíferas, gerar plantas com cores e sabores completamente diferentes é possível. E isso não é nada de outro, visto que na natureza isso pode acontecer espontaneamente o tempo todo. Basta um empurrãozinho nosso para conseguir o mesmo resultado em casa.
Passo a Passo de Uma Planta Híbrida
- Etapa 1 – Você vai escolher duas plantas que gostaria de cruzar. Escolha uma delas para ser a fonte, no vaso dela você deve datar o dia do cruzamento. Automaticamente a outra será a recebedora, também deve ser datada. Isso é importante para não se perder a geração das plantas.
- Etapa 2 – Observe com cuidado cada espécie, pesquise sobre cada parte dela para que você consiga identificar o órgão masculino e também o órgão feminino das suas flores. O primeiro é chamado de estame, é ali que fica o pólen, você pode usar uma lupa para facilitar. O segundo é chamado de estigma, é ali que o pólen deve ser colocado para que ela seja fertilizada.
- Etapa 3 – Pegue a sua planta escolhida como fonte, com o auxílio de uma pinça colha o estame que deve estar carregado de pólen.
- Etapa 4 – Leve então a até a flor que deseja fertilizar. Com o auxílio de um pincel bem fino leve o pólen para o estigma, repita muitas vezes para que bastante pólen chegue na flor.
- Etapa 5 – Agora você deve proteger a flor recebedora com um filme plástico, para que não seja polinizada novamente.
- Etapa 6 – É natural que ela murche, isso é um bom sinal de que o processo funcionou. Pode então expor a flor novamente, a partir de agora ela vai formar as sementes que desejamos.
- Etapa 7 – O tempo que elas levam para serem formadas pode variar um pouco, mas são cerca de 4 semanas até que as sementes surjam. Assim que notar o seu aparecimento, faça a colheita e já pode ser replantada para gerar nossa linda planta híbrida.
- Etapa 8 – Depois que plantas as suas novas sementes híbridas, observe com cuidado o seu desenvolvimento. As flores podem ter características únicas, uma mistura entre as duas espécies utilizadas no processo. Por isso é tão importante saber fazer a escolha correta, escolher as flores mais bonitas e mais marcantes, o mesmo acontece se for escolher um vegetal.
- Etapa 9 – Você pode também fazer mudanças utilizando os galhos das plantas. Para clonar uma espécie, basta um pedaço de galho cortado no local certo. Agora basta mergulhar as suas pontas em um produto enraizador e colocar em um material orgânico a sua escolha. Ele deve começar a brotar no período de 14 dias, fique de olho.
- Etapa 10 – Agora finalmente você pode colocar as suas lindas novas mudas na terra.
Rosa Híbrida – A Linda Rosa Osiria
Quem já viu essa rosa de perto conhece o seu charme, essa é uma espécie cuidadosamente desenvolvida no ano de 1978 por um cientista bem famoso na época.
Ela surge em uma cor vermelha bem linda e aveludada no seu lado externo, no meio é branca como a neve. Como uma boa flor híbrida ela pode ser vista com tons diferentes, mas as principais características se mantêm.
Não se sabe muito sobre sua origem, mesmo com muita pesquisa e estudo não foi possível descobrir o segredo por trás dela. Poucas informações são conhecidas, descobriu-se que ela foi uma combinação entre a espécie chamada de Snowfire com outra ainda desconhecida.
Além da extrema beleza, outro ponto forte da rosa é o seu aroma muito marcante, bem mais forte que outras espécies.
Rosa Osiria foi o nome dado a ela, mas pode ser encontrada por outros nomes bem populares. Uma espécie que surgiu na Alemanha, mas depois ganhou popularidade e foi inserida na França por um admirador.
Essa é uma planta bem bonita, que floresce entre junho e novembro onde alcança o auge de sua beleza.