O manacá é uma espécie de plantas, em geral, floridas. Faz parte da família das Solanáceas. Além disso, são conhecidas, pelo menos, 300 variedades de manacás.
Vamos saber mais sobre o Manacá? Onde podemos encontrar essa planta e outras curiosidades incríveis? Fique por aqui!
Onde Podemos Encontrar um Manacá?
O Manacá é uma espécie frequente em jardins e parques. É uma planta comum em todo o Brasil, além disso, também nas Antilhas.
Vale destacar que se trata de uma planta que provoca um belo efeito. Isso porque as suas flores
grandes são extremamente perfumadas.
Além disso, as cores das flores do Manacá variam de cor, clareando do roxo até o branco. Isso confere um visual incrível e belíssimo nos ambientes presenteados pelo Manacá
Variedades de Manacá Mais Comuns no Brasil
Conforme mencionado o Manacá é bastante comum no Brasil. No entanto, as variedades de Manacá mais encontradas por aqui são o Manacá de jardim e o Manacá da serra. Saiba mais sobre eles, a seguir.
1 – Manacá de Jardim
O Manacá de jardim também é chamado de Manacá de cheiro. É uma planta nativa da Mata Atlântica, no Brasil.
É uma planta de folhas permanente e também pequeninas. Seu crescimento é de médio a rápido.
São os arbustos do Manacá de jardim podem chegar até 3 metros de altura. Ainda, até 2 metros de diâmetro de copa, que é arredondada.
A maior floração do Manacá de jardim vai do mês de setembro ao mês de março. As flores inicialmente despontam na cor lilás. Depois, ao longo do crescimento, o Manacá de jardim apresenta flores mais brancas.
O Manacá de jardim é bastante empregado na decoração, pela sua beleza.
As borboletas pousam nessa variedade de Manacá, nos presenteando com um espetáculo natural à parte. Essas borboletas depositam seus ovos nas folhas do Manacá de jardim. As larvas se alimentam dos sulcos das folhas.
Classificação científica do Manacá de Jardim
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: asterídeas
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Gênero: Brunfelsia
Espécie: B. uniflora
Nome binomial: Brunfelsia uniflora
2 – Manacá da Serra
O Manacá da Serra também é uma variedade comum no Brasil. Como o nome diz, é uma planta mais encontrada em regiões de serra. Por exemplo: Serra do Mar (São Paulo), regiões serranas do litoral de Santa Catarina e regiões serranas do Rio de Janeiro.
Esse Manacá tem folhas escuras. As flores do Manacá da serra são brancas. Mas, elas mudam de tonalidade, até atingir colorações rosadas ou lilás.
Essa variedade de Manacá ainda se caracteriza por conter flores de muitas cores em um mesmo ramo.
Na Serra do Mar, em São Paulo, por exemplo, esse Manacá se destaca em meio ao verde da Mata Atlântica, proporcionando uma bela vista natural e colorida.
O arbusto do Manacá da serra pode alcançar até 10 metros de altura. Mas, também temos o Manacá da serra anão, que pode atingir até 3 metros de altura.
Classificação científica do Manacá da serra
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Melastomataceae
Gênero: Tibouchina
Espécie: T. mutabilis
Nome binomial: Tibouchina mutabilis Cogn
Como Plantar Manacá de Jardim em Casa
Como mencionado, o Manacá de jardim é uma arvore bastante comum no Brasil. E o mais interessante é que ele pode ser
plantada até mesmo no jardim da sua casa!
Veja algumas instruções para embelezar a sua casa!
O manacá de jardim também pode ser cultivado em vaso, mas além do já apresentado, esse cultivo exige algumas especificidades:
- O manacá de jardim em vaso precisa ter espaço para o desenvolvimento das raízes, ou seja, é indicado usar um vaso grande e profundo;
- Quanto ao substrato, precisa ser rico em matéria orgânica e a terra deve ser trocada a cada 2 anos;
- A rega do manacá de jardim em vaso precisa acontecer de 2 a 3 vezes por semana.
Manacá e a Medicina
O Manacá, além de sua beleza – como já vimos – é uma árvore dotada de propriedades medicinais.
No entanto, sempre vale alertar que plantas também podem ser tóxicas. Assim sendo, sempre procure um profissional qualificado antes de se tratar sozinho, certo?
O Manacá, por exemplo, tem propriedades fitoterápicas. As suas folhas podem ser uma boa opção de suporte para tratar problemas diversos. Mas, sempre com acompanhamento, como já foi alertado!
As folhas do Manacá tem propriedades purgativas. Ou seja, combate a prisão de ventre e elimina toxinas do organismo,
Além disso, tem ação que reduz a chamada ressaca alcoólica. Neste caso, o chá de folhas de Manacá pode amenizar os sintomas ruins de quem ingeriu álcool de forma demasiada: dor de cabeça, enjoos estomacais, etc.
Serve também como cicatrizante de lesões cutâneas. Em muitos casos, cobrir os ferimentos com folhas de Manacá ou com a infusão delas ajuda na cicatrização.
Outras propriedades do Manacá é como auxiliar no alivio de sintomas de problemas reumáticos. Também, tem propriedades antissifilíticos – ajudam no tratamento de doenças venéreas, mas não substitui o tratamento medicamentoso!
Curiosidades Sobre o Manacá
Além de tudo o que já vimos sobre o Manacá, há mais curiosidades sensacionais sobre essa planta. Vamos conhecer?
- O Manacá é conhecido também como um planta “quaresmeira”. Ou seja, floresce na quaresma, que em geral, abrange os meses de março e abril.
- O Manacá é um “remédio natural” para o solo, sabia? Isso mesmo! A sua raiz contribui para “cicatrizar” áreas degradadas de solos. Por mais estranho que parece quanto menos manacás há em uma região, mais saudável o solo da região. Sabe o porquê? Porque o Manacá se alastra em solos degradados.
- É uma planta rica em sementes.
- A vida do Manacá não é longa. Por exemplo, vai de 7 a 8 anos – o que é considerada uma longevidade baixa para uma arvore.
- O Manacá é importantíssimo para o paisagismo do nosso país. Além disso, o seu tronco é muito usado pela a indústria madeireira.