A soqueira da cana é a raiz que resta após a colheita da cana. É o que sobra, o que gerará novas colheitas. Selecione sempre plantas vigorosas de cana-de-açúcar! As plantas estão prontamente disponíveis na época da colheita no final do verão ou início do outono. Se você não conseguir encontrar plantas em seu centro de jardinagem habitual, certamente poderá encomendá-las neste centro de jardinagem ou na Internet. Também pode ser encontrado em alguns supermercados. A seguir algumas dicas do cultivo de cana.
Os Caules
As hastes têm nós e é nesses nós que aparecem os rebentos da cana-de-açúcar. Dependendo da produção que você está considerando, compre o número de barras necessárias.
Corte alguns caules de cana-de-açúcar com cerca de 30 cm de comprimento. Eles devem ter três ou quatro nós para multiplicar as chances de obter brotos que aumentarão. Se suas hastes tiverem folhas ou flores, remova-as.
Cavar sulcos em uma terra ensolarada. As hastes de cana são plantadas horizontalmente, colocadas ao lado, em sulcos de 10 cm de profundidade. Essas hastes devem ser plantadas em um local em pleno sol, durante todo o dia. O comprimento dos sulcos deve corresponder ao comprimento das hastes. Estes serão espaçados cerca de trinta centímetros.
De preferência a uma pá plana, para cavar sulcos, opte por uma pá ou uma enxada. Os produtores de cana-de-açúcar possuem equipamentos especiais para cavar seus sulcos. Molhe os sulcos. Antes do plantio, é necessário regar os sulcos moderadamente, usando um cano, por exemplo. Por outro lado, a água não deve estagnar: sulcos úmidos, mas não inundados.
Plante sua cana de açúcar. Coloque as varas horizontalmente nos sulcos. Em seguida, cubra-os com o solo. Ao contrário da lógica, as hastes não devem ser plantadas verticalmente, caso contrário você não terá nada! Resta apenas aguardar o crescimento de suas plantas de cana-de-açúcar. Na primavera (abril-maio), aparecem os primeiros rebentos dos nós. Você verá surgir do seu futuro caules de cana-de-açúcar. O crescimento vai durar até o final do verão.
Fertilizante
Adicione nitrogênio para ajudar a cultivar sua cana de açúcar. Sendo este último um capim, ele precisa de importantes entradas de nitrogênio. Você pode usar qualquer fertilizante nitrogenado para ervas ou, se você é fã de agricultura orgânica, use esterco de galinha. A ingestão é feita imediatamente quando os primeiros brotos saem. Assim, você terá uma sessão vigorosa e obterá uma boa colheita no outono.
A cana-de-açúcar é geralmente uma planta um pouco difícil, que se adapta a muitas condições, mas que exige capina constante no momento do crescimento. Se você não capinar bem, seus brotos podem perecer sufocados. Remova ervas daninhas do solo regularmente até que as novas hastes criem sombra suficiente para impedir o crescimento das ervas daninhas.
Insetos
Cuidado com insetos. A cana-de-açúcar pode ser afetada por certas doenças e atrair pragas. É mais provável que pragas e insetos apareçam quando as plantas estiverem saturadas com água. É nesse momento que as doenças podem se desenvolver, o crescimento de fungos floresce e as raízes apodrecem.
Observe suas plantas frequentemente para detectar o mais cedo possível sinais de deterioração das raízes ou detectar a presença de parasitas. Uma estratégia efetiva em andamento é selecionar uma variedade de cana-de-açúcar resistente a doenças conhecidas na sua região. Para evitar a ocorrência e a propagação de doenças ou pragas de insetos, você pode usar um inseticida com moderação. Quando vir uma planta contaminada, destrua-a imediatamente para evitar o crescimento excessivo.
Colheita
Aguarde até o outono para colher. A cana-de-açúcar pode ser deixada no chão até a primeira geada. Se você não colher naquele momento, não poderá fazer xarope de cana.
Em regiões com invernos longos e frios, não corra riscos, colha a cana no final de setembro.
Em áreas com invernos amenos, é possível colher até o final de outubro.
Verifique o clima local para a data aproximada da primeira geada.
Corte seus talos de cana no chão com um facão. Chegadas na maturidade, as hastes são altas, grossas e difíceis de cortar, são bastante próximas ao bambu. Um podador simples não pode fazer o truque. Corte seus talos de cana rente ao chão com um facão ou um serrote. Então você terá uma colheita máxima. Não corte a cana profundamente. Você danificará as raízes e não terá uma colheita no próximo ano. De fato, as raízes podem ser deixadas no solo por vários anos.
Limpeza
Limpe seus caules de cana de açúcar. Esta operação requer o uso de luvas resistentes, porque as folhas grandes são afiadas como lâminas de barbear. Depois de cortado, você pode colocá-los no chão em suas plantas. Há duas razões para isso: elas protegem suas plantas do clima frio durante o inverno (cobertura morta) e, ao se decompor, elas fornecem nutrientes. Se você precisar de folhas para cobrir toda a plantação, complete com palha.
Limpe as Hastes
Depois de uma temporada passada no exterior, as hastes são cobertas com sujeira, mofo, vários detritos. Esfregue-os bem com água quente e uma escova até que estejam limpas. Corte as hastes em seções de 3 a 4 cm. Como são bastante difíceis de cortar, pegue um moedor de carne, uma faca simples não funcionará. Corte as hastes em pedaços pequenos e depois ao meio.
Se você tiver um moedor de cana profissional disponível, será inútil cortar as hastes como pequenas. Os produtores de cana têm trituradores de cana gigantescos. Ai! Não há equivalente (menor) para jardineiros! Estes terão que passar por cortar em pedaços pequenos e cozinhar.
Preparando a Cana
Ferva seus pedaços de cana em uma panela grande cheia de água. Durante esta operação, que dura cerca de 2 horas, o açúcar é gradualmente extraído da cana. A água fica doce e, em última análise, deve ter o mesmo sabor que a cana-de-açúcar. Portanto, você deve provar regularmente sua água de cozimento. Para saber se você tem algum extrato, também é possível monitorar a cor de suas peças de cana. Após algumas horas, a cor se torna marrom clara, um sinal de que o açúcar foi extraído da cana.
Observe sua panela a cada meia hora para ver se os pedaços de cana ainda estão cobertos de água. Caso contrário, adicione-o. Em seguida, despeje essa água açucarada em um recipiente (uma panela, por exemplo) depois de filtrá-la por uma peneira. Este último reterá todos os pequenos detritos que teriam se desprendido das hastes. Depois que o açúcar é extraído, você pode se livrar dos pedaços.
Aqueça essa água açucarada para transformar em xarope de cana. Evapore a água em fogo baixo até obter um xarope grosso. Aguarde uma a duas horas, dependendo do nível de açúcar na água. Observe com cuidado para evitar que o xarope queime. Para descobrir se o seu xarope tem a textura certa, mergulhe em uma colher fria e veja o que acontece.
Se você preferir um pouco de xarope, pare de cozinhar quando o xarope ainda deslizar rapidamente da colher. Para um xarope mais grosso, retire-o do fogo quando começar a aderir à colher. Se deslizar rapidamente, ainda será muito fluido.