O algodão é um têxtil básico da indústria da moda. Todo armário provavelmente abriga uma grande porcentagem de itens de algodão, seja algodão liso, algodão tingido ou compostos de algodão. O algodão é uma fibra natural derivada de plantas de algodão cujo uso remonta ao quinto milênio antes de Cristo.
Algodão é uma fibra básica, o que significa que é composto por diferentes e variados comprimentos de fibras. O algodão é produzido a partir das fibras naturais das plantas de algodão, pertencentes ao gênero Gossypium .
Algodão é composto principalmente de celulose, um composto orgânico insolúvel crucial para a estrutura da planta e é um material macio. O algodoeiro precisa de muito sol, um longo período sem geada e uma boa quantidade de chuva para produzir satisfatoriamente.
O termo “algodão” refere-se ao revestimento fibroso que envolve as sementes. O algodão é trançado em fios que são tramados para criar um tecido macio e durável.
Onde o Algodão se Originou?
A palavra algodão vem da palavra árabe “quton”. A primeira produção de algodão ocorreu na Índia. O primeiro descaroçador de algodão, que é uma ferramenta que separa o cutão das sementes das plantas, foi inventado na Índia no século XIII. O descaroçador de algodão tornou a produção de algodão muito mais fácil e rápida, ajudando a fibra a se espalhar como um tecido amplamente utilizado.
Durante a Revolução Industrial, com a invenção de novas tecnologias, a Grã-Bretanha se tornou um dos principais produtores de algodão. Todas essas máquinas de fiação permitiram aos fabricantes fiar algodão a quantidades maiores.
No entanto, foi a invenção americana do descaroçador de algodão que levou ao aumento da produção do material nos Estados Unidos e na Europa. Essa nova ferramenta, que separou as sementes do algodão de maneira rápida e eficiente, usando a força da máquina, reduziu as horas de trabalho manual necessárias para produzir um fardo de algodão de 600 horas para apenas 12. Na mesma época, a América, começou a produzir mais algodão de alta qualidade, pois as fibras eram um pouco mais longas e mais fortes.
Com algumas quedas ocasionais na produção, como durante a Guerra Civil, os Estados Unidos ainda são um dos principais produtores de algodão do mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia.
Onde o Algodão é Processado?
O algodão cresce em quase todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo, incluindo EUA, China, Índia, Uzbequistão, Paquistão, Brasil e Turquia. A produção de algodão é um processo muito metódico, desde o plantio das sementes, até a colheita e o processamento.
Antigamente o algodão era colhido e separado à mão, hoje em dia, a maior parte da produção começa com um coletor de algodão (que escolhe toda a planta) ou uma descaroçador de algodão, que retira a cápsula da planta. Após a colheita, o algodão é enfardado e armazenado nos campos antes de ser enviado para processamento.
No processamento, os fardos de algodão são limpos e afofados para separar o material da sujeira, sementes e fiapos.
Depois que o algodão passa pela descontaminação e é completamente separado das sementes, o algodão cru é comprimido e armazenado , pronto para ser enviado às fábricas têxteis para posterior produção.
O algodão limpo e macio é colocado através de uma máquina de cardar, que limpa ainda mais o material e forma as fibras curtas em uma corda longa e sem torção, que está pronta para girar e tecer.
Tipos Diferentes de Algodão
Existem quatro tipos diferentes de algodão, cada um com suas próprias características.
Algodão Pima – Considerado o melhor tipo de algodão do mundo, as fibras do algodão pima são extra macias e extra longas. O algodão é nativo da América do Sul e do sudoeste americano. O tecido de algodão Pima é muito procurado, pois é resistente ao desbotamento, rasgões e rugas;
Algodão egípcio – O algodão egípcio é muito semelhante ao algodão pima. Os dois estão na mesma classe científica, gossypium barbadense . Tem as mesmas qualidades resistentes, é cultivado no vale do rio Nilo, no Egito;
Algodão de terras altas – O algodão de terras altas possui fibras muito curtas e compõe cerca de 90% da produção total de algodão do mundo. A cultura é nativa e cultivada na América Central, México, Caribe e sul da Flórida;
Algodão orgânico – O algodão orgânico é qualquer tipo de algodão cultivado sem produtos químicos e de plantas que não são geneticamente modificadas
Características do Algodão
O algodão tem várias características distintivas que o tornam uma fibra tão popular na indústria têxtil:
Suavidade – A planta de algodão é macia e fofa e resulta em um tecido que muitas vezes mantém essa sensação macia;
Durabilidade – A estrutura celular da fábrica de algodão é forte, criando um tecido resistente e resistente ao desgaste;
Absorvência – O tecido de algodão é um tecido muito absorvente, porque há muito espaço entre as fibras de algodão. Devido à sua natureza absorvente, o algodão absorve a tinta com muita facilidade e pode ser transformado em uma ampla variedade de cores;
Respirabilidade – A estrutura de fibra do algodão o torna mais respirável do que as fibras sintéticas;
Sem aderência estática – O algodão não conduz eletricidade, portanto, a estática não é um problema do algodão.
Utilidades do Algodão
O algodão tem muitos usos, em várias indústrias diferentes:
Tecidos – O algodão é usado para fazer uma variedade de tecidos, incluindo lona, jeans, damasco, flanela e muito mais;
Vestuário – O algodão é um elemento da indústria têxtil como resultado de sua produção em massa, toque macio, durabilidade e absorção. O algodão é frequentemente usado para camisetas, jeans, vestidos, moletons e muito mais;
Lençóis e toalhas – Como o algodão é extremamente macio e absorvente, é um tecido ideal para roupas de cama e toalhas necessárias para absorver a umidade;
Roupa íntimas – Pelas mesmas razões, maciez e absorvência, o algodão produz roupas íntimas confortáveis e duráveis;
Decoração para casa – O algodão também é usado em toda a casa para estofados, cortinas, tapetes e travesseiros;
Óleo de semente – É um subproduto do processo, as sementes são usadas para fabricar óleo de semente de algodão, usado para molho para salada e margarina. Também pode ser usado em maquiagem, sabão, velas e muito mais.