Home / Plantas / O Que é Fruta Semi Ácida, Ácida e Não Ácida? Quais as Diferenças?

O Que é Fruta Semi Ácida, Ácida e Não Ácida? Quais as Diferenças?

As frutas podem ser caracterizadas conforme sua acidez em diferentes grupos, sendo Ácidas, Semi Ácidas e Não Ácidas. Entenderemos como cada uma é nesse texto e como essa diferença atua no organismo humano.

As frutas ácidas como a laranja, o abacaxi ou o morango, por exemplo, são ricas em vitamina C, fibras e potássio, e também são conhecidas como frutas cítricas.

A sua riqueza em vitamina C é essencial para evitar doenças como o escorbuto, que surge quando existe carência desta vitamina.

As frutas ácidas não são tão ácidas quanto o suco gástrico, entretanto elas podem aumentar a acidez no estômago, não devendo, por isso, ser consumidas em caso de gastrite ou refluxo gastroesofágico, por exemplo.

 Lista de Frutas Ácidas

As frutas ácidas são aquelas ricas em ácido cítrico, que é o responsável pelo sabor meio amargo e picante dessas frutas, que podem ser divididas em dois grupos:

  • Frutas ácidas ou cítricas:

Abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.

A laranja é uma das frutas cítricas (ou ácidas) mais consumidas no país e no mundo. E no Brasil há diferentes tipos de laranjas:

  • Laranja baia, tem sabor adocicada, sua polpa é muito suculenta, pode ser consumida ao natural, em suco ou presente em preparações culinárias.
    Laranja Baia
    Laranja Baia
  • Laranja barão, recomendada para o preparo de sucos. Valor nutricional, laranja crua.
    Laranja Barão
    Laranja Barão
  • Laranja lima, é a menos ácida, polpa muito suculenta, pode ser consumida na forma natural ou em suco. Valor nutricional, laranja crua.
    Laranja Lima
    Laranja Lima
  • Laranja pera, tem sabor mais doce, polpa muito suculenta, geralmente mais consumida na forma de suco.
    Laranja Pera
    Laranja Pera
  • Laranja da terra, tem sabor mais ácida e polpa suculenta, pode ser consumida na sua forma de suco, porem a forma mais comum é a compota feita com a casca da laranja.
    Laranja Da Terra
    Laranja Da Terra
  • Laranja seleta, tem sabor adocicado e pouco ácida. Pode ser consumida na forma natural ou em sucos.
    Laranja Seleta
    Laranja Seleta

O limão, também bastante utilizado no país, apresenta dois tipos principais:

  • Limão galego, fruto pequeno e rico em suco, possui casca fina, cor verde-claro ou amarelo-claro.
    Limão Galego
    Limão Galego
  • Limão siciliano, fruto grande, bem ácido e menos suco, possui casca enrugada e grossa, cor amarelo-claro.
    Limão Siciliano
    Limão Siciliano
  • Limão tahiti, fruto médio, rico em suco e pouco ácido, cor verde-escuro.
    Limão Tahiti
    Limão Tahiti
  • Limão cravo, fruto médio, rico em suco e mais ácido, possui casca avermelhada.
    Limão Cravo
    Limão Cravo
  • Frutas semi-ácidas:

Caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola e uva passa.

​​As frutas semi-ácidas têm uma quantidade menor de ácido cítrico em sua composição, e são mais bem toleradas em casos de problemas estomacais como gastrite ou refluxo. Todas as outras frutas podem ser consumidas normalmente em casos de gastrite.

Foto de Várias Frutas Semi-Ácidas Caqui
Foto de Várias Frutas Semi-Ácidas Caqui

Frutas Ácidas e Gastrite

As frutas ácidas devem ser evitadas em casos de úlceras e crises de gastrite, pois o ácido pode causar aumento da dor quando o estômago já está inflamado.

O mesmo vale para casos de refluxo em que há feridas ou inflamação no esôfago e na garganta, pois a dor aparece quando ácido cítrico entra em contato com a ferida.

No entanto, quando o estômago não está inflamado ou quando há lesões ao longo da garganta, as frutas cítricas podem ser consumidas à vontade, pois seu ácido irá até ajudar a prevenir problemas intestinais como câncer e gastrite.

Frutas Não Ácidas

As frutas não ácidas são aquelas que não possuem os ácidos na sua composição, podendo ter uma característica mais doce.

Essas frutas são excelentes antioxidantes, promovem a saciedade, evitam cãibra, são excelentes para combater a azia.

Algumas frutas não ácidas, uva, banana, ameixa, pêra, damasco, coco, abacate, melão, melancia, framboesa, mamão, figo, entre outras.

Como Consumir Idealmente Frutas?

Idealmente, uma pessoa sem problemas de saúde, deve consumir tanto frutas ácidas como não ácidas, no mínimo 3 porções diárias.

As frutas são importantes fontes de carboidratos e vitaminas, aumentam a sensação de saciedade e permitem um melhor controle glicêmico, quando consumidas adequadamente, ou seja, em porções não muito grandes e associadas a outros alimentos.

Nesse caso, elas atuam como reguladoras.

As fibras também fornecem fibras ao organismo.

No caso de pessoas com problemas estomacais, as frutas ácidas devem ser reduzidas e até evitadas, pois podem piorar o quadro clínico.

Quem tem gastrite deve comer entre 2 e 4 frutas por dia. Maçã, banana, pera, mamão e melão estão entre as mais indicadas. Frutas ácidas como laranja, abacaxi, kiwi, morango e limão podem irritar a parede do estômago, dependendo da tolerância de cada um.

Segundo a nutricionista funcional Orion Araújo, há ainda outros alimentos que devem entrar na listinha de restrições: chocolate (incluindo o amargo), chá preto, café, refrigerantes, bebida alcoólica, frituras, doces em geral, bolos, salgadinhos, biscoitos, pimentas e condimentos. “Quanto às frutas cítricas, como laranja, abacaxi, limão ou tangerina, vai depender da sensibilidade de cada pessoa. Nem todo mundo é sensível à acidez de algumas frutas”, comenta.

Conclusão

Existem diversos tipos de frutas e as frutas consideradas ácidas são as que contém ácido cítrico em sua composição. São também as frutas que contêm maior conteúdo de vitamina C, uma vitamina que auxilia muito na prevenção de doenças pois reforça o sistema imunológico.

As frutas consideradas ácidas devem ter seu consumo moderado para pessoas que têm problemas estomacais como gastrite, pois seu conteúdo ácido pode irritar a parede do estômago, piorando o quadro.

Porém algumas pessoas não são tão sensíveis a isso e devem conversar com o médico gastro ou com a nutricionista sobre opções e a quantidade ideal para sua dieta.

Já as frutas semi ácidas têm menor conteúdo de ácido em sua composição.

As frutas não ácidas são as consideradas mais doces, justamente por não terem ácido em sua composição.

Fontes: https://www.alimentacaolegal.com.br/o-que-sao-frutas-acidas-e-nao-acidas.html

https://medicoresponde.com.br/5-alimentos-que-quem-tem-gastrite-deve-comer/

http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/o-que-comer-com-gastrite-nutricionista-da-dicas-alimentares-para-quem-esta-em-crise.htm

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *