A calêndula, cujo nome científico é calendula officinalis, é uma planta da família Asteraceae. Muitas vezes confundida com a margarida, por possuírem aparências similares (ambas pertencem à mesma família, assim como os girassóis e as alcachofras), a calêndula apresenta usos diversificados, que vão desde fins decorativos, passando pela gastronomia e pela indústria de cosméticos até chegar à medicina natural.
O Que É Calêndula?
A calêndula é uma planta pequena, com um tamanho que não passa de 70 centímetros de altura. Suas flores são chamadas de inflorescências e são do tipo capítulo, visto que uma única planta possui diversos ramos que por sua vez possuem flores em suas extremidades superiores. Cada capítulo mede de três a cinco centímetros de largura.
A calêndula é uma planta dotada de lindas flores que, em sua grande maioria, são amarelas ou alaranjadas – com diversas variações que vão de uma cor a outra. Atualmente, é possível encontrar a calêndula em qualquer parte do mundo, porém ela é originária do sul da Europa, do sudeste da Ásia e da região da bacia mediterrânea.
Os climas frescos e temperados são os ideais para o cultivo da calêndula, pois ela é uma planta que necessita de bastante luz solar para atingir sua plenitude. É uma planta rústica que tolera baixas temperaturas, porém suas flores morrem quando expostas a muito frio.
Para Que Serve a Calêndula?
Os usos da calêndula são os mais diversos possíveis. Por suas flores perfumadas, brilhantes e de cores extremamente vivas, ela é muito utilizada com fins ornamentais e decorativos. Pode ser encontrada em jardins, como decoração de espaços internos e embelezando eventos e festas.
Além disso, a calêndula é uma planta comestível. Na gastronomia, suas pétalas podem vir naturais em saladas, manteigas e pratos frescos e também podem entrar no preparo de pães e sopas. Mesmo depois de cozida, as pétalas da calêndula mantêm seus tons coloridos e vivos.
Na indústria de cosméticos, a calêndula é ingrediente de diversos tipos de produtos, que variam de antissépticos a cremes dentais, enxaguantes bucais e loções para a pele. Ela também é muito usada como repelente natural contra insetos, graças ao seu cheiro, seus antioxidantes e seus óleos.
Porém, um dos usos mais importantes da calêndula é para combater e prevenir diversos males e doenças. Suas pétalas são dotadas de muitos componentes com propriedades medicinais. Seu uso em pomadas, cataplasmas, géis, extratos ou chás pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.
Propriedades Medicinais Da Calêndula
A medicina tradicional e natural atribui à calêndula um sem número de propriedades medicinais e benefícios para a saúde – muitos dos quais comprovados cientificamente. A maior parte dos nutrientes da calêndula está concentrada em suas pétalas.
A flor é rica em antioxidantes, como os flavonoides e os carotenoides. Possui ainda ácidos graxos e óleos e ainda betacarotenos e luteína, que, quando ingeridos e processados pelo nosso organismo, são transformados por ele em vitamina A.
Os antioxidantes presentes na calêndula são aliados importantes no combate aos radicais livres, protegendo as células epiteliais e prevenindo os danos causados por eles, como envelhecimento, rugas, manchas e marcas na pele e deterioração celular.
A calêndula possui também benefícios importantes para a saúde da mulher. A ingestão de chá de calêndula pode ajudar a minimizar os efeitos causados pela tensão pré-menstrual. Como auxilia na regulação hormonal, sintomas clássicos como cólica e mudanças de humor tornam-se mais brandos.
O chá de calêndula ainda pode ajudar na regulagem do ciclo menstrual. Seus antioxidantes auxiliam tanto no relaxamento muscular como na circulação do sangue, contribuindo assim para induzir a menstruação.
A calêndula tem propriedades antivirais, antimicrobianas e antifúngicas, por isso pode favorecer o combate a bactérias resistentes, vírus e fungos, entre eles, o fungo causador da candidíase (candida albicans). Essas propriedades também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, mantendo a saúde do organismo e evitando doenças.
Acelerar a cicatrização também é um dos benefícios da calêndula – isso porque ela aumenta o fluxo sanguíneo, permitindo que as lesões da pele recebam mais oxigênio e contribuindo assim para a regeneração das células lesionadas e a cicatrização das feridas.
Pomada, gel e cataplasma de calêndula são usados para tratamentos de feridas e lesões, inflamações da pele, erupções cutâneas, rachaduras nos seios, queimaduras de sol, assaduras, hemorroidas, psoríase, fissuras anais, dermatites e úlceras.
Estudos mostram que a aplicação de calêndula em dermatites presentes nos seios de mulheres que se submetem a tratamento quimioterápico ou radioterápico para câncer de mama faz com que essas dermatites sejam reduzidas.
Também há estudos conduzidos na área de oncologia que mostram que a calêndula pode ser eficaz na prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer.
Em se tratando de inflamações, o chá de calêndula pode ajudar com as do sistema digestivo, da garganta, da boca e da gengiva. Além disso, por ser diurético, o chá contribui para o bom funcionamento de rins e bexiga, desintoxicando o organismo e eliminando impurezas.
Já o extrato das flores da calêndula é utilizado para tratar infecções e inflamações de ouvido, diminuindo a dor e o inchaço. Ele também é usado como relaxante muscular para inibir espasmos involuntários dos músculos.
Efeitos Colaterais Do Uso Da Calêndula
Os efeitos colaterais da calêndula são poucos, se comparados aos benefícios que ela pode trazer para a saúde. Por estimular a regulagem do ciclo menstrual, o chá de calêndula não é indicado para mulheres grávidas.
Seu consumo, tanto externo como interno, pode causar alergias e erupções na pele, principalmente caso a pessoa seja alérgica a outras plantas da mesma família da calêndula (a Asteraceae). O consumo de chá pode ainda resultar em dores estomacais.
A calêndula também pode influenciar no efeito de outros medicamentos como relaxantes musculares, sedativos, ansiolíticos, antidepressivos e remédios para diabetes e pressão arterial.
Por isso, antes de utilizar produtos à base de calêndula ou consumir seu chá para fins medicinais, é muito importante procurar orientação médica e sempre estar de olhos abertos para qualquer efeito colateral que seu consumo possa provocar.
Outro fator importante é que nenhum tratamento prescrito por um médico deve ser substituído pelo uso da calêndula, pois ela pode auxiliar no tratamento (desde que devidamente orientado pelo médico), mas não garantir por si só a cura.