A natureza é repleta de frutas bastante deliciosas, ao mesmo tempo em que podem fazer muito bem à nossa saúde. E, existem diversos tipos delas por aí, como é o caso da nectarina, uma variedade de pêssego. Já ouviu falar? Então, vamos esmiuçar um pouco mais sobre esse assunto.
O Que É a Nectarina?
Como já mencionado antes, a nectarina nada mais é do que uma variedade do pêssego, sendo uma fruta totalmente lisa e sem pelos, sendo um produto natural bastante rico em diversas substâncias, como, por exemplo, retinol (vitamina A), niacina (vitamina B3) e potássio.
De nome botânico Pronus persica nurcipersica, e pertencente à família Rosaceae, essa fruta é, na verdade, originária da China, mas foi melhorada geneticamente na América do Norte. Tanto o gosto dela é bem saboroso, como a sua coloração é bastante atraente. A polpa, que pode ter uma coloração amarelada, esbranquiçada ou avermelhada, é aromática e é o que dá o sabor especial que essa fruta possui. A depender de sua variedade, a nectarina pode ter dois formatos: um arredondado e outro oval.
Trata-se de uma fruta já cultivada há bastante tempo, sendo conhecida na Inglaterra desde o século XVI, mas que por motivos que não se conhece, demorou muito pra ser comercializada em mercados europeus. Atualmente, ao contrário, o consumo dessa fruta na Europa tem crescido, especialmente, na França, no Reino Unido e na Alemanha. Durante um tempo, inclusive, foi difundida a crença de que a nectarina foi produzida em laboratório, com a combinação de material genético, e enxertos do pêssego e da ameixa.
Propriedades Nutricionais Da Nectarina
Devido ao seu grande teor de antioxidantes (compostos que protegem as células dos chamados radicais livres), a nectarina é uma fruta que traz muitos benefícios para a saúde. Entre os seus principais componentes, está a vitamina A, essencial para a saúde da pele, além de proteger a visão e auxiliar no crescimento de um modo geral.
Fora isso, a fruta é riquíssima em vitamina B3, um composto muito importante para a formação do nosso DNA. Já a vitamina C, que é outro componente bastante presente na nectarina, contribui de maneira muito positiva para a saúde dos ossos, das cartilagens, dos dentes e das gengivas, e ainda protege o organismo contra boa parte das infecções.
Além disso, a nectarina é uma rica fonte de fibras alimentares, o que ajuda no combate à constipação, o que acaba reduzindo uma pessoa de ter câncer no cólon, por exemplo.
Consumo E Cultivo Da Fruta
A nectarina é um tipo de fruta que pode ser consumida tanto fresca, quanto cozida para o preparo de compotas e conservas. Fora o fato de que ela ainda pode ser usada como ingrediente de determinadas sobremesas, como tortas, bolos, crepes e sorvetes.
Da mesma forma que acontece com os pêssegos, as nectarinas são colhidas apenas quando estão maduras, porém, ainda firmes. E mesmo assim, é preciso esperar alguns dias para que elas amadureçam um pouco mais, e aí sim, serem consumidas. Porém, você pode acelerar esse processo de amadurecimento, colocando essas frutas em um saco de papel dobrado à uma temperatura ambiente, e junto com uma banana verde. Após alguns dias, a nectarina irá atingir o máximo de sua maturação.
Sobre o cultivo em si da fruta, ele pode ser feito no mesmo lugar e da mesma forma que os pêssegos. Em comparação a estes, as nectarinas são menores e mais doces, além de serem mais avermelhadas. A árvore dessa fruta é, via de regra, de pequeno porte, possuindo folhas longas e estreitas.
Pés de nectarina preferem climas que sejam quentes e secos, contendo um solo que seja arenoso e bem drenado. As regas, como em quase todas as frutíferas, precisam ser constantes, bem como o crescimento da árvore pode ser intensificado com o uso de fertilizantes de tempos em tempos.
Atualmente, os maiores produtores dessa fruta são França, Espanha, Grécia, Califórnia, Chile, África do Sul, Argentina e Chile. Aqui no Brasil, a produção dessa fruta acontece com bem mais frequência nas regiões sul e sudeste, com São Paulo e Rio Grande do Sul como destaques nesse sentido.
Suco De Nectarina – Aliado Na Perda De Peso E Para Uma Boa Saúde
A nectarina em si é uma fruta bastante rica em nutrientes, e com ela, dá pra fazer uma série de receitas deliciosas e bem saudáveis. Uma dessas receitas é o suco desse fruta, que além de outros benefícios, pode ajudar a pessoa a perder peso.
Pesquisas mais atuais revelam que os compostos fenólicos que estão presentes na nectarina e em outros produtos ajudam na redução do colesterol ruim (o chamado LDL), um problema que costuma estar ligado a problemas cardiovasculares.
Contudo, a dose diária que se deve consumir a fruta ainda não foi determinada nesses estudos. Porém, você pode aproveitar as propriedades dessa fruta através de sucos que podem ser tomados durante a semana (mas, não em excesso, claro). Para fazer esse suco, você irá precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 colher de sopa de beterraba (ralada)
- 1 colher de sopa de cenoura (também ralada)
- 2 nectarinas
- 150 ml de água
Já o modo de preparo dessa receita de suco é bem simples, bastando bater todos os ingredientes no liquidificador, e tomar em seguida.
Nectarina, Pêssego E Ameixa: Diferenças
Em geral, as pessoas confundem essas frutas justamente por conta da aparência delas, mas, com um olhar mais atento, dá para fazer a diferenciação delas de maneira mais simples. A ameixa, por exemplo, possui casca lisa e avermelhada, enquanto que o pêssego possui uma casca aveludada, com uma tonalidade mais amarelada. Por fim, a nectarina parece uma mistura de ambas, mesmo sendo uma variação natural do pêssego. Porém, esta, assim como a ameixa, possui uma casca lisa e avermelhada.
Já de maneira nutritiva, a nectarina é a mais bem capacitada das três, possuindo mais vitaminas A e C, e potássio, o que ajuda a reforçar o sistema imunológico, combatendo infeções e vários tipos de enfermidades. Ainda assim, todas essas frutas são saudáveis de alguma forma, e colocá-las em seu cardápio diário é mais do que recomendado.