O amendoim pertence à família das leguminosas e está relacionado ao feijão. Crocante e gratificante, o amendoim contém proteínas e muitos nutrientes essenciais. Mas comer demais pode ter efeitos negativos na sua saúde. Um consumo excessivo pode causar alguns efeitos colaterais do amendoim, devido ao alto teor de calorias e gorduras, toxinas e anti-nutrientes.
Teor Calórico
Uma das desvantagens do amendoim, apesar de sua contribuição para a saúde geral, é o conteúdo de alto teor calórico. Calorias podem fazer a diferença se você estiver tentando controlar seu peso. Uma porção de amendoim torrado, que equivale a um punhado ou 39 amendoins, contém 170 calorias .
As Diretrizes Dietéticas recomendam uma ingestão diária de 1.600 a 2.400 calorias para mulheres adultas e 2.000 a 3.000 calorias para homens adultos, dependendo da idade e do nível de atividade física. Isso significaria que um punhado de amendoins é responsável por 9% da sua ingestão calórica diária se você seguir uma dieta de 2.000 calorias.
Ao comer um saco de amendoins, é fácil exceder rapidamente sua quantidade de calorias se você comer mais do que uma porção. Por exemplo, apenas três punhados de amendoins, que somam 510 calorias , acumulariam mais de um quarto da sua cota diária .
Teor de Gorduras
Se você está preocupado com o seu peso, outra das desvantagens de comer amendoim é que eles também têm alto teor de gordura . Embora você precise de gordura em sua dieta, a gordura contém o dobro das calorias da proteína . Felizmente, o tipo de gordura total no amendoim, 15 gramas por porção, é principalmente gorduras mono e poliinsaturadas saudáveis . No entanto, parte dessa gordura é saturada e responde por 12% do seu valor diário nessa porção.
Cortar a gordura saturada e substituí-la pelas gorduras “boas” é uma opção mais saudável. A gordura saturada pode aumentar o colesterol total e elevar a balança em direção a um colesterol LDL mais prejudicial , o que pode levar a bloqueios nas artérias. Por esse motivo, as Diretrizes Dietéticas recomendam limitar a ingestão de gordura saturada a menos de 10% de suas calorias diárias.
Teor de Fósforo
O amendoim é uma boa fonte de fósforo, com 113 miligramas por porção. No entanto, o fósforo no amendoim está em uma forma de armazenamento chamada ácido fítico ou fitato . Os fitatos são frequentemente referidos como anti-nutrientes, porque isolam outros minerais, impedindo a capacidade do seu corpo de os utilizar.
Quando você come amendoim, os fitatos se ligam a outros nutrientes e reduzem sua absorção. Os minerais mais vulneráveis são ferro, zinco, cálcio e manganês . Além disso, os fitatos reduzem a digestibilidade das proteínas e, com o tempo, isso pode levar a deficiências minerais, alergias e irritação do trato intestinal. Os fitatos podem contribuir para deficiências minerais , especialmente em crianças pequenas ou pessoas com dieta pobre. Você pode reduzir seu risco comendo uma dieta equilibrada que inclua todos os grupos de alimentos.
Efeitos Colaterais Alérgicos do Amendoim
O amendoim é um dos alérgenos mais comuns e pode causar respostas graves e potencialmente fatais. Uma reação ao amendoim pode ser imprevisível, mesmo com quantidades muito pequenas. Isso resulta do sistema imunológico do seu corpo, que identifica a proteína de amendoim como prejudicial e desencadeia sintomas.
O contato casual com a pele geralmente não apresenta problemas, a menos que a área afetada toque em seus olhos, nariz ou boca. A contaminação cruzada não intencional pode ocorrer como resultado da exposição dos alimentos aos amendoins durante a preparação.
Teor de Sódio
Antes de cavar a tigela de amendoins gratuitos no bar, considere o teor de sódio . Muitos tipos de amendoim têm adição de sal e aromatizantes que podem afetar sua pressão arterial. Por exemplo, uma porção de amendoim salgado com valência contém 219 miligramas de sódio.
Embora você precise de sódio para equilibrar os fluidos do corpo e ajudar nas contrações musculares e nos impulsos nervosos, excesso de sódio pode afetar negativamente a sua saúde. O sódio extra na corrente sanguínea puxa água para os vasos sanguíneos. O volume extra resulta em um aumento da pressão arterial, o que pode sobrecarregar seu coração.
O amendoim cru é naturalmente pobre em sódio e contém apenas 5 miligramas por porção. Não deixe de ler os rótulos e optar por variedades de amendoim sem sal ou com baixo teor de sódio.
Exposição a Aflatoxina
Aflatoxinas são uma família de toxinas produzidas por certos fungos encontrados no amendoim . Este tipo de toxina é abundante nas regiões úmidas e quentes do mundo, onde o amendoim é cultivado, colhido e armazenado. Como o amendoim possui uma vagem macia e permeável e cresce no subsolo como parte do sistema radicular da planta, eles correm o risco de sofrer danos devido às condições de temperatura e umidade.
As pessoas podem ser expostas a aflatoxinas comendo amendoim infectado ou até inalando o pó gerado pelo manuseio. A aflatoxina é um agente cancerígeno que pode aumentar o risco de câncer de fígado se o amendoim for consumido por um longo período de tempo.
As aflatoxinas não são totalmente mortas quando o amendoim é processado ou torrado, por isso pode ser uma preocupação mesmo em produtos processados, como manteiga de amendoim.
Equilíbrio Incorreto de Ácidos Graxos Ômega 6
O amendoim é rico em ácidos graxos ômega-6 com 4.361 miligramas por onça. O ômega-6 é um ácido graxo poliinsaturado essencial usado principalmente para produzir energia em seu corpo. No entanto, o ômega-6 e o ômega-3 devem agir em combinação e no equilíbrio correto para beneficiar a sua saúde. O amendoim não possui ácidos graxos ômega-3.
Um desequilíbrio alimentar de altas quantidades de ômega-6 a ômega-3 pode aumentar a inflamação. Isso pode contribuir para a obesidade, doenças cardíacas, artrite e outros problemas crônicos de saúde.
A proporção de ômega-6 para ômega-3 desempenha um papel importante na obesidade. Os pesquisadores descobriram que um alto nível de ômega-6 levou a um aumento na resistência à insulina e ganho de peso.