Home / Plantas / Nectarina Sunripe: Características, Nome Científico, Muda e Fotos 

Nectarina Sunripe: Características, Nome Científico, Muda e Fotos 

A nectarina, ou pêssego careca, como também é conhecida, é uma fruta muito saborosa e cheia de nutrientes importantes para a nossa saúde. O nome científico dessa fruta é Prunus pérsica, pertence à família Rosáceas. Caracteriza-se pela falta de pelos em seus frutos.

A nectarina surgiu do cruzamento do pêssego com a ameixa vermelha. Ela é cultivada nas regiões Sul e Sudeste do país. Os maiores produtores da nectarina na América Latina são Argentina e Chile. Ela se adapta bem ao clima temperado.

Nesse post, aprenderemos tudo sobre a Nectarina Sunripe, suas características, nome científico, muda e muito mais. Confira!

Características da Nectarina Sunripe

A nectarina é doce e o seu sabor é mais acentuado do que o sabor do pêssego. Planta perene, suas folhas caem durante o inverno (folhas que caducam), de porte médio, essa fruta possui as mesmas características produtivas e vegetativas do pessegueiro, por ser o resultado de uma mutação genética ocorrida no pêssego.

As suas flores são hermafroditas (quando possuem ambos os sexos numa mesma flor), autoférteis e a sua produção acontece no ano anterior, nos ramos. Quando os ramos já floresceram uma vez, eles não voltam a florescer.

Se desejar que a copa da planta fique em forma de taça, é necessário realizar podas de formação, de preferência sob a orientação de um técnico. Depois, é preciso realizar podas anuais, para que a planta frutifique, pois os ramos que já deram frutos uma vez, não dão mais.

Confira abaixo os objetivos da poda de frutificação:

  • Formar novos ramos frutíferos;
  • Manter o equilíbrio da distribuição de ramos;
  • Melhorar a qualidade dos frutos produzidos;
  • Uniformizar a época da colheita,
  • Diminuir o porte da planta e a produção em excesso.

Tipos da Nectarina

A nectarina se divide em dois grandes grupos, conforme a cor da sua polpa (branca ou amarela). No Brasil, as principais espécies cultivadas de nectarineira são:

  • Polpa amarela e bastante acidez: Sunripe, Sunred (Rubro-Sol), Rosalina e Colombiana.
  • Polpa amarela e sabor adocicado: Centenária e Somel
  • Polpa branca e sabor doce-acidulado mais equilibrado: Josefina, Branca de Guapiara e Precoce de Itupeva.

Cultivo da Nectarina Sunripe

Pé de Nectarina Sunripe
Pé de Nectarina Sunripe

A safra de nectarina vai do mês de outubro até janeiro. A maior parte da colheita acontece no mês de novembro. O cultivo da fruta se concentra nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, em especial em Santa Catariana, em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul.

No entanto, em decorrência dos trabalhos feitos em instituições de pesquisas para o melhoramento genético da planta, existem cultivares da nectarina para o plantio também em regiões onde o clima é subtropical e temperado.

O cultivo dessa fruta não demanda técnicas sofisticadas, e pode ser em áreas que apresentam pouco espaço.

Mudas: o início do plantio é mais recomendado por mudas enxertadas, uma vez que elas se desenvolvem mais rápido do que as sementes, e mantêm a origem da cultura. É fácil encontrar mudas para comprar. Além de serem baratas, podem ser plantadas em qualquer época do ano.

Plantio: a nectarina se desenvolve melhor em solos arenosos, profundos e com uma boa drenagem. Não deve haver pedras e nada que dificulte o desenvolvimento das raízes. Uma forma de elevar a saturação do solo é adicionar calcário ao mesmo.

Na hora de preparar a terra, faça a cova maior que o torrão onde está a muda. Comece o preparo da terra equilibrando a sua acidez com o calcário (é preciso deixar a terra descansando por 30 dias. Em seguida, adicione adubo. Dê preferência para os que contêm K, N, e P.

Se preferir, você pode usar algum composto pronto, que seja formulado para plantas frutíferas, ou ainda usar rocha fosfática moída, esterco de curral curtido, casca de ovo moída, restolho de folhagem de batatas, pó de café, ou qualquer outro elemento que tenha nutrientes a oferecer para a terra.

Clima: o clima mais propício para o cultivo da nectarina é o temperado. No entanto, existem algumas variedades que se desenvolvem bem em regiões de clima subtropical. Lugares sem vento e sem sol devem ser evitados, pois eles favorecem a umidade e a proliferação de fungos.

Adubação: realizada depois da calagem da terra. Só se deve colocar a muda na cova após a mesma estar coberta com os elementos e a terra já preparada. E o processo já se encontrar estabilizado. A estabilização dos nutrientes pode levar de 15 a 30 dias, conforme a temperatura.

Plantação de Nectarina Sunripe no Vaso
Plantação de Nectarina Sunripe no Vaso

Área: para que a árvore cresça à vontade, ela precisa de uma área de cerca de 14m². Ela deve ser plantada mais afastada dos muros, para que os seus galhos possam crescer sem obstáculo.

Pragas: a nectarina é um tipo de planta sujeita ao aparecimento de doenças causadas por fungos, insetos e muitos outros bichos. Eles podem danificar a planta e os seus frutos. Para combater essas pragas, alguns métodos naturais podem ser bem eficazes. Caso não queira usar inseticida, é possível envolver cada um dos frutos em papel manteiga, por exemplo, desde pequenos. E eles devem permanecer assim até o momento da colheita

Colheita: a planta estará apta a dar frutos dois anos após o seu plantio. No Sudeste, os melhores meses para colher nectarina são agosto e novembro. Na região Sul, o início da colheita é no mês de novembro, e se estende até o mês de fevereiro.

Propriedades da Nectarina

Benefícios da Nectarina
Benefícios da Nectarina

A nectarina sunripe, assim como as demais espécies, é rica em muitos nutrientes importantes para a nossa saúde. Conforme abaixo:

  • Vitamina A
  • Vitaminas do complexo B
  • Vitamina C
  • Potássio
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Ferro
  • Pectina em uma concentração maior do que nos pêssegos, o que faz dessa fruta uma ótima opção para controlar o colesterol.

Benefícios da Nectarina

Abaixo, nós listamos os principais benefícios que a nectarina oferece ao nosso organismo. Acompanhe:

  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  • Previne o envelhecimento precoce, devido aos antioxidantes que possui;
  • Contribui para a saúde dos olhos e do coração;
  • Faz bem para a pele;
  • Atua na prevenção de cãibras musculares comuns na gravidez;
  • Previne a anemia;
  • Faz bem para os sistemas cardiovascular e nervoso;
  • Previne câncer (pulmão e cólon) e tumores,
  • E muito mais…

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *