A nectarina é uma fruta que foi aperfeiçoada na América do Norte. Assim, a fruta original, na verdade é de origem chinesa tendo passado por mutações. Em seguida, então a nectarina migrou para a América Latina e América do Sul.
Apesar da semelhança, a nectarina não é um pêssego! Além disso, encontramos variedades entre as nectarinas, sendo uma delas a nectarina mexicana.
Características Gerais da Nectarina Mexicana
Nome Científico da Nectarina Mexicana
O nome científico dessa fruta é: Prunus persica var. nucipersica.
Mudas e Como Cultivar Nectarina Mexicana
A melhor forma de cultivar nectarina mexicana é comprar a muda já formada. Mesmo porque você pode plantar e cultivar no seu quintal. Outra vantagem é que a muda de nectarina é barata e não compensa o trabalho de preparar mudas em casa.
A muda de nectarina mexicana também se adapta com facilidade em diversos climas. Podem ser plantadas durante todo o ano.
1 – Preparando a terra para cultivar muda de nectarina mexicana
O solo deve estar em bom estado para receber a muda de nectarina mexicana. Deve ter boa profundidade. Além disso, o solo deve ser arenoso e com boa drenagem.
Além disso, para plantar a muda de nectarina mexicana, o solo não deve ter pedras ou quaisquer objetos estranhos, pois isso impede o desenvolvimento adequado da raiz.
2 – Cova para a muda de nectarina mexicana
A cova para acomodar a muda da nectarina mexicana deve ser maior do que o torrão em que muda está.
Também, para preparar o solo para a cova, é importante equilibrar o pH do solo. Faça isso com calcário e, assim, deixe repousando por uns 30 dias.
Em seguida, adube essa terra com adubos N, P e K.
Em seguida, sele a terra com essa adubação. A selagem demora uns 15 dias. Depois, pode acomodar a muda de nectarina mexicana.
3 – Espaço para o cultivo da nectarina mexicana
Para que a sua árvore de nectarina mexicana cresça saudavelmente, é necessário uma área de cerca de 10 metros quadrados para cada arbusto.
Também, é importante que as mudas fiquem longe de muros ou grades de arame. Isso impede o crescimento da árvore de nectarina mexicana.
4 – Evitando pragas
O arbusto de nectarina mexicana – assim como a muda – está sujeito ao ataque de fungos e pragas. No entanto, processos naturais costumam ajudar muito a evitar esses problemas.
Além disso, quando as nectarinas começarem a se desenvolver, indica-se embalar cada uma delas com um saco de papel. Isso evita que larvas, moscas ou pássaros se alimentes das nectarinsa mexicanas.
5 – Frutos
A árvore de nectarina mexicana costuma dar frutos depois de 2 anos do início do plantio e cultivo. Já a colheita acontece, em geral, nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Por isso, essa fruta é comum em festas de fim de ano.
Curiosidade: Nectarina x Pêssego x Ameixa
São frutas parecidas, mas diferentes, certo? Veja quais são as peculiaridades de cada uma delas.
- Nectarina: é, em geral, mais nutritiva que os pêssegos. Além disso, mais suculentas. É rica em vitamina C e não tem a casca aveludada com o pêssego.
- Pêssego: é rico em fibras e tem a casca aveludada. Tem alto teor de potássio e vitaminas.
- Ameixa: tem a casca mais escura, é adocicada e, em geral, menor do que a nectarina e o pêssego. Tem propriedades laxativas naturais e é muito usada no tratamento de prisão de ventre.
Benefícios da Nectarina
- Fonte rica de vitaminas A e C: esta fruta tem alta concentração de vitaminas A e C. Com isto, faz muito bem ao sistema imunológico, fortalecendo a imunidade. Ajuda na elevar os glóbulos vermelhos do sangue. Assim, evita anemias e previne doenças como resfriados, gripes e outras. Além disso, estas vitaminas são antioxidantes, prevenindo outras doenças.
- É rico em potássio, ferro e cálcio: contém estes minerais, que são essenciais para o bom funcionamento da saúde e do organismo. O potássio, o ferro e o cálcio participam da saúde dos ossos, do sangue, da visão e de demais funções que garantem a nossa saúde. os e dentes.
- Contém betacaroteno: esta substância, que é abundante na nectarina evita o envelhecimento das células. Dessa forma, o consumo regular dessa fruta mantém a pele, as células e outros tecidos ficam saudáveis e jovens!
- Fonte de fibras: a nectarina também é uma fonte rica de pectina. A pectina é uma fibra solúvel que ajuda a manter os níveis do colesterol sob controle. Também, o seu consumo evita a prisão de ventre e eventuais problemas resultantes do colesterol alto, como: doenças cardíacas, doenças vasculares, diabetes, obesidade e outros. Tanto a polpa quanto a casca desta fruta é rica em fibras – portanto, se recomenda o consumo integral da nectarina.
- Faz em para as futuras mamães: gestantes são muito beneficiadas com o consumo regular de nectarina, pois a fruto contém ácido fólico – a vitamina B9. Este nutriente ajuda na boa formação do feto.
- Contém vitamina B6: conhecida como niacina, esta vitamina é fonte de energia, o que ajuda a desempenharmos as tarefas do dia a dia. Além disso, a niacina faz muito bem a saúde cardiovascular, pois tonifica todo este sistema.
- É pobre em açúcar: por conter baixos índices de açúcar, a nectarina é uma boa opção para ser consumida por pessoas que querem manter o peso corporal. Além disso, pode ser consumida por diabéticos, sem problemas.