Home / Plantas / Nectarina Josefina: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

Nectarina Josefina: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

Você já experimentou a nectarina josefina? É uma delícia! Essa espécie é um diferencial no consumo das frutas. É um excelente aliada da saúde e do nosso organismo, já que possui uma quantidade enorme de vitaminas, minerais e benefícios

A nectarina é uma variação do pêssego, e possui muita características semelhantes, mas também possui suas próprias particularidades. 

Conheça as principais características, o nome cientifico, fotos e como fazer mudas da nectarina josefina.

Conheça a Nectarina Josefina: Nome Científico

A nectarina é uma planta oriunda da variação do pêssego, sendo assim, é também de origem chinesa e adora clima temperado. 

Ela também é conhecida como “pêssego careca”e traz uma série de benefícios para o nosso organismo. 

Cientificamente ela é denominada como Prunus persica var. nucipersica e está presente na família Rosaceae, uma ampla família de frutas e plantas ornamentais, onde estão incluídas as rosas, maçãs, pessegueiros, ameixas, cerejas, damasco, entre muitas outras, estima-se que nessa família estão presentes mais de 4.000 espécies divididas em 90 gêneros. 

A nectarina encontra-se dentro do gênero Prunus, o mesmo do pêssego, ameixa, damasco e outros. 

Prunus Persica var. Nucipersica

A diferença entre ela e o pêssego que podemos analisar com facilidade é por ela não possuir pelos na casca, possui uma textura lisa e macia.

Fato que a diferencia de seus “primos” pêssegos. A nectarina possui uma casca avermelhada, com tons de amarelo e laranja. 

Sendo assim, é normal confundir as duas frutas, já que são tão semelhantes e com características visuais muito semelhantes. 

O que muda realmente entre as duas frutas é o fato da nectarina ser uma fonte mais rica de vitaminas e minerais e consequentemente, de maiores benefícios ao nosso organismo (que falaremos mais abaixo!). 

Uma forma simples de consumir a nectarina é abrindo-a e degustando toda a sua polpa, é uma fruta carnosa, seu gosto é muito saboroso e ela apresenta um caroço central, único. 

Antes de conhecer todos os benefícios da planta, precisamos saber algumas algumas caracateristicas básicas, os principais locais de cultivos e como elas se desenvolvem. Conheça algumas caracteristicas dessa deliciosa e saborosa fruta! 

Características da Nectarina Josefina

A seguir conheça as principais características dessa fruta riquíssima em benefícios e que só agrega positivamente se consumida. 

Nectarina Josefina Características

Clima Temperado

A nectarina é uma planta de climas temperados. Ou seja, ela pode ser cultivada sobretudo em regiões mais frias, com climas mais amenos.

Aqui no Brasil, ela é cultivado principalmente no Sul e Sudeste e quando falamos da América Latina como um todo, os principais produtores são Chile e Argentina.

Pé de Nectarina Josefina

Polpa Branca e Polpa Amarela

A nectarina é uma planta que chama atenção porque pode ser encontrada de duas maneiras, uma com a polpa branca e outras com a polpa amarela, algumas são mais adocicadas e arredondadas, outras ovais, 

A nectarina josefina, junto com a Precoce de Itupeva e a Branca de Guapira são espécies de polpa branca com sabor mais adocicado, mas outras variedades como a Rubro Sol, Colombina e Rosalina possuem polpa amarelada e são mais ácidas. 

Nectarina Josefina Polpa Branca

Rica em Vitaminas e Minerais

Se existe alguma qualidade que a nectarina supera o pêssego é em relação a quantidade de vitaminas e minerais. Ela possui o dobro da quantidade de vitamina A, que é o betacaroteno. 

Além disso, possui valor maior de vitamina C e K. Tudo isso agregado a uma vasta quantidade de minerais, tais como: potássio, magnésio, ferro, fósforo, cálcio.

Nectarina Josefina Polpa Amarela

Abaixo conheça todos os benefícios que a nectarina pode proporcionar ao organismo humano se consumida com regularidade. 

Benefícios da Nectarina Josefina

A nectarina josefina, assim como todas as outras espécies de nectarina apresenta uma gama completa de propriedades, vitaminas e minerais. 

Vamos conhecer algumas delas para você sempre se lembrar de comer nectarina e nutrir o seu organismo com alimentos naturais e de qualidade. 

Antioxidantes

Talvez esse seja um dos maiores benefícios que a nectarina oferece aos humanos. Ela é uma excelente fonte e auxilia na produção  de antioxidantes. 

Esses antioxidantes são capazes de combater os radicais livres, que podem agir no nosso corpo e serem extremamente prejudiciais, causando até câncer. Os antioxidantes combatem diversas doenças e fortalecem o sistema imunológico. 

Então está esperando o que para consumir a nectarina josefina e proteger ainda mais o su organismo? 

Devido a grande presença de Vitamina C, a produção de colágeno é estimulada após o consumo da fruta. 

O colágeno é uma proteína estrutural presente na nossa pele, ele ativo é capaz de fortalecer o tecido da pele, curar e evitar possíveis lesões. 

Nectarina Josefina Como Antioxidantes

Ela possui em sua composição muito mais pectina que o pêssego. Mas você sabe o que é pectina? 

É uma substância capaz de regular e controlar os níveis de colesterol no sangue, sendo assim, a nectarina é uma excelente alternativa para quem sofre com problemas de colesterol. 

É importante destacar também a função que ela tem quando é relacionada ao emagrecimento. 

Pois possui quantidades significativas de água, antocianinas, catequina e quercetina, substâncias capazes de saciar e auxiliar na perda de peso. 

A seguir vamos mostrar como você pode fazer mudas de nectarina josefina. Confira! 

Mudas de Nectarina Josefina

As mudas de nectarina, na maioria das vezes ocorrem a partir do enxerto do pessegueiro, através de suas sementes. 

Você pode encontrar mudas na internet, em feiras, lojas de jardinagem, ou também pode pedir uma muda para algum vizinho que possua. 

Ou você mesmo pode fazer! Você tem duas opções: 

  • Procurar por uma muda já formada e plantá-la (mais prático).
  • Germinar as sementes e posteriormente cultivá-las na terra. 

Depois que adquiriu a muda, será preciso se atentar a: 

  1. Terra: Fique atento ao espaço que plantará, ela necessita de espaço para crescer. A terra deve ser bem drenada e rica em nutrientes, de modo que a água não acumule quando a planta for regada. 
  2. Iluminação: Por se tratar de uma planta de clima temperado, ela não deve ficar totalmente exposta ao sol, mas é fundamental que receba pelo menos algumas horas de iluminação.
  3. Água: Pode rega-la a vontade, ela adora agua e faz muito bem para o seu desenvolvimento 

 

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *