Nectarina: já ouviu falar sobre essa fruta? Muitas pessoas acabam confundindo ela com o pêssego, já que possuem características bem parecidas e fazem parte da mesma família. Mas saiba que a nectarina possui a casca bem mais lisa. A nectarina possui um formato ovalado e possui uma saborosa polpa que pode ser usada para diversos fins.
O seu sabor adocicado é uma marca registrada e não é à toa que essa frutinha ganhou este nome derivado de “néctar”. No Brasil, ela pode ser encontra com mais frequência nas regiões Sudeste e Sul.
Informações Nutricionais da Nectarina
Com suas propriedades de hidratação, a nectarina é frequentemente consumida para refrescar e também manter os níveis de nutrientes sempre em dia. Além de água, ela possui grandes quantidades de vitaminas do complexo B, A, K, além de magnésio, fósforo, potássio e cálcio. Ah, não podemos esquecer também das fibras, responsáveis pela sensação de saciedade.
Mas a nectarina engorda? A resposta é não!A fruta pode ser uma excelente opção para quem está fazendo uma dieta, já que 100 gramas da frutinha possuem apenas cerca de 45 calorias.
Outro ponto positivo é que a nectarina não possui gorduras prejudiciais sendo perfeita para ser incluída na sua rotina de alimentação.
Benefícios da Nectarina
Veja alguns dos benefícios que o consumo de nectarina pode trazer para a sua saúde:
- Por possuir luteína em sua composição, a nectarina é benéfica para a visão . A luteína é responsável por prevenir doenças como cegueira noturna, catarata, degeneração e outros problemas que são muito comuns com o avançar da idade. Assim, a nectarina pode auxiliar na proteção da retina.
- Os antixoxidantes presentes na fruta também são muito importantes para a prevenção de doenças do coração ,como por exemplo, a diminuição do colesterol ruim e a estimulação da circulação sanguínea. Ao comer essa deliciosa frutinha, você pode contribuir para a prevenção de doenças como AVC, hipertensão, dentre outras.
- O ácido clorogênico presente em sua composição é um grande aliado no combate ao câncer. Vários estudos dão conta que o componente possui propriedades quimiopreventivas, ou seja, que evitam a proliferação de câncer no cólon. Outro ponto da pesquisa também mostra que o consumo da fruta pode auxiliar a proteger o ser humano do câncer de pulmão.
- As vitaminas presentes na nectarina são um verdadeiro presente para a nossa imunidade. Desta forma, invista no consumo da frutinha para fortalecer as defesas do corpo e prevenir doenças causadas por vírus e bactérias.
Curiosidades Sobre a Nectarina
Para aquelas que gostam sempre ter a pele com uma saúde e brilho, o consumo da nectarina é muito recomendado. Isso acontece porque ela possui em sua composição o betacaroteno, um nutriente que faz muito bem à nossa pele. Você poderá, inclusive, utilizá-la como ingredientes em máscaras faciais que protegem contra os raios ultravioleta, estimulam a produção de colágeno, além de auxiliarem na prevenção do envelhecimento.
Se você sofre com as prisões de ventre, a nectarina pode ser a solução para esse problema desagradável. A fruta auxilia o sistema digestivo pois faz o organismo absorver mais água proporcionando movimentos intestinais mais frequentes. Pode também prevenir doenças como úlceras e gastrites.
Para as grávidas, a nectarina também é muito benéfica. Por possuir ácido fólico, a fruta pode prevenir problemas na parte neural do bebê. As vitaminas podem ser essenciais para auxiliar o desenvolvimento dos músculos e vasos dos bebê . Desta forma, essa frutinha possui mil e uma utilidades.
Você sabia que a nectarina é fundamental para a manutenção dos dentes? Pois é! Suas quantidades de cálcio e fósforo proporcionam um impulsionamento do funcionamento do metabolismo humano.
Outra informação interessante é que os locais em que mais se produzem nectarina no Brasil são os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As áreas em que ela melhor se reproduz são aquelas que ficam mais distantes da umidade e calor.
Como Plantar Nectarina
A melhor forma de produzir nectarina é por meio de mudas. O resultado certamente será muito rápido do que o plantio por sementes!
O primeiro passo é preparar bem o solo para receber a muda. Ele deve possuir uma boa profundidade e drenagem. Além disso, evite lugares sem sol e sem vento já que eles favorecem o ao aparecimento de fungos.
Tome muito cuidado também com o aparecimento de pragas ou doenças. Invista em métodos naturais de combate, uma vez que eles costumam ser muito eficazes para a nectarina. As frutas começam a aparecer já no segundo ano de plantio e a árvore da nectarina permanecem produzindo frutos por três meses.
Mas se você prefere optar pelo o plantio por meio de sementes é necessário adormecê-la para obter êxito no seu plantio. E a melhor forma de fazer isso é colocando as sementes na geladeira! Caso você queira realizar o processo de germinação de sementes de pêssego, maçã, ameixa ou cereja o processo que deve ser desenvolvido é o mesmo!
Isso acontece porque o período em que a semente “hiberna” representa o inverno que é necessário para que a semente se desenvolva corretamente.
Por esse mesmo motivo, essa árvore frutífera não se desenvolve de forma expontânea no Brasil, uma vez que nosso país não possui inverno rigoroso na maior parte do seu território.
Ficha Técnica da Nectarina
Acompanhe as principais informações
sobre a nectarina em sua ficha técnica:
Nome científico: Prunus persica (L) Batsh var nucipersica
Nome popular: Nectarina
Família botânica: Rosaceae
Valor calórico: 55 calorias
E você já experimentou a nectarina? Não deixe de provar essa fruta deliciosa e tão cheia de nutrientes! Aproveite também para nos contar o que achou da nectarina!