O morango italiano, depois de alguns anos de dificuldade, está se recuperando graças a um impulso inovador que se baseia na melhoria varietal e no desenvolvimento de técnicas de produção que permitem um calendário de produção mais amplo, aproveitando ao máximo as características extraordinárias do território italiano com suas variações climáticas, ideal para a diversificação da produção.
Dados de Morango na Itália
A campanha anual confirma a tendência positiva do cultivo do morango do sul italiano, que registra cerca de 2.300 hectares dedicados a este importante cultivo. Basilicata e Campania dominam a cena com quase metade de toda a produção nacional, enquanto Emilia Romagna e Veneto, as duas regiões mais representativas do norte, registram um declínio significativo em termos de produção.
Norte e Sul diferem acentuadamente para o sistema de produção. O sul mais concentrado em plantas frescas visa a qualidade do produto após uma colheita prolongada de poucas frutas por terraplena. O Norte, por outro lado, mais inclinado a plantas refrigeradas, é orientado para a quantidade concentrada de 200-300 gramas de cada vez (no Sul essas quantidades são alcançadas em intervenções de 7-8 colheitas).
A forte correlação negativa entre rendimento e qualidade levou os produtores do Norte a escolher variedades muito produtivas, mas muitas vezes caracterizadas por frutos de baixa qualidade com óbvias repercussões em termos de preço. A resposta está na capacidade dos produtores de organizar o mercado e criar um verdadeiro sistema italiano de morango, que está faltando hoje.
Os custos de produção ainda são muito altos, em particular no Norte, sobreposição das produções mais precoces do Norte com as do Sul, dificuldades relacionadas à logística, forte segmentação do mercado dada pela diferenciação de variedades e concorrência estrangeira com base em preço e qualidade (Espanha em primeiro lugar), limitam as possibilidades de expansão do setor.
Novas Variedades e Crescentes Exportações
A introdução das novas variedades favoreceu, em parte, o ajuste sazonal do produto também a favor das exportações. De fato, se em Itália o consumo de morangos ainda está muito ligado à estação da primavera e é largamente reduzido nos outros meses do ano, os consumidores do Norte da Europa estão mais inclinados a comprar todo o ano.
Na Itália começa-se de janeiro a fevereiro com o início do cultivo de estufa no sul da Itália, para continuar nos meses de primavera, sempre no sul, e prosseguir com a colheita subseqüente, em maio em Emilia-Romagna e Veneto, mesmo em pleno ar e novamente com as produções do Piemonte, Alto Adige e Calabrese em agosto e setembro. O ciclo começa novamente com as produções de inverno do sul da Itália.
A disponibilidade do produto ao longo dos meses do ano torna-se, portanto, um recurso fundamental para a estruturação de políticas de exportação. Nos últimos anos a paisagem varietal encolheu à medida que os produtores estão favorecendo cultivares de maior qualidade, valorizadas e comunicadas ao mercado graças à adoção de marcas comerciais.
A Ascensão Dos Morangos Na Itália
O consumo de morango representa apenas 2% das compras anuais de frutas frescas de famílias italianas, devido à natureza sazonal que ainda distingue a fruta. No entanto, a tendência está aumentando tanto para compras no varejo quanto para compras fora de casa e fora de temporada.
Em 2016, o índice de penetração remonta a 81%; famílias italianas que compraram morangos pelo menos uma vez por ano voltam aos níveis três anos atrás. No ano passado, o mês com o maior consumo de morangos foi o de abril, que chegou a ultrapassar o patamar de 25 mil toneladas, já que deixa sua marca se considerarmos que há apenas dez anos o consumo ultrapassou pouco mais de 10 mil toneladas.
Nas compras, o sul da Itália mostra alguma variabilidade, enquanto a fruta perde seu apelo nas regiões do Centro. O Norte, particularmente no Noroeste, mantém uma alta taxa de penetração (88%). É interessante notar que os fortes compradores de morangos são 65 e mais de 39% das compras, seguidos pelos gerentes de compras com idade entre 45 e 54 anos, com 21% dos morangos nacionais, enquanto os menores de 34 anos estão em pé. 6% em forte contração em relação ao passado.
Ainda no que diz respeito às compras, o consumidor italiano está fortemente inclinado a impulsionar a compra , uma característica rara no departamento de frutas e legumes, e propenso a produtos orgânicos. No nível dos chamados canais tradicionais, algo está se movendo, contra um volume de compras de quase 27 mil toneladas, mais uma vez os revendedores que representam 12% do total de compras, enquanto a importância dos varejistas sobe de 17 para 19%. especializado.
O Morango Italiano No Mundo
Os EUA têm os recursos para enviar seus produtos para praticamente qualquer lugar do mundo, incluindo a Índia, apesar de o comércio, como o México, afetar principalmente a área pan-americana. Entre os principais exportadores de morangos do mundo, há muitos países na Europa e na região do Mediterrâneo. A Espanha (líder mundial) é seguida pelos Países Baixos e pela Bélgica, que exportam parcialmente a produção nacional e, em parte, reexportam o produto de outros países.
A Itália ocupa o nono lugar entre os principais exportadores de morango do mundo (dados desatualizados). A diferença entre os vários países é representada pelo período de coleta que, por sua vez, determina as políticas de preços correspondentes à disponibilidade do produto no mercado. Espanha, Egito, Israel, Grécia e Itália concentram as quantidades coletadas entre o final do inverno e a primavera. França, Holanda, Alemanha e Polônia entram no mercado no final da primavera e no verão.
Apesar da balança comercial, os dados confirmam que está ocorrendo uma inversão de tendência, também nas exportações, impulsionada pelo excelente desempenho de algumas variedades que estão chamando a atenção de consumidores e operadoras, considerando que em 2017 a Itália está no entanto, crescendo nos mercados internacionais. A curta vida útil dos morangos limita a área de interesse italiano aos países europeus. 86% do total é, de fato, ainda para a Alemanha e a Áustria, enquanto a parte restante é destinada principalmente à vizinha Suíça.
Morango Variedade Pircinque: Características, Mudas E Nome Cientifico
Há alguns anos a Itália lançou um projeto com parceria entre órgãos públicos e empresas provadas com o objetivo de melhorar o desempenho na criação de novas variedades que atraíssem tanto os produtores locais como ganhassem expressão no comércio internacional de morangos. Esse projeto começou em 2010 como experiência no campo e daí surgiu a variedade pircinque. Este morango é um híbrido de fragaria x ananassa.
O morango variedade pircinque foi desenvolvido para oferecer uma colheita precoce, para resistir ao frio e iniciar seu plantio logo assim que o inverno começasse. Pensou-se em tudo a fim de desenvolver uma cultivar de excelência: o local adequado de plantação, os tipos de mudas ideais, a data para o plantio e, principalmente, os morangos adaptados que seriam progenitores dessa hibridização, oferecendo qualidades ao resultado como sabor, firmeza e textura, apesar da precocidade.
Levando em consideração as condições climáticas no sul da Itália, o resultado da experiência foi um sucesso. O morango variedade pircinque superou as expectativas, apresentando melhoramentos significativos em relação as cultivares típicas da região, como camarosa e sabrosa candonga. O morango variedade pircinque demonstrou ótimas qualidades em suas características como produtividade, peso, conteúdo de açúcar e resistência da polpa. Ganhou assim status de produto internacional, sendo hoje exportado pra diversos países, inclusive o Brasil.