Home / Plantas / Morango Variedade Cristal: Características, Mudas e Nome Cientifico

Morango Variedade Cristal: Características, Mudas e Nome Cientifico

O mundo dos morangos continua a renovar-se e a oferecer variedades cada vez melhores em termos de agronomia e qualidade. A contribuição de programas de melhoramento genético encontram-se ativos principalmente nos EUA, Espanha e Itália. A colaboração entre instituições públicas e estruturas privadas é estratégica.

As Variedades Espanholas

A perda de importância das variedades da Universidade da Califórnia também está se manifestando em outras áreas europeias de clima de morango com um clima mediterrâneo, como o de Huelva (Espanha). De fato, nessas áreas a variedade Camarosa desistiu de cotas consideráveis para a variedade de origem espanhola Candonga Sabrosa, sobretudo pelas notáveis e apreciadas características qualitativas da fruta.

Atualmente, é uma das únicas variedades com frutas que combinam boa aparência, alta doçura e consistência da polpa com um longo “prazo de validade” após a colheita. O aspecto mais limitante desta cultivar está ligado ao período de maturação tardio, mas acima de tudo para a produtividade nem sempre alta e constante da planta.

Alguns dispositivos técnicos, tais como a antecipação dos tempos de plantação, combinados com o uso de materiais de viveiro de alta qualidade, e também a adoção de “picos enraizados” de plantas frescas, permitem mitigar esta limitação que diz respeito aos produtores para o risco não atingir níveis de produção satisfatórios.

Candonga foi difundida em 2002 pelo programa privado espanhol de “Inotalis”, que deriva da fusão de dois importantes programas privados de reprodução: o espanhol Planasa, destinado aos ambientes do sul do Mediterrâneo, e o francês Darbonne, destinado a ambientes europeus. clima continental central e norte.

Morango Variedade Cristal: Características, Mudas e Nome Cientifico

Além de Candonga, a Inotalis-Planasa também lançou recentemente Macarena e Cristal . A primeira, uma variedade de produtividade temporal como a Candonga, é caracterizada por frutos de grande porte, de excelente qualidade, combinados, porém com nem sempre alta produtividade da planta. Também para Macarena, como para Candonga, é útil recorrer a um período de plantio antecipado, utilizando material de viveiro de boa qualidade.

A variedade cristal, por outro lado, é uma variedade de repovoamento descrita como muito produtiva e particularmente adequada para uso em plantas no final do verão (recorrendo a plantas refrigeradas) destinadas às produções outono e primavera. De particular interesse é a fruta, belamente modelada, sempre perfeitamente cônica, muito regular e de boas características de qualidade.

A variedade cristal de morango vem de uma planta vigorosa com folhas grandes e sombra verde brilhante escuro. O rolamento é globoso e semi-ereto, que floresce acima da massa foliar, e muito abundante durante seu ciclo produtivo. Selecionado na fazenda experimental de Planasa em Cartaya (Huelva), Espanha.

Morango Variedade Cristal

Possui flores médias a grandes, com anteras bem desenvolvidas e ricas em pólen. Os buquês florais são longos e não ramificam em excesso, o que permite uma homogeneidade aceitável de tamanhos e boa exposição da fruta. O tamanho do fruto é de médio a grande, com formato alongado-cônico com polpa vermelha, consistente e levemente ácida. A pele é vermelha brilhante, com boa resistência à coleta e transporte.

São variedade altamente remontante de calibre médio, alto potencial produtivo e vigoroso, para que o plantio não deve ser inferior a 30- 35 cm de solo, para o desenvolvimento adquiridos a partir da planta pode causar problemas de coleta de outubro e especialmente botrytis cinerea devido à falta de aeração, bem como gotas de calibre. Em hidroponia e culturas off-ground, esta estrutura pode ser significativamente reduzida dependendo dos sistemas e substratos.

Grande qualidade de fruta para produções de outono. Muito produtivo (300 g no outono e até 1 kg na primavera por planta). Boa cor homogênea. Boa adaptação a climas subtropicais e terrenos difíceis. É uma boa alternativa para a produção inicial. Não tem queimaduras de cálice. Resistente a sais, adequado para crescer em solos difíceis.

Programas Espanhóis de Melhoramento Genético

Na Espanha existem alguns programas de melhoramento genético, públicos e outros privados. Um exemplo é um programa privado iniciado em 1999 e liderado pela Fresas Nuevos Materiales SA (“FNM”) e financiado principalmente pelos produtores associados de Huelva. A primeira variedade propagada pela FNM foi Coral (2004), mais tarde renomeada Rociera, que está encontrou algum sucesso graças às notáveis características qualitativas da fruta, particularmente doçura e consistência.

Os primeiros resultados experimentais nas áreas do sul da Itália foram positivos, especialmente nos da Campânia. Algum tempo depois, o Primoris foi difundido no início da maturação, e esperou-se que o Antilla recebesse os primeiros resultados experimentais em grande escala, tanto em Huelva como em áreas italianas.

A FNM é uma empresa formada pelas principais associações de produtores espanhóis que , além de conduzir diretamente um programa de melhoramento desde 1999, co-financia um projeto público espanhol que conta com a participação do Instituto Andaluz de Investigación y Formación Agraria y Pesquera (IFAPA), do Ministério da Agricultura, com a intervenção também da empresa Freshuelva Viveristas.

O programa, ativo desde 1994 e suas primeiras variedades feitas (Calderona, Andana, Carisma, Marina e Medina) tiveram sucesso limitado com os produtores espanhóis. Recentemente, Aguedilla, Amiga e Fuentepina foram comercialmente distribuídas. Aguedilla amadureceu cedo, semelhante a Ventana, mas como uma planta mais rústica e menos suscetível à secagem do vidro. A fruta tem boas características de qualidade e uma forma cônica, perfeitamente regular mesmo no inverno.

Sua principal limitação, destacada também nas áreas italianas, parece ser a coloração vermelha que tende a se tornar intensa, quase escura, em conjunção com os aumentos térmicos durante a colheita. Amiga tem o amadurecimento precoce, mas a planta é menos rústica do que a Aguedilla e é suscetível à dessecação do vidro, especialmente em solos arenosos. A fruta tem bom gosto, é muito consistente e tem uma longa vida de prateleira. Fuentepiñaé também é precoce, com uma planta rústica e alto desenvolvimento vegetativo. A fruta tem um sabor excelente, graças à alta relação açúcar/ácido, superior a todas as outras variedades.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *