Home / Plantas / Meu Pé de Pera Não Produz: O Que Fazer Para Dar Frutos?

Meu Pé de Pera Não Produz: O Que Fazer Para Dar Frutos?

Uma Pereira pode dar frutos dos seus 4 aos 40 anos e possuir uma altura incrível de exatos 12 metros. Conhecidas como plantas caducifólias, elas perdem suas folhas durante o período de hibernação e logo ao acordarem florescem novamente.

Na primavera as primeiras flores surgem na Pereira, mas é no Outono ou Verão que se poderá ver os primeiros e lindos frutos.

Características da Pera

Esta é uma fruta presente em regiões de clima temperado e que pode ter três incríveis colorações: amarela, verde e até mesmo vermelha. Os chineses são os maiores produtores dela.

Os 5 Tipos de Pera

Primeiramente temos a Portuguesa que possui uma polpa macia e adocicada, ela possui muitas vitaminas e sais minerais, perfeita para se fazer geleias.

Pera Portuguesa

Outra espécie é a Pera Williams que talvez não seja muito do seu gosto pois sua poupa é cítrica e durinha.

Pera Williams

A Pera d’água é ideal para quem quer controlar os níveis de açúcar e fugir da diabetes, ela ainda é ótima para ser usadas em pratos culinários como saladas.

Pera D’Água

Pera Ercolini, possui um formato pequeno e oval e é ideal para fazer doces.

Pera Ercolini

Por fim temos a Pera Red, de tom avermelhado e adequada para o consumo in natura.

Pera Red

Agora que já conheceu cada uma escolha a que mais lhe agrada!

 O Que Fazer Para Dar Frutos?

Essas dicas são super simples e talvez você as ache inúteis, mas acredite, na maioria das vezes tudo que é comum passa desapercebido pelos nossos olhos e são exatamente essas coisas que são primordiais.

Olha meu amigo (a) como primeiro fator você deve observar se a sua planta está bem exposta ao sol, lembrando que as sombras produzidas por outras árvores e até mesmo telhados de casas podem contribuir para o ocasionamento deste infortúnio.

Uma segunda situação a ser observada é a questão do solo, ou seja, se este está devidamente nutrido, você precisa saber que a cada 6 meses é necessário repor a matéria orgânica daquela terra onde o seu Pé de Pera foi plantado. Este fator é o mais importante sendo o responsável pela maioria dos casos de árvores infrutíferas! É necessário um solo com bastante profundidade e também drenagem!

Cálcio e Magnésio são essenciais para seu Pé de Pera, eles contribuem para diminuição da acidez do solo.

Saiba ainda que o excesso de nutrientes não é benéfico para sua plantinha, se não souber aplica-los de maneira correta você atrairá um enxame de pragas que acabarão com todos os seus esforços.

Faça a Adubação no período correto: nos tempos vegetativos, de florescimento e frutificação é que se deve nutrir a sua Pereira, realizando este procedimento sempre no outono ou verão e nunca no inverno. Um fator importante a ser observado para realização da adubagem é a idade da planta.

Se sua Pereira é jovem a adubagem deve ser feita de maneira circular próximo ao caule, se ela for adulta, aduba-se também em círculo, mas numa faixa de sombra da copa, para evitar a concentração de produtos na superfície do solo e a “queima” de raízes e folhas.

Cuidado com a temperatura: Como a Pera é cítrica ela deve ficar exposta a uma temperatura que vareie entre 13 ºC e 32 ºC, caso o clima supere este nível o crescimento da sua planta será interrompido. É importante observar que no período de calor os frutos serão mais doces e nos tempos de frio as peras terão um sabor mais amargo.

Não irrigue demais a sua Pereira: nos períodos de brotação, emissão de botões florais, frutificação e início de desenvolvimento dos frutos é que o Pé de Pera vai necessitar de mais água, nos tempos de maturação, colheita e período de repouso, nem tanto.

Plantio: É preferível plantar a Pereira em épocas chuvosas ou então em qualquer período desde que haja a irrigação de maneira adequada.

Uma dicazinha extra é nunca colocar esterco fresco ou casca de fruta no pé da planta pois isso a esquentará demais.

Atenção: leia todos estes processos e verifique se em algum deles você não se esqueceu de algo!

Tenha Ainda Mais Frutos

Se você não está tendo nenhum problema com a frutificação do seu Pé de Pera mais deseja faze-lo frutificar ainda mais, procure nutrir o solo com fosforo e água, este componente é responsável pela formação de sementes.

Vá até uma agropecuária e peça mais informações pois lá eles lhe apresentarão produtos específicos como a farinha de osso, um excelente ingrediente para nutrir o seu Pé de Pera.

Tenha o seu Pé de Pera num Vaso

Vamos lá:

Como primeiro passo pegue as sementes da Pera e coloque-as dentro de um pote de plástico forrado com papel toalha, feche o recipiente e deixe-o na geladeira por um período de três semanas. Facinho né!

Aquela pequenina sementinha criará um raminho após aquele tempo que se passou (as três semanas), pegue-a e a transferia para um vaso, de preferência com 50 litros, com muita terra bem soltinha. A sementinha com o raminho florescido deve ficar apontada para baixo e em 4 semanas surgirá uma pequena e linda plantinha.

Ao decorrer de três longos anos você terá uma planta com uma estatura notável bem aí no seu quintal.

Existem diversas espécies de Pereira, elas adoram o clima frio por isso algumas delas precisam ficar expostas a temperaturas mais baixas por um período de 200 a 700 horas dependo da sua espécie.

Mais uma super dica: cuidado com a poda, ela não deve ser muito drástica, caso contrário pode interferir na produtividade do seu Pé de Pera.

Bom, tudo que eu tinha para lhe mostrar eu consegui, agora espero que o meu conteúdo tenha sido de grande ajuda e que você consiga fazer com que a sua Pereira de muitos frutos e lhe agracie com todo sabor desta fruta maravilhosa.

Fique atento a este site, em breve eu lhe trarei novos conteúdos interessantíssimos, Tchauzinho!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *