O mangostão (nome científico Garcinia mangostana) é uma fruta típica de climas tropicais que surgiu na região do sudeste da Ásia. É uma planta muito exigente e que possui um crescimento lento. Além disso, é preciso que as condições climáticas que a planta necessita sejam rigorosamente obedecidas.
Assim, cultivar mangostão não é uma tarefa das mais fáceis. É preciso que essas condições do clima permaneçam por um período longo, uma vez que a planta demora muito para se tornar adulta e produzir frutos. Para se ter uma ideia, algumas plantas levam até 20 anos para atingir a maturidade.
Outro detalhe importante sobre o mangostanzeiros é que ele não aceita ser transportado de um local para outro. Dessa forma, é necessário escolher bem o lugar que ele será plantado para evitar a perda da árvore.
Como Plantar Mangostão em Vasos
Mesmo com todas essas restrições climáticas, o mangostão é uma planta belíssima e muito exótica. Com o devido cuidado, é possível plantá-lo a partir de sementes e garantir uma árvore muito diferente no seu jardim. Veja como fazer:
- Escolha um fruto já maduro e retire as sementes. Isso deve ser feito da forma mais rápida possível e você não deve demorar mais que alguns dias entre recolher as sementes e plantá-las, já que o atraso pode atrapalhar o desenvolvimento da muda. Quando compradas, as sementes de mangostão geralmente são acondicionadas em embalagens bem lacradas.
- Antes de plantar, é necessário deixar as sementes de molho por 24 horas.
- Faça buracos de aproximadamente 20 centímetros em um solo rico em matéria orgânica. Por volta de 20 dias a germinação do mangostão começa a acontecer e dura por volta de 40 dias.
- Lembre-se de manter a muda em temperatura sempre acima de 10° e abaixo de 37°. Esse cuidado é essencial para o desenvolvimento da planta. Além disso, o jardim onde fica localizado o vaso deve ser protegido de ventos.
- A luz do sol precisa alcançar o vaso até 13 horas por dias. Uma meia sombra pode ser o ideal para a germinação ser concluída com sucesso.
- Mantenha o solo sempre úmido e regue com frequência. O mangostão costuma ser uma planta que necessita de muita água. Não é aconselhável o uso de água com solução salina.
Características do Mangostão
O mangostão é uma árvore de crescimento lento, mas que pode chegar até dez metros quando em sua fase adulta. Suas folhas são grandes, firmes e apresentam uma colocação brilhante e escura.
Já os seus frutos possuem uma casca dura e pode ter entre 30 até 240 gramas. A parte que se pode comer é formada por gomos brancos que apresentam um sabor irresistível e diferente de tudo que você já provou. Além disso, o fruto possui um delicioso cheiro que completa a experiência da degustação.
Os frutos devem ser colhidos um a um quando ainda estão verdes. O ideal é realizar a colheita quando eles começam a apresentar a coloração rosa. Devem ser consumidos tão logo estejam maduros pois são muito sensíveis e podem estragar com facilidade se não forem refrigerados.
Cada um dos seus frutos possui até três sementes que podem ser utilizadas para a reprodução da espécie em vasos ou ambientes abertos.Já as flores do mangostão são de uma coloração intensa e vibrante em tons de vermelho.
Como Combater Pragas no Mangostão
A incidência de pragas e doenças mais graves no mangostão é relativamente pequena.Alguns problemas como ácaros e abelhas podem causar problemas que dificultam a colheitas.No geral, é bom ficar atento ao excesso de umidade que pode rachar os frutos. O excesso de luz solar também é prejudicial, pois propicia que o fruto acabe perdendo látex.
Em região do sul da Bahia, onde o mangostão é cultivado, tem observado a presença de uma doença que ainda não foi detectada em outras plantações de mangostão pelo mundo. Estudos estão procurando encontrar o motivo do distúrbio fisiológico e a solução do problema.
Outras Informações Sobre o Mangostão
O mangostão pode viver até 100 anos e se desenvolve bem em clima tropical quente e úmido. Sua floração acontece nos meses de fevereiro e março e ocorre geralmente em anos alternados. Já os frutos costumam aparecer entre os meses de junho e julho.
Cada árvore de mangostão costuma produzir de 100 a 180 frutos. Uma colheita inteira pode chegar a ter até 2000 frutos por árvore. Depois de dois anos as plantas já podem medir 30 centímetros.Para transplantar as mudas o ideal é aguardar a planta atingir pelo menos 60 centímetros. Lembre-se que esse procedimento deve ser feito com muito cuidado para não machucar a árvore.
Comercialização e Principais usos do Mangostão
A forma mais comum que o mangostão é utilizado é através da sua versão in natura. Já sua semente, deve ser fervida antes de ser consumida. Com o córtex do fruto é possível a extração do tanino que serve para a fabricação de tinturas.
As folhas da planta também são muito aproveitadas Com elas é possível realizar infusões que auxiliam o tratamento de feridas. Já o tronco é comumente aproveitado para a fabricação de móveis e objetos. Uma planta muito versátil, não é mesmo?
A maior parte da produção de mangostão no Brasil é direcionada para as os grandes centros, sendo a cidade de São Paulo a responsável pelo maior centro consumidor do fruto. No mercado da cidade geralmente são vendidas aqueles frutos que estão muito maduros e não iriam resistir ao transporte por longas distâncias.
Um dos maiores núcleos de produção da fruta é a cidade baiana de Una. A região é propícia para o desenvolvimento dos mangostanzeiros pois possui um clima quente, úmido e com chuvas bem distribuídas durante o ano garantindo, assim, uma safra de mangostão bem numerosa.